Dixon busca Canet, passa na última volta e vence na Grã-Bretanha na Moto2. García é 4º

Jake Dixon mostrou grande forma correndo em casa, ultrapassou Arón Canet no início da última volta e desencantou na temporada 2024 da Moto2. Sergio García ficou em quarto enquanto o companheiro Ai Ogura não passou de 14º

Jake Dixon finalmente desencantou e venceu a primeira prova na temporada 2024 da Moto2. Com uma grande ultrapassagem na última volta do GP da Grã-Bretanha, neste domingo (4), o piloto da casa levou a melhor em Silverstone em uma corrida elétrica e cheia de acidentes na classe intermediária do Mundial de Motovelocidade.

Arón Canet liderou boa parte da corrida, mas começou a sofrer pressão de Dixon nas últimas voltas. No início do giro final, o espanhol não resistiu à pressão e acabou superado. Mesmo assim, tentou a recuperação e acabou apenas 0s177 atrás do vencedor. O pódio ainda contou com Celestino Vietti em terceiro.

Relacionadas


O espanhol Sergio García brilhou em Silverstone. Depois de uma classificação ruim, cheia de problemas, mostrou ritmo intenso na corrida e ficou na quarta colocação e fica com liderança do campeonato, especialmente após o companheiro Ai Ogura terminar em 14º depois de largar na pole-position.

RANKING GP
▶️ As notas dos pilotos na primeira metade da MotoGP 2024

Jake Dixon levou a melhor correndo em casa e venceu a primeira em 2024 (Foto: Aspar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Manuel González ficou em quinto, seguido por Darryn Binder, Jeremy Alcoba, Albert Arenas, Alonso López e Senna Agius fechando o top-10. Diogo Moreira vinha bem na prova, na briga pelo pódio, mas caiu e abandonou.

Moto2 volta às pistas entre os dias 16 e 18 de agosto com o GP da Áustria, no Red Bull Ring, 11ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de Moto2:

Em um fim de semana de roteiro diferente, a Moto2 foi encarregada de fechar a programação do GP da Grã-Bretanha. A chuva que chegou a ensaiar uma aparição ainda no início da MotoGP, seguiu suspensa, apesar do céu bastante nublado. Antes da largada, os termômetros marcavam 19°C, com o asfalto chegando a 33°C. A umidade relativa do ar estava em 57%, com o vento soprando a 10 km/h.

Na hora da largada, o pole-position Ai Ogura saiu muito bem e manteve a pole. Celestino Vietti também começou com o pé direito e saltu para segundo, dianyte de Arón Canet, Jake Dixon e Diogo Moreira.

A largada da Moto2 para o GP da Grã-Bretanha (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Ainda nos primeiros metros, Roberts passou a pressionar Moreira e tomou a quinta colocação. Logo depois, Canet passou Vietti pelo segundo lugar.

Canet, então, foi para cima de Ogura e assumiu a ponta. Dixon também avançou, passando Vietti para ser terceiro. O piloto da Red Bull KTM Ajo logo tomou um bote duplo, superado por Roberts e Moreira.

Correndo em casa, Dixon atacou Ogura e passou, assumindo a segunda posição. Atrás, Moreira ia pressionando Roberts pela quarta colocação.

Roberts foi para o ataque e entrou na briga pelo pódio (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Ainda na segunda volta da corrida, Jaume Masià sofreu uma queda forte na curva 14, motivando uma bandeira amarela no último setor da pista.

Pouco depois, foi Roberts quem tomou o lugar de Ogura, mas o troco foi imediato. Moreira ia junto ali, buscando uma chance de passar. Tony Arbolino e Alonso López vinham atrás, também à frente de Vietti.

Com 14 voltas para o fim, Arbolino vinha tentando buscar Diogo, mas errou na seis e escapou para brita, onde acabou caindo, mas voltou para a corrida. O brasileiro não só ganhou um bom respiro em relação a López, mas também grudou em Roberts ara voltar à briga.

Arbolino caiu e abandonou a corrida em Silverstone (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na volta 5, Roberts conseguiu passar Ogura pela terceira colocação, mas o troco foi quase que imediato. Moreira ia junto ali, buscando uma brecha para passar.

Joe insistiu pouco depois e passou o japonês mais uma vez. Moreira, então, tentou o mesmo na reta, mas foi contido. Somkiat Chantra caiu e abandonou.

