Ortolá segura Alonso em final eletrizante e vence GP da Grã-Bretanha de Moto3

Ivan Ortolá achou grandes manobras na última volta do GP da Grã-Bretanha e ainda precisou segurar ataques rivais para garantir mais uma vitória na Moto3 em 2024. David Alonso e Collin Veijer fecharam o pódio em Silverstone

A Moto3 voltou das férias disposta a entregar uma grande corrida, emocionante do início ao fim, e conseguiu neste domingo (4). No GP da Grã-Bretanha, um longo pelotão se alternou na briga pela vitória, que acabou com o aniversariante Ivan Ortolá, mesmo pressionado na volta final e com um erro na última curva.

Ainda líder do campeonato, David Alonso terminou na segunda colocação, depois de perder a dianteira no penúltimo giro. O colombiano ainda se envolveu em um polêmico toque com Collin Veijer na última volta. Com isso, o neerlandês acabou a prova de Silverstone na terceira posição.

Relacionadas


Daniel Holgado liderou boa parte da corrida na Moto3, mas acabou na quarta colocação, seguido por Stefano Nepa, Ryusei Yamanaka, Joel Kelso, Adrián Fernández, José Antônio Rueda e Tatsuki Suzuki fechando o top-10 no circuito inglês.

RANKING GP
▶️ As notas dos pilotos na primeira metade da MotoGP 2024

Iván Ortolá segurou rivais para vencer em Silverstone (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A largada da MotoGP para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, está marcada para às 9h (de Brasília) de domingo. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de Moto3:

Assim como já tinha acontecido no sábado, o domingo amanheceu carrancudo, com muitas nuvens no céu. Antes da largada da Moto3, os termômetros mediam 17°C, com o asfalto chegando a 26°C. A umidade relativa do ar estava em 65%, com o vento soprando a 4 km/h.

Na hora da largada, o pole-position Iván Ortolá saiu bem e sustentou a ponta, mas pressionado imediatamente por Joel Kelso, que tomou a liderança ainda nos primeiros metros. Ryusei Yamanaka e David Alonso vinham logo atrás.

A largada da Moto3 em Silverstone (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

O líder do Mundial começou rapidamente a fazer pressão em cima de Yamanaka, que, ao menos inicialmente, conseguiu segurar a posição. Dani Holgado, então, começou a pressionar o colombiano, que perdeu o lugar.

Ainda no início da corrida, Jacob Roulstone e David Muñoz escaparam da pista. Os dois conseguiram se manter na pista, mas despencaram no pelotão.

Na ponta, Kelso ia disparado. Na segunda vota, o #66 já tinha 0s346 de vantagem para Ortolá, que, aliás, foi superado por Holgado pouco depois. Alonso era agora o quarto, diante de Yamanaka.

Nepa cresceu na corrida e foi para a segunda posição (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

O Painel de Comissários julgou que Roulstone tinha guiado de maneira irresponsável e, por isso, aplicou uma dupla volta longa.

Pouco depois, Scott Ogden, Vicente Pérez e Ángel Piqueras caíram, todos na curva 18. O incidente começou com um high-side do #36, com Ogden não conseguindo desviar.

Ainda com 13 voltas para o fim, Holgado colocou por fora e tomou a liderança de Kelso. Stefano Nepa vinha agora em quarto, depois de passar Alonso, que faz um fim de semana mais apagado do que o habitual.

Disputas intensas no primeiro pelotão agitaram a prova no circuito inglês (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Nepa tomou brevemente o segundo posto de Kelso, mas o australiano respondeu rápido e voltou a pressionar Holgado, que seguia na liderança. Atrás, Collin Veijer vinha em sexto, chegando em Alonso.

A briga nesse pelotão da ponta, aliás, era intensa, com Tatsuki Suzuki surgindo para ocupar o sexto posto, diante de Veijer e Yamanaka. Ortolá aproveitou para pegar a linha de fora e avançar para segundo, diante de Nepa e Kelso.

Joel, aliás, seguiu no ataque e tomou a liderança de Holgado. Alonso vinha agora em terceiro, seguido por Nepa e Ortolá.

Com dez voltas para o fim, Holgado conseguiu recuperar a ponta, com Ortolá se colocando em segundo, à frente de Kelso, Alonso e Nepa. Iván não deixou Dani se acomodar na ponta e tomou a posição, com Joel aparecendo para ser segundo.

Nepa cresceu na corrida e foi para a segunda posição (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Holgado não se rendeu e retomou a liderança, com Nepa, Ortolá, Kelso e Alonso formando o top-5 em Silverstone. Adrián Fernández também começou a aparecer mais, se instalando em sexto.

Faltando oito voltas para a bandeirada, o primeiro pelotão tinha 11 pilotos, com Holgado sob intensa pressão de Kelso. Ortolá ainda era o terceiro, diante de Nepa e Alonso.

David, aliás, foi ao ataque em sequência. Os pilotos se colocaram lado a lado, com o colombiano aproveitando a curva 15 para passar três de uma vez e assumir o terceiro posto.

Com seis para o fim, Ortolá mais uma vez assumiu a ponta, deixando Holgado para se defender da pressão de Alonso. Kelso e Veijer vinham atrás.

O cenário, como sempre na Moto3, mudou rapidamente. Holgado não só conseguiu voltar para ponta, mas Kelso também avançou para terceiro ao superar Alonso.

Collin Veijer também tomou a liderança da MotoGP em Silverstone (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Joel atacou e tomou o segundo posto de Holgado, que reagiu pouco depois. Alonso também foi para cima e retomou o terceiro posto, com Veijer avançando para quarto.

Veijer tampouco ficou parado. O piloto da IntactGP pulou para segundo, à frente de Holgado, Alonso e Kelso. David também passou Dani, mas levou o troco pouco depois.

Alonso passou de novo e, em seguida, tirou Ortolá também do caminho, ocupando a segunda colocação, não muito distante do líder Veijer. O piloto da Aspar passou, então, a ensaiar um ataque para cima do #95.

Com três voltas para o fim, Alonso tomou a ponta em Silverstone, deixando Veijer para se defender de Holgado. A defesa foi breve, com o piloto da IntactGP perdendo não apenas para Dani, mas também para Ortolá. David aproveitou e abriu 0s2 de margem na frente.

A margem de Alonso foi devorada em instantes, mas, ao menos na primeira tentativa de ataque, o colombiano conseguiu se defender, freando por último para sustentar a ponta.

Com dois giros para o fim, Alonso e Ortolá descolaram um pouco do pelotão, com o piloto da Aspar resistindo à pressão para defender a ponta. Nessa, o grupo chegou junto mais uma vez.

Iván Ortolá garantiu a vitória no finalzinho (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Antes de abrir a última volta, Veijer conseguiu dar o bote e tomar a ponta, com Holgado e Ortolá fechando o top-3. Alonso era o quarto.

David não jogou a toalha e, com uma ultrapassagem dupla, recuperou o segundo posto. Pouco depois, Ortolá colocou por dentro e passou o piloto da Aspar. Logo de cara, Iván foi para cima de Veijer e assumiu o comando, com Alonso voltando ao segundo lugar.

Alonso tentou um ataque em Ortolá, que defendeu. Veijer tentou aproveitar, mas foi contido por Alonso. Iván recebeu a bandeirada com 0s123 de margem para Alonso, com Veijer ficando em terceiro.

Moto3 2024, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Resultado final:

1I ORTOLÁMT Helmets Msi32:42.32815 voltas
2D ALONSOCFMOTO Aspar Team+0.123 
3C VEIJERHusqvarna Intact GP+0.226 
4D HOLGADORed Bull GasGas Tech3+0.333 
5S NEPAMTA KTM+0.397 
6R YAMANAKAMT Helmets Msi+0.463 
7J KELSOBOE Motorsports+0.548 
8A FERNÁNDEZLeopard Racing+1.321 
9J RUEDARed Bull KTM Ajo+1.431 
10T SUZUKIHusqvarna Intact GP+1.537 
11M BERTELLESnipers Team Honda+1.614 
12D MUÑOZBOE Motorsports+12.542 
13J ESTEBANCFMOTO Aspar Team+12.642 
14R ROSSICIP KTM+12.747 
15N CARRAROMTA KTM+13.012 
16F FARIOLISIC58 Honda+13.708 
17J ROULSTONERed Bull GasGas Tech3+23.059 
18D ALMANSASnipers Team Honda+23.566 
19T BUSARIHonda Team Asia+32.585 
20N DETTWILERCIP KTM+47.831 
21D SHAHRILSIC58 Honda+52.349 
22V PÉREZMlav RacingNC 
23X ZURUTUZARed Bull KTM AjoNC 
24A PIQUERASLeopard RacingNC 
25S OGDENMlav RacingNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.