Folger crava volta voadora no fim, toma ponta de Salom e fica com a pole no GP de Aragón de Moto3

Jonas Folger registrou uma volta incrível já com o cronometro zerado e garantiu sua primeira pole-position na Moto3. Luis Salom sai em segundo, seguido por Sandro Cortese. Maverick Viñales, que precisa da vitória para seguir vivo na luta pelo título, fecha a segunda fila

Confira as melhores imagens do Mundial de Motovelocidade em Aragón
 Fittipaldi negocia com Dorna para trazer MotoGP para Brasil na temporada de 2014

Ao contrário do que aconteceu ao longo do fim de semana, o treino classificatório deste sábado (29) aconteceu com pista seca. Aproveitando as boas condições do asfalto do MotorLand, os pilotos logo deixaram os boxes e passaram a se revezar na ponta da tabela de tempos.

Miguel Oliveira, que exibiu um ótimo ritmo no fim de semana, foi um dos primeiros a assumir a liderança, mas viu Romano Fenati mostrar força e disputar a pole volta a volta.

 

Folger garantiu a pole na última volta da sessão classificatória (Foto: MotoGP)

Na parte final do treino, mais pilotos apareceram na briga, com Maverick Viñales, Sandro Cortese, Luis Salom e Jonas Folger brigando pela ponta. Como normalmente acontece na Moto3, a disputa foi até os segundos finais, com o piloto da Aspar levando a melhor ao cravar 2min01s715 e bater o espanhol da RW por uma diferença de 0s152 já com o cronometro zerado.

Cortese ficou com o terceiro posto, 0s326 atrás de Folger. Fenati abre a primeira fila, seguido por Danny Kent. Viñales, que precisa vencer em Aragón para seguir vivo na briga pelo título, sai em sexto.

ZulFahmi Khairuddin abre a terceira fila, seguido por Éfren Vázquez e Oliveira. Álex Rins, que também mostrou força nos minutos iniciais da atividade, larga em décimo.

Saiba como foi a classificação deste sábado:
 
Apesar da previsão de chuva, a classificação da Moto3 começou com a pista seca. Aproveitando as condições favoráveis, os pilotos logo deixaram os boxes e foram para a pista registrar suas marcas.
 
Fenati assumiu a ponta logo nos primeiros minutos, seguido por Folger e Rins. Márquez aparecia na quarta colocação, com Jack Miller em quinto e Oliveira em sexto.
 
Enquanto Fenati seguia na ponta, Rins pressionava para assumir a liderança. Com 2min04s847, o piloto da Estrella Galicia 0,0 assumiu a pole-provisória, mas mal teve tempo de comemorar, já que perdeu o posto para Oliveira, por uma diferença de 0s133.
 
Na sequência foi a vez de Cortese saltar para a primeira colocação. O líder do Mundial registrou 2min04s547, mas Rins e Oliveira vinham baixando as parciais em todos os setores do MotorLand. O espanhol logo assumiu a ponta com 0s223 de diferença para Sandro. 
 
Miguel não deixou por menos, baixou para 2min03s969 e tomou a frente da tabela de tempos. Cortese voltou a reagir e tirou a liderança do português por uma diferença de 0s042.
 
Mais atrás, Viñales lutava para conquistar uma boa posição de largada. O piloto da Blusens Avintia anotou 2min04s139 e assumiu o quarto lugar, atrás de Cortese, Oliveira e Salom. 
 
Khairuddin também apareceu na briga pela pole ao registrar 2min03s843, mas logo caiu para o segundo posto ao ter sua marca batida por Salom. Folger vinha bem, mas pegou tráfego e não conseguiu assumir a ponta, ficando em segundo.
 
Mais uma vez, Oliveira apertou o passo e se colocou no segundo posto, atrás de Salom por uma diferença de 0s232. Cortese também vinha bem, mas não conseguiu uma boa marca na última parcial do MotorLand e subiu para a terceira posição. 
Fenati exibiu um bom ritno na sessão deste sábado (Foto: MotoGP)
Com pouco menos de 20 minutos para o fim do treino, os tempos começaram a melhorar, com mais pilotos entrando na briga pela pole. Vázquez assumiu a primeira posição com 2min03s254, seguido por Salom, Moncayo, Folger, Oliveira e Cortese.
 
Na sequência, a maior parte dos pilotos se dirigiu aos boxes para trabalhar no acerto das motos e tentar um novo ataque a pole-position. Com 12 minutos para o fim, Viñales apareceu baixando as parciais, mas perdeu tempo no último trecho e ficou com a segunda posição.
 
Fenati, entretanto, não encontrou tráfego e assumiu a pole-provisória ao cravar 2min02s866, 0s388 mais rápido que Vázquez. O italiano do Team Italia FMI logo conseguiu baixar sua marca, abrindo 0s533 de diferença.
 
Folger assumiu a liderança com 2min02s030, seguido por Khairuddin, Fenati, Vázquez, Cortese e Moncayo. Oliveira logo conseguiu melhorar sua volta e subiu para quinto. Fenati também acelerou e tomou a ponta de ZulFahmi. 
 
Com menos de um minuto para o fim, Viñales arranjou uma vaga na primeira fila ao anotar 2min02s362 e subir para o terceiro posto. Cortese abriu volta rápida e assumiu o segundo posto com 2min02s040, 0s011 atrás de Folger. O piloto da Red Bull KTM Ajo ainda teve tempo de abrir uma última volta para tentar um novo ataque a pole de Jonas.
 
Mas foi Salom quem conseguiu tomar a posição de honra. O piloto da RW registrou 2min01s867 na última volta e assumiu a pole, mas Folger ainda estava na pista e garantiu a pole ao anotar 2min01s715.
 

Moto3, GP de Aragón, MotorLand, Grid de Largada:

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube