Morbidelli dá pista de futuro na MotoGP longe da Yamaha: “Eu quero garantir outro ano?”

Franco Morbidelli mostrou impaciência ao falar do futuro além de 2023, mas deu uma pista de que o destino pode estar longe da Yamaha. Ítalo-brasileiro disse que não liga se o décimo lugar no GP da Itália pode ajudá-lo a renovar o vínculo com a atual equipe

Franco Morbidelli deu uma pista de que o futuro na MotoGP pode estar distante da Yamaha. Com contrato apenas até o fim de 2023, o ítalo-brasileiro mostrou impaciência ao falar do tema, mas surpreendeu ao indagar: “Eu quero garantir outro ano com a Yamaha?”.

Entre os pilotos de fábrica, Morbidelli é o único cujo vínculo expira no fim de 2023. Todos os demais pilotos de Honda, Ducati, Aprilia, KTM e até Fabio Quartararo tem acertos até o fim de 2024.

A busca por uma vaga coincide com um momento de pouca performance do #21. No entanto, Morbidelli apareceu mais competitivo em 2023, ainda que limitado pelas deficiências da YZR-M1. Passadas as seis primeiras corridas do ano, Franco soma 46 pontos e ocupa a 12ª colocação no Mundial de Pilotos, oito pontos atrás de Quartararo, que aparece em nono na classificação.

Franco Morbidelli deu pistas de que futuro pode ser longe da Yamaha (Foto: Yamaha)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Questionado se o décimo lugar no GP da Itália de domingo (11) poderia ajudá-lo a conseguir um novo contrato, Morbidelli respondeu: “Eu não ligo. Não ligo”.

“Preciso estar focado em ser o melhor profissional que puder, o melhor piloto que puder”, falou Franco. “Não corro de acordo com o meu futuro, de acordo com o meu contrato. Eu corro de acordo com a minha paixão”, defendeu.

Ao ser indagado sobre o futuro na Yamaha, Morbidelli rebateu: “Fale com Lin [Jarvis, diretor da marca]”.

Diante da avaliação de jornalistas de que o décimo lugar em Mugello o beneficiava, o ítalo-brasileiro rebateu: “Para fazer o que?”.

Os profissionais de imprensa, então, rebateram que era para renovar o contrato com a atual equipe. “Eu quero garantir outro ano com a Yamaha?”, questionou.

Obviamente, a pergunta foi feita a Morbidelli, que respondeu: “Fale com Lin”.

Ao longo do ano, vários candidatos foram apontados para preencher o lugar de Morbidelli. Toprak Razgatlioglu deixou a lista ao assinar com a BMW para seguir no Mundial de Superbike. Jorge Martín é outro cotado, mas tem a equipe de fábrica da Ducati como prioridade.

A última adição da lista é Marco Bezzecchi, vice-líder da MotoGP em 2023. Caso Bez deixe a VR46, a equipe de Valentino Rossi pode ser um destino para Franco, que é membro da Academia de Pilotos VR46.

Enquanto o futuro segue incerto, Morbidelli terminou o GP da Itália em décimo, à frente de Fabio Quartararo, que foi 11º.

“Foi um fim de semana decente. Trabalhamos no máximo. Fizemos a escolha certa, a modificação certa na moto”, avaliou. “A equipe trabalhou muito duro para maximizar o que temos. Finalmente, esse top-10 chegou”, destacou.

“Certamente, não estamos onde queremos estar. Eu acreditava em algo bom, mas aí a temperatura do pneu dianteiro subiu. Precisava levar a moto para casa e fizemos isso com um top-10”, comentou. “Sabemos, mesmo que a posição não seja boa, que estamos fazendo o máximo. Estamos fazendo um trabalho muito bom quando estamos nas corridas. Mas precisamos seguir trabalhando, pois não é o bastante”, assumiu.

“Passei [Enea] Bastianini, mas fiquei preso em Marco [Bezzecchi], Aleix [Espargaró] e [Jack] Miller. Quando estava atrás deles, a pressão subiu”, apontou. “Aí a dianteira começa a atacar. Não podia frear como queria. Só precisava levar a moto inteira para casa”, encerrou.

MotoGP volta neste fim de semana com o GP da Alemanha, em Sachseniring. GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Estrela da Honda e sem espaço na Ducati. “Jogo virou para Marc Márquez”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.