Dixon supera erro, caça Ogura e vence na Moto2 na Holanda. Acosta é 3º e Arbolino, 7º

Jake Dixon superou um erro quando liderava, voltou a caçar os ponteiros e disparou na frente após tomar a ponta para conquistar a primeira vitória na Moto2. Ai Ogura ficou em segundo, com Pedro Acosta segurando Fermín Aldeguer para ser terceiro. Líder do Mundial, Toyn Arbolino acabou em sétimo

Jake Dixon conquistou neste domingo (25) a primeira vitória da carreira na Moto2. O britânico precisou superar um erro enquanto liderava para bater Ai Ogura e receber a bandeirada com 1s334 de margem no GP da Holanda.

A corrida de Assen teve Alonso López no comando das primeiras voltas, mas o espanhol não suportou o ritmo. Ai Ogura ficou um tempo na ponta, mas foi superado por Dixon, que errou pouco depois e caiu para terceiro.

Jake Dixon (Foto: Aspar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Jake, contudo, remou mais uma vez e, já na reta final da prova, passou Ogura para assegurar o topo do pódio holandês. Acosta também precisou suar até o final, já que além de cumprir uma volta longa por cortar a chicane, precisou resistir ao ataque de Fermín Aldeguer, mas assegurou a terceira colocação.

Arón Canet ficou em quinto, diante de Alonso López. Líder do Mundial, Tony Arbolino fez uma corrida apagadinha e foi apenas sétimo, à frente de Manuel González, Albert Arenas e Celestino Vietti.

Com o resultado, Arbolino mantém a liderança do Mundial de Pilotos, com 148 pontos, apenas oito a mais do que Acosta. Dixon é o terceiro, seguido por López e Canet.

A Moto2 agora entra em férias e volta à ativa apenas entre os dias 4 e 6 de agosto para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi o GP da Holanda de Moto2:

Com o sol brilhando no céu de Assen, a Moto2 encontrou um cenário perfeito para o GP da Holanda. Antes da largada, a temperatura estava na casa dos 30°C, com o asfalto chegando a 44°C. A umidade relativa do ar estava em 37%, com o vento soprando a 8 km/h.

Na hora da largada, o pole Aloso López saiu bem e manteve a liderança, com Ai Ogura em segundo, diante de Jake Dixon, preservando a formação do grid. Pedro Acosta caiu para sétimo, seguido por Tony Arbolino.

Largada da Moto2 em Assen (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Arbolino logo passou Acosta e ainda avançou mais um posto, chegando a sexto. Pedro acompanhou e se instalou em sétimo, à frente de Canet. Ainda na segunda volta, o piloto da Red Bull KTM Ajo aproveitou a entrada da Geert Timmer Bocht para tomar a posição de Tony.

Na ponta, López tinha conseguiu mais de 0s7 de vantagem para Ogura, que vinha mais pressionado por Dixon. Aldeguer vinha tentando pressionar pelo pódio, acompanhado por Arenas, Acosta e Arbolino.

No fim da volta três, Canet passou Arbolino, que caiu para oitavo. Acosta, por outro lado, avançou para quinto, passando Arenas.

Pedro Acosta e Tony Arbolino brigaram por posições no início da corrida (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

O italiano da Marc VDS não tardou em reagir ao ataque de Arón e reassumiu a sétima posição. Na frente, Acosta pressionava Aldeguer, que não sustentou a quarta colocação por muito tempo.

Fermín passou, então, a ser pressionado por Arbolino, mas conseguiu manter uma diferença na casa de 0s2.

Na liderança, López viu a vantagem para Ogura cair para 0s4, com Dixon bastante perto da briga também.

Na volta 7, a diferença entre López e Ogura tinha baixado para 0s3. Dixon vinha firme, com Acosta mais e mais perto.

Pedro Acosta e Fermín Aldeguer batalharam em Assen (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Aldeguer, por outro lado, tinha de cumprir uma volta longa por ter cortado a curva 17, na chicane Geert Timmer Bocht.

Depois de muita espera, Dixon conseguiu passar Ogura e assumiu o segundo posto, 0s2 atrás de Alonso. Acosta vinha em quarto, já descolado do pelotão que vinha atrás.

Atrás, Arbolino vinha em sexto, atrás de Aldeguer, que ainda não tinha cumprido a punição por cortar a chicane.

Jake Dixon foi ao ataque (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Com 13 voltas para o fim, Somkiat Chantra caiu e abandonou a disputa, mas sem ferimentos mais graves.

Com 12 voltas para o fim, Aldeguer passou pela volta longa, perdendo duas posições. Assim, Arbolino subiu para sexto, 0s6 atrás de Canet, o quinto.

Conduzindo a caçada, Dixon colou em López e passou a dar umas espiadas para tentar tomar a ponta. Ogura também tentava suportar a pressão de Acosta pelo terceiro lugar.

Jake Dixon errou e perdeu a ponta do GP da Holanda (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Na abertura da volta 13, Dixon aproveitou a curva 1 para tomar a ponta de López. O britânico até deu uma espalhada pouco depois, mas sustentou a ponta. Atrás, Acosta ia pressionando Ogura, enquanto Arbolino caiu para sétimo, atrás de Aldeguer.

Ogura, então, passou López para ser segundo, com Acosta seguindo o mesmo roteiro para ser terceiro. Canet vinha em quinto, não muito longe.

Dixon conseguiu abrir vantagem na ponta, mas errou pouco depois e caiu para terceiro. Ogura era o novo líder, à frente de Acosta.

Ogura, então, forçou o ritmo e descolou mais de 1s de Dixon, que tinha passado Acosta, aproveitando um erro do espanhol. López vinha em quarto, mas muito distante. Canet era quinto, diante de Aldeguer e Arbolino.

Jake Dixon passa Ai Ogura para retomar a liderança (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Izán Guevara caiu e abandonou a disputa, mas sem sofrer lesões maiores.

Enquanto isso, Canet passou López e conseguiu assumir o quarto posto.

Na sequência, a direção de prova avistou que Acosta tinha de pagar volta longa por ter cortado a 17, a temida Geert Timmer Bocht.

Pedro pagou a punição, mas manteve o terceiro posto, agora muito mais próximo de Canet. Mas, no visual, a impressão é de que o #37 passou no verde, o que resultaria em um obrigatório retorno à zona de punição.

Na ponta, Dixon coloou em Ogura e, com duas voltas para o fim, aproveitou a reta para passar, dando uma prensada no rival, que acabou perdendo contato logo de cara.

Na abertura da volta final, Dixon tinha mais de 1s de frente para Ogura, bastante afastado de Acosta. Aldeger, porém, atacou Pedro e passou, mas o troco veio em seguida, como espanhol atrasando a freada.

Moto2 2023, GP da Holanda, Assen, Final:

1J DIXONAspar Kalex35:43.41122 voltas
2A OGURATeam Asia Kalex+1.334 
3P ACOSTARed Bull KTM Ajo Kalex+4.448 
4F ALDEGUERSpeed UP Boscoscuro+4.487 
5A CANETPONS Kalex+4.884 
6A LÓPEZSpeed UP Boscoscuro+9.555 
7T ARBOLINOMarc VDS Kalex+9.625 
8M GONZÁLEZVR46 Master Camp Kalex+10.547 
9A ARENASRed Bull KTM Ajo Kalex+10.615 
10C VIETTIFantic Kalex+10.761 
11S LOWESMarc VDS Kalex+15.964 
12B BALTUSRW Kalex+18.238 
13S GARCIAPONS Kalex+20.408 
14D BINDERIntactGP Kalex+20.639 
15J ALCOBAGresini Kalex+24.492 
16L TULOVICIntactGP Kalex+29.416 
17C TATAYAmerican Kalex+32.440 
18J ROBERTSItaltrans Kalex+35.017 
19D FOGGIAItaltrans Kalex+35.235 
20Z VAN DEN GOORBERGHRW Kalex+50.394 
21T HADASAG Kalex+1:09.768 
22Y RUIZForward+ 3 voltas 
 F SALACGresini KalexNC 
 B GOMEZFantic KalexNC 
 A ESCRIGForwardNC 
 I GUEVARAAspar KalexNC 
 S KELLYAmerican KalexNC 
 S CHANTRATeam Asia KalexNC 
Por que Marc Márquez cai tanto na MotoGP?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.