Acosta vê Marc Márquez ter volta cancelada e fica com pole no Japão. Martín cai e é 11º
Pedro Acosta brilhou nos minutos finais da classificação em Motegi e ainda contou com a sorte de Marc Márquez ter a volta rápida cancelada por exceder os limites de pista. Pecco Bagnaia ficou em segundo e Jorge Martín não passou do 11º posto
A MotoGP chegou ao Japão cercada de expectativas e muita tensão na briga pelo título da temporada 2024. E na classificação deste sábado (5), a chuva foi mais um fator para bagunça o grid da categoria. No momento mais difícil do fim de semana, a ousadia de Pedro Acosta foi recompensada para a primeira pole-position na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
Para garantir a pole, porém, Acosta também precisou contar com a sorte. Depois de fazer 1min43s018, o novato espanhol viu Marc Márquez ter a melhor marca da sessão ser cancelada por exceder os limites de pista e, com isso, assumiu a primeira colocação.
Francesco Bagnaia levou a melhor entre os postulantes ao título. O italiano começou mal o Q2 e chegou a figurar no fim da tabela, mas se recuperou na reta final e ficou com a segunda melhor marca. Jorge Martín, por outro lado, teve dois incidentes na fase decisiva e caiu nos últimos minutos, ficando apenas em 11º.
Maverick Viñales garantiu a terceira posição e fecha a primeira fila do grid. Enea Bastianini ficou na quarta posição, seguido por Brad Binder e Franco Morbidelli na segunda linha.
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Fabio Di Giannantonio o sétimo mais veloz, à frente do companheiro Marco Bezzecchi, Marc Márquez e Álex Márquez, fechando assim o top-10. Fabio Quartararo também participou do Q2 e ficou em 12º.
A largada da MotoGP corrida sprint do GP do Japão, em Motegi, está marcada para as 3h (de Brasília) deste sábado. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
TL2: Bagnaia lidera último treino livre com 0s017 de vantagem para Acosta. Martín é 7º
O sábado na ilha de Honshü começou com o céu nublado e com as temperaturas mais baixas. Quando a MotoGP entrou na pista para a treino livre 2, os termômetros mediam 20°C, com o asfalto chegando a 23°C. A velocidade do vento estava em 5 km/h, com a umidade relativa do ar na casa de 85%.
Com a ameaça de chuva pairando no ar, os pilotos não tardaram a deixar os boxes para dar início aos 30 minutos de atividade. Com 1min47s777, Jorge Martín foi o primeiro a ocupar o topo da tabela, 0s085 melhor do que Francesco Bagnaia, o segundo colocado. Maverick Viñales vinha em terceiro.
Na passagem seguinte, foi Miller quem se colocou na primeira posição, agora com só 0s001 de margem para Bagnaia. Martín aparecia em terceiro, à frente de Augusto Fernández e Joan Mir.
Bagnaia, então, foi a 1min45s510 e assumiu o comando, abrindo 0s2763 de vantagem para Miller, que desceu para o segundo posto. Joan Mir vinha surpreendendo em terceiro, seguido por Augusto Fernández e Takaaki Nakagami.
Calçando um par de pneus macios usados, Miller aproveitou a quinta volta na sessão para virar 1min45s414 e retomar a ponta, com Mir se lançando ao segundo posto, só 0s077 atrás. Bagnaia era o terceiro.
Quando os boxes começaram a ganhar movimentação, Pedro Acosta foi a 1min45s255 e assumiu a ponta, mas apenas brevemente, já que Marc Márquez passou 0s025 melhor para liderar.
A liderança do #93, contudo, também foi ligeira, já que Martín cravou 1min45s158 e se instalou no comando mais uma vez. O espanhol da Pramac engatou outra boa volta, mas abortou o giro e entrou nos boxes.
Quando o treino chegou à metade, Martín liderava, com Marc Márquez, Acosta, Miller, Mir, Bagnaia, Álex Márquez, Binder, Aleix Espargaró e Franco Morbidelli formando o top-10.
De volta à pista, agora com pneus usados de sete voltas — duro na frente e macio atrás —, Bagnaia anotou 1min44s887 e saltou para o comando da sessão, abrindo 0s271 de margem para Martín.
O campeão vigente seguiu em ritmo forte e tratou de melhorar a própria marca, chegando a 1min44s826, 0s332 melhor do que Martín. Mais atrás, Marco Bezzecchi subiu para a quinta colocação.
Pecco continuou na mesma balada, baixando os tempos consistentemente. Na volta 9, o #1 chegou a 1min44s586, jogando para 0s572 a margem em relação a Martín. Acosta, porém, avançou para segundo, com Di Giannantonio se instalando na terceira colocação.
Com pouco mais de 3 minutos para o fim, Johann Zarco caiu na curva 6, mas escapou de lesões maiores e deixou a pista caminhando.
Enquanto isso, Pecco foi a 1min44s569, mas ficou com só 0s017 de margem, já que Acosta também conseguiu ser mais veloz. Di Giannantonio seguia em terceiro, com Viñales e Martín fechando o rol dos cinco melhores.
Restando pouco mais de 1 minuto para o fim, Martín deu um passeio na brita da curva 3, mas evitou a queda e logo retomou a sessão.
Viñales, por outro lado, foi a 1min44s932 para tomar o terceiro posto, já 0s363 mais lento do que Bagnaia. Mais atrás, Augusto Fernández seguia surpreendendo e aparecia em nono.
Com a bandeira quadriculada tremulando, Brad Binder virou 0s495 mais lento do que Bagnaia e saltou para a quinta colocação, diante de Bezzecchi, que também melhorou. Enea Bastianini e Franco Morbidelli fizeram o mesmo, fechando as duas últimas posições do top-10.
Assim, Bagnaia fechou o treino na ponta, diante de Acosta e Viñales. Di Giannantonio, Binder, Bezzecchi, Martín, Marc Márquez, Bastianini, Morbidelli, Miller, Augusto Fernández, Mir, Aleix Espargaró, Álex Márquez, Zarco, Fabio Quartararo, Luca Marini, Nakagami, Álex Rins, Raúl Fernández, Lorenzo Savadori e Remy Gardner fechando a lista de participantes.
Q1: Morbidelli sobra e avança ao Q2 com Quartararo
A primeira fase da classificação da MotoGP no Japão contou com a participação de Johann Zarco, Luca Marini, Fabio Quartararo, Franco Morbidelli, Raúl Fernández, Takaaki Nakagami, Lorenzo Savadori, Joan Mir, Augusto Fernández, Aleix Espargaró, Álex Rins, Jack Miller e Remy Gardner.
Com 1min44s432, Miller foi quem apareceu no topo da tabela, 0s194 melhor do que Aleix. Augusto Fernández vinha em terceiro, a só 0s005 de uma vaga na fase seguinte.
Na volta seguinte, Miller melhorou para 1min44s296 para manter a liderança, com Zarco saltando para segundo, 0s230 mais lento que o piloto da KTM. Logo em seguida, porém, Raúl Fernández foi 0s154 melhor que o titular da LCR Honda e ficou em segundo.
Em meados da sessão, o pit-lane ganhou movimento, ainda com Miller e Raúl Fernández provisoriamente classificados para a fase seguinte. Zarco, Espargaró e Augusto Fernández fecham o top-5.
Apesar da chuvica, o retorno dos pilotos à pista aconteceu com todos calçando pneus slicks, já que as condições não tinham mudado tanto assim. As cenas, porém, eram um tanto lamentáveis, já que vários pilotos ficaram enrolando pela pista para tentar aproveitar o vácuo de Miller em Motegi.
Rodando sozinho, porém, Morbidelli vinha voando e cravou 1min43s746 para tirar a ponta de Miller por incríveis 0s550. Assim, Raúl foi empurrado para fora da zona de classificação.
Logo em seguida, Aleix passou para ser o segundo, mas foi imediatamente superado por Quartararo, que cortou a vantagem de Morbidelli por 0s259. O catalão da Aprilia foi para 0s197 abaixo da linha de corte.
Na casa da Yamaha, Quartararo vinha em volta forte, mas deu uma segurada e não melhorou. Atrás, Miller subiu para terceiro, ainda 0s188 abaixo da linha de corte.
Antes mesmo da bandeirada, Morbidelli já estava de volta aos boxes da Pramac. Enquanto isso, Raúl avançou para terceiro, a 0s117 de uma vaga no Q2.
Com o cronômetro zerado, ninguém conseguiu bater Morbidelli e Quartararo, que passaram para a fase seguinte. Raúl Fernández, então, vai largar em 13º, à frente de Miller, Aleix Espargaró, Zarco, Mir, Augusto Fernández, Rins, Marini, Nakagami, Savadori e Gardner.
Q2: Acosta crava primeira pole na MotoGP no GP do Japão
Aprovados no Q2, Morbidelli e Quartararo se juntaram a Bagnaia, Viñales, Bastianini, Acosta, Binder, Di Giannantonio, Bezzecchi, Álex Márquez, Martín e Marc Márquez na luta pela pole. Apesar de as bandeiras de chuva seguirem sendo exibidas, os pneus slicks seguiam protagonizando o show.
Com 1min45s744, Marc Márquez foi o primeiro a aparecer na pole provisória, 0s127 melhor do que Morbidelli. Binder vinha em terceiro, diante de Martín. Bagnaia, que tirou a mão para se livrar dos ‘chupa rodas’ vinha em último, a 0s781 do #93.
Antes de fechar uma nova volta, porém, Bagnaia voltou aos boxes da Ducati, se queixando do pneu traseiro da Desmosedici. Enquanto isso, Marc Márquez foi a 1min44s136 e manteve a ponta, 0s282 melhor do que Acosta. Martín vinha agora em terceiro.
Os comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), aliás, anunciaram uma investigação de um incidente no qual Martín acertou a costela de Álex Márquez em um incidente.
Na quarta volta nesta manhã em Motegi, Acosta cravou 1min43s758 e saltou para a ponta, 0s285 melhor do que Enea Bastianini. Marco Bezzecchi era agora o terceiro.
Quando chegou a hora dos pits-stops, Acosta seguia na pole provisória, com Bastianini, Bezzecchi, Di Giannantonio e Marc Márquez fechando o top-5.
Primeiro a parar, Bagnaia foi também o primeiro a voltar para a pista e começou a tentar recuperar terreno. O #1, então, cravou 1min43s796 e saltou para segundo, a 0s038 de Acosta. Di Giannantonio também melhorou e era agora o terceiro.
Pecco, que tinha dado uma escapadinha para a faixa branca com as duas rodas da Desmosedici na volta anterior, vinha acelerando forte, cravando todas as melhores parciais de Motegi. Assim, com 1min43s264, o #1 tomou o comando.
Logo em seguida, Marc Márquez passou em 1min42s868 e tomou a ponta de Bagnaia por 0s396. Martín, por outro lado, caiu e jogou fora a chance de uma última volta rápida, caindo para décimo.
Acosta virou 1min43s018 e assumiu o terceiro posto, a 0s150 de Marc. Bagnaia desceu para terceiro, mas abortou a volta final, satisfeito com o que tinha até então.
Já com o cronômetro zerado, a volta de Marc Márquez foi cancelada por ele ter excedido os limites da pista na curva 4, promovendo Acosta ao topo da classificação.
MotoGP 2024, GP do Japão, Motegi, Grid de largada:
1 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1:43.018 | |
2 | F BAGNAIA | Ducati | 1:43.264 | +0.246 |
3 | M VIÑALES | Aprilia | 1:43.441 | +0.423 |
4 | E BASTIANINI | Ducati | 1:43.539 | +0.521 |
5 | B BINDER | KTM | 1:43.661 | +0.643 |
6 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:43.828 | +0.810 |
7 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:43.998 | +0.980 |
8 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:44.073 | +1.055 |
9 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:44.136 | +1.118 |
10 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:44.263 | +1.245 |
11 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:44.303 | +1.285 |
12 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:44.497 | +1.479 |
13 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:44.122 | +1.104 |
14 | J MILLER | KTM | 1:44.193 | +1.175 |
15 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:44.202 | +1.184 |
16 | J ZARCO | LCR Honda | 1:44.302 | +1.284 |
17 | J MIR | Honda | 1:44.498 | +1.480 |
18 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:44.547 | +1.529 |
19 | A RINS | Yamaha | 1:44.552 | +1.534 |
20 | L MARINI | Honda | 1:44.648 | +1.630 |
21 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:44.886 | +1.868 |
22 | L SAVADORI | Trackhouse Aprilia | 1:45.422 | +2.404 |
23 | R GARDNER | Yamaha | 1:45.594 | +2.576 |