Gardner conquista título da Moto2 com 10º lugar em Valência. Raúl Fernández vence

Remy Gardner fechou o GP da Comunidade Valenciana de Moto2 apenas na 10ª posição, mas garantiu o título da categoria em 2021. Raúl Fernández venceu a prova e ficou com o vice-campeonato

MOREIRA CONQUISTA VAGA NA MOTO3 PARA 2022 E COLOCA BRASIL NO MUNDIAL | GP às 10

Foi por pouco, mas enfim o título da Moto2 de 2021 caiu nas mãos de Remy Gardner em Valência. Com quatro pontos de vantagem sobre Rául Fernández, vice-líder, o australiano chegou apenas na 10ª posição da prova deste domingo (14), mas garantiu o primeiro título na categoria de motovelocidade. O espanhol, que ganhou a última prova do ano, ficou, portanto, com o vice-campeonato.

Fabio Di Giannantonio" target="_blank">Fabio Di Giannantonio e Austo Fernandéz foram os outros dois pilotos que garantiram o último pódio da temporada. Celestino Vietti e Aron Canet fecharam o top-5.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Remy Gardner conquistou o título da Moto2 em 2021 (Foto: Red Bull Ajo)

LEIA TAMBÉM
# Gardner usa consistência para ser campeão da Moto2 e igualar feito do pai no Mundial

Sam Lowes e Xavi Vierge colocaram suas Kalex na sexta e sétima posições, respectivamente. Jorge Navarro e Marcel Schotter ficaram com as duas colocações seguintes.

Gardner, que fechou o top-10, fez temporada incrível, embora tenha sido ameaçado por Raúl nas últimas etapas. O piloto australiano venceu cinco corridas nesta temporada.

WEB STORY
Como ficou o grid de 2022 da MotoGP

Saiba como foi o GP da Comunidade Valenciana de Moto2:

Último campeonato com o vencedor ainda indefinido, a Moto2 encontrou condições ideai em Valência. Antes da largada, a temperatura era de 20°C, com o vento soprando a 5 km/h.

Na escolha de pneus, a maioria optou pelo dianteiro 3, exceto Jorge Navarro e Fermín Aldeguer, que foram com o 1. Na traseira, todos calçaram o 2.

Dono da pole, Simone Corsi conseguiu sustentar a ponta nos primeiros metros no Ricardo Tormo, com Raúl Fernández saindo bem para logo se colocar na segunda colocação.

A primeira largada da Moto2 em Valência (Vídeo: MotoGP)

Ainda no início da corrida, Xavi Vierge e Marco Bezzecchi e Lorenzo Baldassarri se envolveram em um acidente na curva 2, o que motivou uma bandeira vermelha para que a pista pudesse ser limpa.

A direção de prova, então, decidiu reduzir a distância para 16 voltas, com o grid baseado nas posições originais de largada.

A VR46 correu contra o tempo para arrumar a moto de Bezzecchi, mas acabou ficando sem tempo. Assim, o italiano iniciou a volta de aquecimento do pit-lane e precisou iniciar a corrida do fundo do pelotão.

Na segunda largada, Corsi não apareceu na posição de largada e, na saída, foi Augusto Fernández quem tomou a ponta, segurando Raúl, que tinha feito uma largada excelente. Gardner era o 9º.

Relargada da Moto2 aconteceu sem o pole-position (Vídeo: MotoGP)

Simone logo apareceu entrando nos boxes da Forward, mas ainda sem uma explicação do que tinha acontecido antes.

Ainda na segunda volta, Raúl tomou a ponta de Augusto. Para sonhar com o título, o espanhol precisava vencer e ainda dependia do resultado de Remy. Di Giannantonio era o terceiro, seguido por Arón Canet.

Na abertura da volta seguinte, Augusto conseguiu devolver a ultrapassar e retomar a liderança da corrida, mas ficou bem pouco por lá, já que o piloto da Ajo deu o troco quase que de imediato. Gardner seguia em nono, afastado de todo mundo.

Di Giannantonio partiu para o ataque e conseguiu tomar a ponta, diante de Raúl e Augusto. Canet era o quarto, seguido por Vietti e Lüthi. Atrás, Navarro passou Gardner, que desceu para décimo.

Remy, aliás, perdeu mais uma posição, com a escalada de Lowes, que não só passou o australiano, mas também deixou Lüthi para trás.

Na ponta, Raúl seguia perseguindo Di Giannantonio, que tinha pouco mais de 0s2 de margem. Augusto também não aparecia fora da briga, 0s1 atrás do espanhol da Ajo.

Raúl Fernández venceu a oitava do ano na Moto2 (Foto: Reprodução)

Na volta nove, Tetsuta Nagashima passou Gardner pelo 11º lugar. Ex-companheiros de SAG, os dois tiveram uma disputa limpa e sem incidentes. Raúl, porém, seguia em segundo e vendo Di Giannantonio se afastar.

Fernández, então, passou a forçar o ritmo para alcançar Fabio, enquanto Gardner achou um caminho para recuperar a posição de Nagashima.

Lüthi não deu conta de segurar Gardner e Nagashima, que conseguiram subir para décimo e 11º, respectivamente. Neste momento, Remy conquistaria o título com nove pontos de vantagem para Raúl.

Com quatro voltas para o fim, o vice-líder do Mundial colou em Di Giannantonio e retomou a liderança com uma manobra na curva 2. O piloto da moto #25 logo se afastou do rival.

Remy Gardner é o segundo filho de pai campeão a vencer no Mundial (Vídeo: MotoGP)

Com três voltas para o fim, Gardner vinha em décimo, 0s355 à frente de Nagashima, que tentava cortar o atraso para entrar no top-10. Perder a posição para o japonês, porém, não tiraria o título do filho de Wayne.

Raúl conquistou a oitava vitória do ano, mas o recorde não foi o bastante para derrotar Gardner, que chegou ao título com um décimo lugar em Valência.

Moto2 2021, GP da Comunidade Valenciana, Valência, Corrida:

1R FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo Kalex25min38s612
2F DI GIANNANTONIOGresini Kalex+0.517
3A FERNÁNDEZMarc VDS Kalex+0.786
4C VIETTIVR46 Kalex+2.393
5A CANETAspar Team+4.978
6X VIERGESRT Kalex+5.091
7S LOWESMarc VDS Kalex+5.415
8J NAVARROSpeed UP+5.808
9M SCHROTTERIntact Kalex+7.941
10R GARDNERRed Bull KTM Ajo Kalex+9.112
11T NAGASHIMAItaltrans Kalex+9.420
12T LÜTHIPertamina SAG Team+10.355
13S MANZIFlexbox HP40 Kalex+11.898
14M RAMÍREZAmerican Kalex+12.088
15H SYAHRINNTS RW Racing GP+12.361
16J DIXONSRT Kalex+13.982
17F ALDEGUERSpeed Up+14.022
18B BALTUSNTS RW Racing GP+14.145
19S CHANTRATeam Asia+17.111
20M BEZZECCHIVR46 Kalex+19.273
21C BEAUBIERAmerican Kalex+19.426
22A ARENASAspar Team+19.608
23T ARBOLINOIntact Kalex+19.986
24N BULEGAGresini Kalex+23.805
25B BENDSNEYDERPertamina SAG Team+31.559
26H GARZÓFlexbox HP40 KalexAbandonou
27D PRATAMA Pertamina SAG TeamAbandonou
28S CORSIForward MV AgustaAbandonou
29L BALDASSARIForward MV AgustaAbandonou
https://www.youtube.com/watch?v=YTtxIKjgal8
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.