Bagnaia mostra garras e vence na Malásia para adiar decisão do título da MotoGP. Martín é 2º
Francesco Bagnaia travou um emocionante duelo contra Jorge Martín nas primeiras voltas do GP da Malásia, levou a melhor e venceu de novo na temporada 2024. Com isso, adiou a definição do título para a última etapa do calendário, agora em Barcelona
A MotoGP ainda não tem um novo campeão na temporada 2024. E neste domingo (3), o GP da Malásia entregou um grande duelo entre os postulantes ao título, com Francesco Bagnaia levando a melhor após uma batalha intensa contra Jorge Martín nas primeiras voltas. Depois, o italiano sumiu na frente e venceu com 3s141 de vantagem e adiou a decisão para a última etapa do calendário, em Barcelona.
Martín bem que tentou superar o rival, mas acabou na segunda colocação. Apesar disso, ainda está bem próximo do título e pode fechar a disputa na corrida sprint na Catalunha. O pódio ainda ficou completo com Enea Bastianini na terceira colocação.
Álex Márquez foi o quarto, seguido por Pedro Acosta, Fabio Quartararo, Maverick Viñales, Álex Rins, Marco Bezzecchi e Augusto Fernández no top-10. Marc Márquez caiu durante a prova, mas voltou e ainda fechou em 12º em Sepang.
Outro destaque da prova foi um grave acidente na primeira largada, que gerou bandeira vermelha. Jack Miller perdeu o controle da moto, foi ejetado e bateu com a cabeça no equipamento de Fabio Quartararo, que ainda derrubou Brad Binder. O australiano recebeu atendimento médico ainda na pista e depois foi levado para exames, mas não teve fraturas identificadas.
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A MotoGP volta a acelerar entre 15 a 17 de novembro, correndo novamente na Catalunha, em Barcelona, para a última etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o GP da Malásia da MotoGP 2024:
Assim como nos dias anteriores, o céu seguia encoberto em Sepang, com ameaça de chuva, mas altas temperaturas. Os termômetros marcavam 34ºC no ar e 52ºC no asfalto, além de ventos de 4 km/h e umidade relativa na casa de 54%.
O grid se dividiu na escolha dos compostos. É bem verdade que todos escolherem o pneu médio na traseiro, mas a maior parte partiu com o macio na frente. As exceções foram Jack Miller, Jorge Martín e Luca Marini, que largaram com médios.
Na largada, Jorge Martín saiu melhor, mas Francesco Bagnaia reagiu na curva 1, a dupla se tocou e o italiano retomou a liderança quando o piloto da Pramac espalhou.
Na curva 2, um grave acidente interrompeu a prova. Fabio Quartararo, Jack Miller e Brad Binder. O australiano perdeu controle da moto caiu e ainda bateu com a cabeça na roda traseira da Yamaha #20, precisando de atendimento médico da pista e gerando bandeira vermelha.
Após cerca de dez minutos de atendimento, Miller foi colocado em uma ambulância e levado para o centro médico do circuito. A direção de prova afirmou que todos os envolvidos estavam conscientes, mas não deu detalhes sobre o estado de saúde do piloto da KTM. Logo depois, porém, a MotoGP informou que o australiano não teve lesões graves e apareceu caminhando pelo pit-lane.
Depois de 25 minutos, a ação voltou em Sepang. Na relargada, Bagnaia partiu muito bem e segurou a liderança com certa folga, seguido por Martín e Marc Márquez. O líder do campeonato tentou passar na curva 5, mas espalhou e levou o troco imediatamente.
Ainda na primeira volta, Martín mergulhou na curva 14 e tomou a ponta. Bagnaia, porém, aproveitou erro do rival na curva seguinte e foi para o ataque. Os dois se tocaram na reta principal, mas o piloto da Ducati levou a melhor na curva 1 e reassumiu a liderança.
Na segunda volta, Martín colocou por dentro na curva 4, mas novamente espalhou e levou o troco de Bagnaia. Com isso, Marc Márquez se aproximou da dupla e entrou na batalha pela ponta.
Na curva 14, novamente Martín tomou a ponta. Bagnaia, porém, quase tocou no rival na reta principal. O espanhol se defendeu, mas espalhou na primeira curva e o italiano retomou a ponta em um duelo intenso. No giro seguinte, porém, o líder do campeonato levou a melhor nas curvas 4 e 5, tomou a liderança e abriu 0s2.
