Folger bate Salom no fim e garante em Valência última pole da temporada de 2012 da Moto3

Jonas Folger anotou uma volta voadora no fim da sessão e garantiu a pole-position para o GP de Valência. Miguel Oliveira e Luis Salom completam a primeira fila

►Confira as melhores imagens do Mundial de Motovelocidade em Valência

Jonas Folger conquistou neste sábado (10) a pole-position para o GP de Valência de Moto3. O piloto da Aspar bateu a marca de Luis Salom já com o cronometro zerado e ainda foi acompanhado por Miguel Oliveira, que também passou o espanhol da RW e sai em segundo.

Maverick Viñales dominou boa parte da sessão, mas viu Salom assumir o primeiro posto com menos de dez minutos para o fim da classificação. Vice-líder da temporada, Luis se segurou na ponta com a marca de 1min41s441 até o cronometro zerar, mas teve sua marca batida por Salom por uma diferença de 0s178.

Folger bateu Salom já com o cronometro zerado (Foto: MotoGP)

Oliveira também veio em boa volta no fim da atividade e ficou com o segundo posto no grid de largada ao anotar 1min41s316.

Sandro Cortese, que teve uma atuação discreta ao longo do fim de semana, sai em quarto, com seu melhor giro em 1min41s506. Viñales, que não conseguiu sair dos boxes para um último ataque à pole, sai em quinto.

Éfren Vázquez, que confirmou neste fim de semana que vai correr pela Mahindra em 2013, vai largar em sexto, à frente de Danny Kent e Niccolò Antonelli. Luis Rossi e Alessandro Tonucci completam o top-10.

 

Saiba como foi o treino classificatório da Moto3:
 
Ao contrário do que aconteceu nas sessões livres, o treino classificatório começou com pista seca. Viñales logo se instalou na ponta com 1min43s390. Folger vinha em segundo, seguido por Oliveira e Vázquez.
 
Miguel logo tomou ponta, mas Viñales reagiu e recuperou a frente com a marca de 1min42s021. Vázquez tinha o segundo posto, seguido por Folger, Kent, Salom, Oliveira e Rins. 
 
Depois de uma rápido passagem pelos boxes, Maverick voltou para a pista para anotar 1min41s773 e abrir 0s442 de vantagem para Folger. Vázquez vinha em terceiro, seguido por Salom, Kent, Oliveira, Antonelli, Tonucci e Rossi. 
 
Miguel melhorou na sequência, cravou 1min41s956 e se instalou no segundo posto, 0s182 atrás de Viñales. Com pouco menos de 20 minutos para o fim, Cortese anotou 1min42s149 e subiu para o quinto lugar, à frente de Folger, Kent, Tonucci, Rins e Martin.
 
Na ponta, Vázquez registrou 1min41s946 e tomou a segunda colocação de Oliveira na tabela. A menos de dez minutos do fim, Salom tomou a pole-provisória de Viñales ao anotar 1min41s441, 0s333 à frente de Maverick.
 
Cortese também conseguiu melhorar e subiu para quinto. Viñales chegou a sair dos boxes, mas voltou para um acerto final em sua FTR-Honda.
 
Faltando dois minutos para o fim da classificação, Salom liderava, seguido por Viñales, Vázquez, Oliveira, Cortese, Folger, Tonucci, Fenati, Rossi e Faubel. 
 
Com 1min41s506, Cortese assumiu o segundo posto, 0s065 atrás de Salom. Folger também melhorou e tomou o terceiro posto de Maverick. 
 
Com o cronometro zerado, Salom confirmou sua volta em 1min41s411, mas viu Folger anotar 1min41s263 e garantir a posição de honra. Oliveira também fez boa marca e sai em segundo.

Moto3, GP de Valência, Ricardo Tormo, Grid de Largada:

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube