Ortolá segura Alonso na Espanha e vence segunda seguida na Moto3. Moreira é 10º

Num GP da Espanha repleto de trocas de posição, Ivan Ortolá tomou a ponta nos últimos metros da prova e venceu pela Moto3 neste domingo (30)

A Moto3 viu um GP da Espanha repleto de trocas de posição neste domingo (30). O pole Deniz Öncü perdeu a liderança logo nas primeira voltas e, a partir daí, a briga pela vitória foi protagonizada por Daniel Holgado, Ivan Ortolá e Jaume Masià. Os três batalharam até os últimos giros, mas o dono da moto #48 conseguiu superar os demais para sair vitorioso de Jerez de la Frontera.

No fim das contas, quem apareceu em segundo lugar foi David Alonso, que chegou a assumir a ponta, mas foi superado por Ortolá nos últimos metros. Ele é o primeiro colombiano a conseguir um pódio no Mundial de Motovelocidade. Masià liderou a prova por bastante tempo, mas acabou sendo ultrapassado no fim e fechou o pódio.

Iván Ortolá venceu pela segunda vez seguida na Moto3 (Foto: MTA)

Ayumu Sasaki e José Antonio Rueda aparecem atrás. Daniel Holgado fechou em sexto e segue na liderança do campeonato — agora, isolado — com 59 pontos. Xavier Artigas, Tatsuki Suzuki, Deniz Öncü e Diogo Moreira completam o top-10. O brasileiro, que partiu do 14º lugar, teve corrida instável, mas está na vice-liderança do Mundial, só quatro pontos atrás de Holgado.

David Muñoz ficou de fora deste GP da Espanha em consequência de um acidente sofrido no sábado. O espanhol teve uma fratura no calcanhar do pé esquerdo.

A Moto3 volta à ativa no fim de semana de 14 de maio, com o GP da França, em Le Mans. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi o GP da Espanha de Moto3:

Como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o dia em Andalucía amanheceu nublado. Às vésperas da largada, a temperatura estava na casa dos 23°C, com o asfalto chegando a 31°C. A umidade relativa do ar estava na casa de 70%, com o vento soprando a 6 km/h.

No quesito escolha de pneus, praticamente uma unanimidade, com todos optando por um par de macios. Romano Fenati e Matteo Bertelle, por outro lado, escolheram a versão mais dura do calçado Dunlop para a dianteira.

Syahriffudin Azman teve de largar do fundo do pelotão e ainda terá de cumprir uma volta longa por ter rodado lento e atrapalhado outros pilotos durante o Q1 da Moto3.

Quando as luzes se apagaram na reta de largada de Jerez de la Frontera para as 19 voltas deste domingo, o pole-position Deniz Öncü saiu bem e sustentou a ponta, com Dani Holgado saindo muito bem para tomar o segundo posto, diante de Iván Ortolá e Ryusei Yamanka. Diogo Moreira perdeu uma posição e desceu para 14º.

Largada da Moto3 na Espanha (Vídeo: MotoGP)

Ainda no primeiro giro, Holgado passou Öncü, mas apenas brevemente, já que o troco de Deniz veio ligeiro. Yamanaka pulou para terceiro, diante de Ortolá, Fenati, Artigas e Masià. Moreira tinha perdido mais um posto e descido para 15º.

Em meados da segunda volta, Holgado passou Öncü mais uma vez, com Ortolá aparecendo para tomar o segundo posto logo depois.

Com o pelotão rodando bastante agrupado, as trocas de posição eram intensas. Holgado seguia firme na ponta, mas pressionado de perto por Ortolá. Yamanaka agora vinha em terceiro, um pouco mais afastado dos ponteiros.

Öncü, porém, não entregou os pontos e subiu para terceiro rapidamente, com Masià e Artigas também deixando Yamanaka para trás. Moreira tinha avançado para 12º.

Öncü sofre dupla ultrapassagem de Holgado e Ortolá (Vídeo: MotoGP)

Na volta quatro, Holgado e Ortolá tinham descolado do pelotão, abrindo mais de 0s8 em relação a Öncü, que vinha em terceiro, à frente de Masià, Yamanaka, David Alonso, Artigas, José Antonio Rueda, Fenati e Suzuki. Moreira era o 11º.

Se Deniz não conseguia se aproximar dos ponteiros, Masià tomou a frente do turco e passou a cortar a margem, de casa se afastando do piloto da Red Bull KTM Ajo. Enquanto isso, Moreira registrava a melhor volta da corrida em 1min46s352 na tentativa de recuperar posições.

Advertido por exceder os limites de pista repetidamente, Öncü caiu para sétimo, atrás também de Yamanaka, Artigas e Alonso. Com essa nova configuração da ponta, a vantagem de Holgado e Ortolá caiu bastante, com o pelotão colando mais uma vez.

Na volta 6, David Salvador sofreu um high-side na curva Dani Pedrosa, a antiga Dry Sack, e abandonou a disputa.