No final da terceira volta, Bagnaia mergulhou por dentro na curva 15 e retomou a ponta. O italiano ainda se segurou na reta principal e evitou um contra-ataque imediato do rival. Depois, ainda conseguiu abrir breve margem de 0s2.
A partir da quarta volta, Bagnaia apertou o ritmo e fez o giro mais veloz, com 1min59s169. Além disso, o atual campeão abriu 0s7 de vantagem para o rival. Marc Márquez, por outro lado, se aproximava de Martín na briga pelo segundo lugar, com apenas 0s2 de diferença.
Bagnaia seguiu com o ritmo forte e abriu 1s de vantagem para Martín. Na briga pelo quarto lugar, Enea Bastianini finalmente superou Franco Morbidelli. Mais atrás, Joan Mir caiu na curva 9 e saiu da disputa de maneira precoce.
Na volta 7, mais uma queda. Franco Morbidelli perdeu o controle da moto na curva 9, escorregou em câmera lenta e caiu, mas conseguiu voltar logo depois. No fim do giro, foi a vez de Marc Márquez cair na curva 15, mas o espanhol também conseguiu retornar para a prova.
Na frente, Bagnaia seguia abrindo vantagem para Martín, chegando a 1s4 de vantagem. Bastianini, o novo terceiro colocado, não conseguia reagir e aparecia 4s4 atrás do piloto da Pramac.
A briga pela liderança ficou cada vez mais distante. Bagnaia abriu dois segundos de vantagem para Martín e começou a andar tranquilo na liderança.
Com oito voltas para o fim, as grandes emoções ficaram reservadas para o duelo pela nona posição. Johann Zarco passou a segurar Marco Bezzecchi e Augusto Fernández na briga por uma vaga dentro do top-10. O italiano da VR46, porém, se aproveitou do vácuo na reta e tomou o posto.
Com cinco voltas para o final, a birga pela vitória voltou a esquentar. Martín tirou 0s5 em apenas uma volta e ficou 1s5 atrás de Bagnaia, reaquecendo o duelo. O italiano, porém, foi quem acabou fazendo um giro ruim neste momento da prova.
A quatro para o fim, Martín errou na curva 9 e precisou salvar uma queda. Com isso, a vantagem de Bagnaia voltou para 2s3 em Sepang. Depois, no giro seguinte, a diferença subiu para 2s6 e a briga pela vitória novamente pareceu definida.
No fim, Bagnaia levou a melhor e venceu, seguido por Martín e Bastianini. O top-5 foi fechado por Álex Márquez e Acosta.
MotoGP 2024, GP da Malásia, Sepang, Resultado Final:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Diff |
1 | 1 | F BAGNAIA | Ducati | 21 voltas |
2 | 89 | J MARTÍN | Pramac Ducati | + 3.141 |
3 | 23 | E BASTIANINI | Ducati | + 10.484 |
4 | 73 | A MÁRQUEZ | Gresini Ducati | + 12.230 |
5 | 31 | P ACOSTA | GasGas | + 13.699 |
6 | 20 | F QUARTARARO | Yamaha | + 16.245 |
7 | 12 | M VIÑALES | Aprilia | + 19.447 |
8 | 42 | A RINS | Yamaha | + 20.611 |
9 | 72 | M BEZZECCHI | VR46 | + 21.994 |
10 | 37 | A FERNÁNDEZ | GasGas | + 22.174 |
11 | 5 | J ZARCO | LCR Honda | + 25.625 |
12 | 93 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | + 27.276 |
13 | 41 | A ESPARGARÓ | Aprilia | + 27.604 |
14 | 21 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | + 27.949 |
15 | 10 | L MARINI | Honda | + 28.838 |
16 | 25 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | + 38.847 |
17 | 29 | A IANNONE | VR46 | + 47.599 |
18 | 32 | L SAVADORI | Trackhouse Aprilia | + 48.956 |
19 | 30 | T NAKAGAMI | LCR Honda | Abandonou |
20 | 36 | J MIR | Honda | Abandonou |
21 | 33 | B BINDER | KTM | Abandonou |
22 | 43 | J MILLER | KTM | Abandonou |