Bagnaia aproveita queda de Acosta e vence sprint da MotoGP no Japão. Martín é 4º
Francesco Bagnaia parecia conformado com a segunda posição na corrida sprint do Japão, mas Pedro Acosta caiu sozinho enquanto liderava e abriu as portas para novo triunfo do italiano. Enea Bastianini e Marc Márquez fecharam o pódio, à frente de Jorge Martín
A MotoGP entregou muito drama e entretenimento neste sábado (5) de GP do Japão. Depois das reviravoltas na classificação, a corrida sprint foi recheada de grandes momentos e acabou com vitória de Francesco Bagnaia, que herdou a primeira posição depois da queda de Pedro Acosta já nas voltas finais da disputa.
O italiano, porém, conviveu com o sufoco até o fim. Bagnaia teve dificuldades na última volta da sprint e venceu com apenas 0s181 de diferença para o companheiro Enea Bastianini. O pódio do Japão ainda foi fechado com Marc Márquez, que fez grande prova de recuperação e travou grandes duelos ao longo da disputa.
Depois de cair na classificação e largar em 11º, Jorge Martín também precisou fazer diversas ultrapassagens para terminar na quarta colocação, seguido pelo companheiro Franco Morbidelli, fechando o top-5 em Motegi.
Fabio Di Giannantonio foi o sexto colocado, seguido por Álex Márquez, Jack Miller, Maverick Viñales e Marco Bezzecchi completando os dez melhores na corrida curta.
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A largada do GP do Japão de MotoGP, em Motegi, está marcada para as 2h (de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi a corrida sprint do GP do Japão de MotoGP:
A chuva que tumultuou a última parte da classificação da Moto2 não ganhou corpo antes da sprint da MotoGP. Assim, os pilotos deixaram os boxes com pneus slicks. Com o céu nublado, os termômetros marcavam 20°C, com o asfalto chegando a 23°C. A umidade relativa do ar estava em 86%, com o vento soprando a 4 km/h.
Às vésperas da largada, a escolha de pneus era mais ou menos variada. Na traseira, todos tinham pneus macios. Na dianteira, a imensa maioria escolheu os duros, exceto Augusto Fernández, que foi de médio, e Jack Miller e Álex Rins, que foram com macios.
No instante da largada, o pole Pedro Acosta até que saiu bem, mas não conseguiu segurar o mergulho de Bagnaia na curva 1. Bastianini também se impôs e ficou em segundo. Martín também largou forte e se instalou em quinto após apenas algumas curvas.
Na ponta, Acosta conseguiu passar Bastianini e passou a pressionar Bagnaia. Binder vinha em quarto, sustentando a posição mesmo após um susto.
No fim da primeira volta, Joan Mir caiu após escapar para a brita, mas não se feriu e logo correu para tentar voltar à disputa.
Enquanto isso, Acosta ia pressionando Bagnaia, que não conseguia escapar. Bastianini já tinha ficado um pouco mais distante, mas pressionado por Binder. Atrás, Marc Márquez, que também largou bem, passou Martín e avançou para quinto. Morbidelli era o sétimo.
Na abertura da terceira volta, Acosta adiou a freada e mergulhou para passar Bagnaia e tomar a liderança na corrida. Atrás, Brad Binder deu uma errada e despencou para o fundo do pelotão, em 22º.
Na ponta, Acosta abriu mais de 0s2 de vantagem para Bagnaia, que tinha Bastianini tentando se aproximar. Marc Márquez era o quarto, à frente de Martín, Morbidelli e Fabio Di Giannantonio.
Binder, aliás, seguiu para os boxes da KTM com algum problema mecânico na RC16 #33.
Ainda com oito voltas para o fim, Takaaki Nakagami caiu depois de um contato com Johann Zarco. O japonês não aparentou lesões mais sérias. Mas o Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou uma revisão do lance.
Rodando em um ritmo forte, Acosta chegou a se afastar 0s4 de Bagnaia, que já tinha Bastianini muito mais próximo. Marc Márquez não vinha tão perto, mas já sustentava 0s5 de frente para Martín.
De forma rápida, os comissários optaram por aplicar uma volta longa a Zarco, considerado culpado por direção irresponsável por ter causado a queda de Nakagami. O francês logo pagou a pena e voltou em 17º.
Precisando capitalizar com a classificação ruim de Martín, Bagnaia seguiu pressionando para tentar recuperar a liderança das mãos de Acosta, mas ainda sem conseguir chegar no tubarão de forma decisiva.
A 5 voltas da bandeirada, a vantagem de Acosta passou de 0s5. Pecco até chegou a responder, mas, na segunda parcial da pista, o #31 se afastou 0s7.
Na abertura da volta seguinte, Pedro ficou ainda mais distante, logo roçando 1s de frente. Bastianini, por outro lado, ainda não tinha sucumbido e vinha tentando grudar no companheiro de equipe.
Com quatro voltas para a bandeirada, porém, tudo mudou. Acosta caiu na curva 7 e abandonou a prova, devolvendo a liderança para Bagnaia. O espanhol ficou desolado na brita, mas sem lesões maiores.
Vendo a chance de vencer, Pecco tratou de apertar o passo para se afastar do companheiro de Ducati, que logo teria de se preocupar com a presença de Marc Márquez, que vinha cortando a diferença rapidamente.
No pelotão de trás, Aleix Espargaró engordou a estatística de abandonos com uma queda também sem grandes consequências físicas.
Muito mais rápido, Marc colou em Enea e fez uma primeira tentativa com duas voltas para o fim. O italiano defendeu, mas o #93 insistiu e passou. O troco, porém, foi rápido, com o #23 levando a melhor.
Enquanto os dois se pegavam, Pecco deu fuga, se afastando mais de 1s1 do enrosco. Enea, em defesa, apertou o passo, e cortou para 0s5 a vantagem de Pecco. Aliás, a vantagem sumiu no terceiro setor.
Apesar da maior proximidade, Enea não conseguiu atacar e viu Bagnaia vencer, com Marc Márquez logo atrás.
MotoGP 2024, GP do Japão, Motegi, Corrida sprint:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 21:01.074 | 12 voltas |
2 | E BASTIANINI | Ducati | +0.181 | |
3 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +0.349 | |
4 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +2.498 | |
5 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | +4.326 | |
6 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | +4.446 | |
7 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +11.444 | |
8 | J MILLER | KTM | +11.875 | |
9 | M VIÑALES | Aprilia | +11.947 | |
10 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | +12.299 | |
11 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | +14.559 | |
12 | F QUARTARARO | Yamaha | +14.645 | |
13 | L MARINI | Honda | +15.886 | |
14 | J ZARCO | LCR Honda | +16.170 | |
15 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | +20.522 | |
16 | A RINS | Yamaha | +24.415 | |
17 | L SAVADORI | Trackhouse Aprilia | +25.482 | |
18 | R GARDNER | Yamaha | +32.620 | |
19 | J MIR | Honda | Abandonou | |
20 | A ESPARGARÓ | Aprilia | Abandonou | |
21 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | Abandonou | |
22 | T NAKAGAMI | LCR Honda | Abandonou | |
23 | B BINDER | KTM | Abandonou |