Yamanaka tem problemas técnicos e vai para o fundo do pelotão (Vídeo: MotoGP)

Enquanto isso, Yamanaka teve problemas e despencou para a última colocação para logo em seguida se dirigir aos boxes.

Alheio aos problemas do ex-companheiro de MSi, Moreira chegou a avançar para oitavo, mas seguia embolado em uma briga com Fenati, Sasaki e Suzuki.

Na liderança, Ortolá fez uma tentativa infrutífera para cima de Holgado e não só não conseguiu a ponta, como ainda caiu para quarto. Masià, porém, deu conta de passar Daniel por dentro e assumiu a ponta em Jerez.

Faltando 11 voltas para o fim, Riccardo Rossi também caiu na curva 6 e abandonou a prova. Yamanaka, por outro lado, voltou à corrida, mas bastante lento.

Masià lidera (Vídeo: MotoGP)

Na décima volta, Holgado atacou e retomou a liderança, com Artigas subindo para segundo, diante de Masià, Alonso, Ortolá e Rueda. Moreira era o 12º.

Moreira foi avançando e apareceu em nono, mas logo voltou a 11º, atrás de Suzuki e Toba. O brasileiro reagiu e tomou a posição de Kaito mais uma vez.

Com apenas oito voltas para o fim da corrida, Holgado seguia bastante pressionado por Artigas. Mas o cenário mudou logo em seguida, com Masià voltando à segunda colocação, diante de Alonso, Orotlá e Xavier.

Na passagem seguinte, Colin Veijer caiu também na curva 6. O holandês conseguiu levantar de imediato e voltar para a prova.

Em seguida, Masià passou Holgado e retomou a liderança da corrida. Atrás, Moreira passou Fenati e subiu para 11º. Em seguida, o brasileiro foi a décimo ao deixar Toba para trás.

Deniz Öncü não cumpriu a volta longa e teve o acréscimo de 3s ao tempo de prova (Foto: Red Bull KTM Ajo)

Na ponta, Ortolá ia pressionando Holgado. Depois de algumas tentativas frustradas, Iván pegou a segunda posição, já 0s2 atrás de Masià.

Com cinco voltas para o fim, Kaito Toba caiu e abandonou a disputa. Na ponta, Ortolá tomou o comando, com Masià e Holgado aparecendo em seguida.

Rueda foi mais um que conseguiu avançar e se instalou em quarto, atrás de Holgado. Mais adiante, Masià deu o bote em Ortolá e recuperou o comando em Jerez.

Faltando três voltas para o fim, Öncü foi punido com uma volta longa por repetidamente exceder os limites de pista.

Holgado conseguiu retomar a segunda posição e vinha pressionando Masià pela ponta. Alonso era o terceiro, diante de Ortolá e Sasaki. Moreira ainda era 11º.

Na penúltima volta, Alonso conseguiu passar Holgado, que desceu para terceiro. Pouco depois, Ortolá e Sasaki também passaram o líder do Mundial.

Já na volta final, Rueda também passou Holgado, que desceu pra sexto. Em seguida, Artigas também deixou Daniel para trás.

Alonso saltou para ponta, mas logo foi superado por Ortolá, que garantiu a vitória diante de David e Masià. Holgado foi apenas sexto, com Moreira passando Fenati para garantir o décimo posto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Moto3 2023, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, Corrida:

1I ORTOLÁMTA KTM33:57:50619  voltas
2D ALONSOAspar GasGas+0.034 
3J MASIÀLeopard Honda+0.215 
4A SASAKIIntactGP Husqvarna+0.422 
5J RUEDARed Bull KTM Ajo+0.549 
6D HOLGADORed Bull KTM Tech3+0.640 
7X ARTIGASPrüstelGP CFMoto+0.738 
8T SUZUKILeopard Honda+1.991 
9D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo+3.862 
10D MOREIRAMSI KTM+4.397 
11R FENATISnipers Honda+4.412 
12S OGDENVisionTrack Honda+4.722 
13M BERTELLESnipers Honda+10.012 
14F FARIOLIRed Bull KTM Tech3+11.335 
15S NEPAMTA KTM+11.613 
16T FURUSATOTeam Asia Honda+14.667 
17A MIGNOCIP KTM+16.525 
18J KELSOPrüstelGP CFMoto+26.905 
19M AJITeam Asia Honda+30.347 
20D ALMANSAPrüstelGP CFMoto+33.542 
21S AZMANMSI KTM+33.578 
22A CARRASCOBOE KTM+33.671 
23C VEIJERIntactGP Husqvarna+35.488 
24J WHATLEYVisionTrack Honda+35.734 
25R YAMANAKAAspar GasGas+1 volta 
26K TOBASic58 HondaAbandonou 
27R ROSSISic58 HondaAbandonou 
28D SALVADORCIP KTMAbandonou 
Ufa! “Vitória de Rins no GP das Américas é respiro necessário para Honda”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.