GUIA 2026: González tenta de novo na Moto2, mas tem duo da Aspar na cola
A Moto2 mexeu pouco no grid para 2026, e um outro sul-americano promete dar muito trabalho para Manuel González: David Alonso, que empolgou na reta final de 2025. Dani Holgado também surge como ameaça
A MOTO2 NOVAMENTE TERÁ UM GRID FORTE E PROMETE MUITO EQUILÍBRIO EM 2026. Com o salto de Diogo Moreira para a MotoGP, a temporada começa com poucas mudanças no grid, com a manutenção da safra acontecendo muito por conta da falta de espaço na divisão de cima. No entanto, três nomes saltam aos olhos para a disputa do título: Manuel González, Dani Holgado e David Alonso.
Manu vem para o sexto ano na Moto2 e com a casca de quem sabe que bateu na trave para ser campeão. Ainda que o resultado no Mundial de Pilotos não fosse interferir no salto para a MotoGP, uma vez que Manu já tinha sido preterido, o espanhol espera ter aprendido com os erros, sobretudo aqueles que foram fatais na derrota para Moreira.
Relacionadas
No fim das contas, ainda que o balanço da temporada seja positivo, o vice veio amargo, afinal, o piloto da IntactGP teve uma boa vantagem na liderança e conquistou resultados satisfatórios: sete poles, quatro vitórias e nove pódios. Ainda assim, González perdeu a regularidade da primeira metade do ano na parte final do campeonato e viu o brasileiro alcançar a maior virada da história da Moto2 para faturar a taça.
Se o brazuca deu bastante trabalho em 2025 para Manuel, agora, o sarrafo se mantém no mesmo nível, e com outro sul-americano prometendo defender a honra deste lado do oceano. O colombiano Alonso é impiedoso, arrojado e, mais do que isso, talentoso o suficiente para fazer frente ao espanhol da IntactGP. Campeão da Moto3 em 2024, David demorou algumas corridas para acertar a mão na classe intermediária com a Aspar, mas empolgou na segunda metade da temporada, especialmente na parte final das corridas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
A vitória veio em Balaton Park, com mais três pódios em sequência na Austrália, Malásia e Portugal. O top-10 no campeonato foi o que deu para Alonso graças a uma primeira metade ruim. Mas a equipe anda sempre no pelotão da frente e é por ali que devemos ver o colombiano em 2026. Difícil será repetir a campanha na Moto3 de 2024, quando foi campeão como recordista de vitórias ― 14 no total ―, mas a expectativa é por uma presença constante entre os ponteiros.
Daniel Holgado é mais um que promete dar trabalho em 2026. Parceiro de Alonso na Aspar, a espanhol encaixou fácil na Moto2 e foi um dos atrativos da temporada passada. Com duas vitórias, cinco pódios e cinco poles, o #96 fechou o ano em sexto e apresentou credenciais para um campanha forte neste ano.
Barry Baltus é mais um que promete fazer aquela fumaça ao longo da temporada. O belga da Fantic não obteve triunfos em 2025, mas andou com constância entre os três primeiros ― foram sete pódios ―, falta agora aquele salto final para ser ainda mais competitivo na temporada. Arón Canet, antigo companheiro de Baltus, mudou para a Marc VDS e quer apagar o campeonato que fez. Afinal, embora tenha sido um dos candidatos ao título, faltou força e fôlego para brigar na parte de cima da tabela até o fim.
No conjunto do elenco, as mudanças não foram muitas. Da Moto3, saltam Luca Lunetta, Ángel Piqueras, Taiyo Furusato e José Antonio Rueda. O campeão da classe menor no ano passado chega à Moto2 ainda vestindo as cores da Ajo, mas longe da melhor condição física, já que sofreu um acidente assustador com Noah Dettwiler no GP da Malásia.

Agora usando o número #98, Rueda terá o desafio de aprender uma categoria nova, muito mais física, mas ainda fazendo as pazes com o corpo depois de um acidente que podia ter lhe custado a vida. O período de recuperação, com certeza, afetou o preparo para a estreia com as motos de 765cc.
No que diz respeito as trocas de equipe, Daniel Muñoz vai substituir Moreira na Italtrans, enquanto a Gresini promoveu reformulação completa: saem Darryn Binder e Albert Arenas, entram Sergio García e Alonso López. Canet foi para a Marc VDS, onde terá a companhia de Deniz Öncü, enquanto Tony Arbolino migrou para a Fantic. Filip Salac também mudou de garagem e foi para a American.
Confira o grid de pilotos para a temporada 2026 da Moto2:
| Piloto | Moto | Equipe |
| SERGIO GARCÍA (ESP) | 3 | Gresini Kalex |
| IVAN ORTOLÁ (ESP) | 4 | MSi Kalex |
| BARRY BALTUS (BEL) | 7 | Fantic Kalex |
| JORGE NAVARRO (ESP) | 9 | Klint Forward |
| ALEX ESCRIG (ESP) | 11 | Klint Forward |
| FILIP SALAC (TCH) | 12 | OF American Racing Kalex |
| CELESTINO VIETTI (ITA) | 13 | SpeedRS Boscoscuro |
| TONY ARBOLINO (ESP) | 14 | Fantic Kalex |
| JOE ROBERTS (EUA) | 16 | OF American Racing Kalex |
| DANIEL MUÑOZ (ESP) | 17 | Italtrans Kalex |
| MANUEL GONZÁLEZ (ESP) | 18 | Intact GP Kalex |
| ALONSO LÓPEZ (ESP) | 21 | Gresini Kalex |
| IZAN GUEVARA (ESP) | 28 | Pramac Yamaha Boscoscuro |
| LUCA LUNETTA (ITA) | 32 | SpeedRS Boscoscuro |
| ÁNGEL PIQUERAS (ESP) | 36 | MSi Kalex |
| ARÓN CANET (ESP) | 44 | Marc VDS Boscoscuro |
| DENIZ ÖNCÜ (TUR) | 53 | Marc VDS Boscoscuro |
| ALBERTO FERRÁNDEZ (ESP) | 54 | Pramac Yamaha Boscoscuro |
| MARIO AJI (IND) | 64 | Honda Team Asia Kalex |
| AYUMU SASAKI (JAP) | 71 | RW Racing Kalex |
| TAIYO FURUSATO (JAP) | 72 | Honda Team Asia Kalex |
| DAVID ALONSO (COL) | 80 | Aspar Team Kalex |
| SENNA AGIUS (AUS) | 81 | Intact GP Kalex |
| ZONTA VD GOORBERGH (HOL) | 84 | RW Racing Kalex |
| COLLIN VEIJER (HOL) | 95 | Red Bull KTM Ajo Kalex |
| DANIEL HOLGADO (ESP) | 96 | Aspar Team Kalex |
| JOSÉ ANTONIO RUEDA (ESP) | 98 | Red Bull KTM Ajo Kalex |
| ADRIÁN HUERTAS (ESP) | 99 | Italtrans Kalex |
A temporada 2026 começa neste fim de semana, com o GP da Tailândia, em Buriram. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa da MotoGP, assim como das demais classes do Mundial de Motovelocidade.

GUIA MOTOGP 2026
➠ MotoGP se despede das 1000cc em ano que Ducati mira reafirmar soberania
➠ MotoGP barra evolução de motores à espera de novo regulamento em 2027
➠ MotoGP fecha ciclo das 1000cc para explorar profundas mudanças nas regras
➠ Mercado de pilotos aquece antes mesmo dos motores e agita MotoGP
➠ Equipes e pilotos da MotoGP para a temporada 2026
➠ Marc Márquez põe título no alvo em busca de igualar recorde de Agostini
➠ Ducati inicia ano como Golias, mas ainda enfrenta dilemas na MotoGP
➠ Bagnaia vive futuro incerto na MotoGP e pressão por bons resultados
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!