Na ponta, Dixon fez uma tentativa para cima de Canet, mas foi rebatido, Atrás. Moreira passou Ogura e assumiu o quarto posto, mas, pouco depois, caiu na 6. O #10 não se machucou e levantando correndo para pegar a moto.

González superou o companheiro Arenas na briga pelo pódio (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Instantes mais tarde, foi Roberts quem abandonou após uma queda na curva 2. Filip Salac foi mais um a se despedir bem antes da bandeirada.

Enquanto isso, Canet ia segurando Dixon, com Arenas agora à frente de Ogura. O japonês, aliás, vinha bem pressionado e acabou perdendo a quarta colocação para Manuel González. Líder do Mundial, Sergio García vinha só em nono.

Com nove voltas para o fim, Dixon voltou a cortar a vantagem de Canet, que vinha só 0s2 à frente. Atrás, González passou Arenas para ser terceiro colocado. Darryn BInder era o quinto, deixando Ogura logo à frente de García.

Com oito voltas para o fim, Mario Aji sofreu uma queda forte na curva 7, caindo de cabeça no chão.

Enquanto isso, García conseguiu passar Ogura e assumir o sexto posto, recuperando dez posições ao longo da disputa. Vietti também escalou e empurrou Ai para o oitavo lugar.

Empolgado, Binder vinha avançando e tomou a quarta colocação de Arenas. Terceiro, González vinha não muito distante.

Na ponta, Dixon ainda não tinha desistido de buscar Canet, mas sem achar um ponto em que pudesse efetivamente passar. Atrás, Vietti tentou ficar com a posição de García, mas o líder do Mundial de Pilotos conseguiu se manter.

Sergio não ficou parado. O espanhol tomou a quinta colocação de Arenas, que acabou superado também por Vietti pouco depois.

O #3 seguiu embalado e tomou a quarta colocação de Binder pouco depois, colocando o pódio na mira. O espanhol tinha só 0s3 de atraso para Manu González.

Com três voltas para o fim, Canet seguia firme na liderança, mas intensamente pressionado por Dixon. Atrás, García ia mirando González, mas tinha Vietti logo atrás.

Jake Dixon bateu Arón Canet na última volta (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Sem muita demora, o piloto da MSi atacou por dentro e tomou a terceira posição de González. Vietti seguiu o mesmo roteiro, piorando ainda mais o dia do aniversariante Manu.

Antes de fechar a penúltima volta, Vietti passou García pelo terceiro posto. Na sequência, Dixon achou espaço por dentro e tomou a ponta de Canet, de cara abrindo vantagem.

No miolo, Arón ainda conseguiu grudar mais uma vez, mas o britânico conseguiu segurar para receber a bandeirada com 0s177 de margem.

Moto2 2024, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Corrida:

1J DIXONCFMOTO Aspar Kalex17 voltas
2A CANETFantic Kalex+0.177
3C VIETTIRed Bull KTM Ajo Kalex+7.054
4S GARCÍAMSI Kalex+8.476
5M GONZÁLEZGresini Kalex+8.718
6D BINDERHusqvarna Intact GP+8.901
7J ALCOBAYamaha VR46 Kalex+10.505
8A ARENASGresini Kalex+11.689
9A LÓPEZSpeedUp Boscoscuro+12.390
10S AGIUSHusqvarna Intact GP+13.935
11Z VD GOORBERGHRW-Idrofoglia Kalex+14.115
12F ALDEGUERSpeedUp Boscoscuro+14.308
13B BENDSNEYDERPreicanos Racing Team+14.942
14A OGURAMSI Kalex+17.541
15M RAMÍREZAmerican Racing Kalex+17.767
16B BALTUSRW-Idrofoglia Kalex+22.228
17M SCHROTTERRed Bull KTM Ajo Kalex+22.302
18J NAVARROForward Factory Team+25.002
19D FOGGIAItaltrans Kalex+29.245
20I GUEVARACFMOTO Aspar Kalex+29.375
21A SASAKIYamaha VR46 Kalex+32.702
22A ESCRIGForward Factory Team+50.176
23X ARTIGASForward Factory Team+1:11.504
24M AJIHonda Team Asia KalexNC
25J ROBERTSAmerican Racing KalexNC
26T ARBOLINOMarc VDS KalexNC
27F SALACMarc VDS KalexNC
28D MOREIRAItaltrans KalexNC
29S CHANTRAHonda Team Asia KalexNC
30J MASIÀPertamina GAS UP KalexNC
31X CARDELUSFantic KalexNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.