Funcionários de Sepang se queixam após Aleix Espargaró desrespeitar bolha da MotoGP

Aleix Espargaró foi treinar em outra cidade e furou a bolha da MotoGP na semana dos testes coletivos de pré-temporada

MARC MÁRQUEZ E O LONGO HISTÓRICO DE LESÕES NA MOTOGP

A MotoGP volta às pistas neste fim de semana, na Malásia, com os testes coletivos de pré-temporada em Sepang. Por conta do aumento dos casos da Covid-19 após a chegada da variante Ômicron, as autoridades malaias exigiram protocolos de uma bolha para os envolvidos com a categoria ao longo da semana. E Aleix Espargaró foi pego desrespeitando o sistema.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Marc Márquez revela ansiedade para teste: “Vai me ajudar a ver como está meu braço”

O pessoal da MotoGP está confinado aos hotéis em que estão hospedados, com viagens permitidas somente para ir e voltar ao circuito – tudo isso após testes obrigatórios de PCR quando chegaram ao país.

Apesar dos testes ainda não terem começado, o shakedown para pilotos de testes, novatos e fábricas com concessão da FIM – apenas a Aprilia, atualmente -, já foram realizados entre segunda e quarta-feira. Alguns pilotos, portanto, chegaram ao país dias atrás. Entre eles, Espargaró, com a própria Aprilia.

Após participar do shakedown, Espargaró postou nas redes sociais imagens de um treino na cidade de Putrajaya, que fica na Região Metropolitana de Kuala Lumpur e, portanto, fora da área da bolha.

Aleix Espargaró defende a Aprilia em 2022 (Foto: Aprilia)

Por conta disso, funcionários do circuito de Sepang enviaram um e-mail à FIM para informar que houve uma falha nas restrições e que teriam de avisar às autoridades. De acordo com a revista inglesa Autosport, o e-mail não citou Espargaró, mas dizia que um piloto “continuava a desrespeitar a bolha e as restrições”, o que representa uma “violação sanitária e uma ofensa séria que compromete a posição do circuito” junto às autoridades.

Ainda de acordo com a revista, Espargaró afirmou que não sabia que as restrições valiam para o shakedown e achou que só entrariam em vigor para os testes de fato. Prometeu, ainda, que não fará novamente.

A primeira sessão de testes de temporada acontece em Sepang nos dias 5 e 6 de fevereiro; depois, por três dias no fim de semana seguinte, a categoria volta a testar no circuito de Mandalika, na Indonésia. A temporada começa com o GP do Catar do dia 6 de março.

FERRARI NA F1 2022: COMO SERÁ?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.