Zarco voa no fim, detona tempo de Quartararo e comanda TL1 da MotoGP na Áustria

Depois de um treino marcado por diferenças mínimas entre os ponteiros, Johann Zarco se descolou do pelotão para cravar 1min29s838 e assegurar a liderança do primeiro treino livre da MotoGP, 0s399 mais rápido do que Fabio Quartararo. Maverick Viñales completa o top-3

Johann Zarco voou na volta final para garantir a liderança do primeiro treino livre da MotoGP para o GP da Áustria. O francês da Pramac aproveitou a última de 20 voltas na manhã desta sexta-feira (18) para ser o único a rodar abaixo da marca de 1min30s.

Durante toda a sessão, os variados líderes estiveram separados por menos de 0s1. Zarco, no entanto, tratou de detonar os adversários e, ao cravar 1min29s838, assegurou a ponta com 0s399 de margem para Fabio Quartararo, o segundo colocado.

Johann Zarco liderou o primeiro treino da MotoGP na Áustria (Foto: Red Bull Content Pool)

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Maverick Viñales ficou com o terceiro posto, diante de Álex Márquez e Marco Bezzecchi. Fabio Di Giannantonio surpreendeu e ficou com o sexto lugar, diante de Takaaki Nakagami.

Líder do Mundial, Francesco Bagnaia fez a melhor volta em 1min30s367 e assegurou o oitavo tempo, seguido por Aleix Espargaró. Enea Bastianini completa um top-10 coberto por 0s591.

O treino da MotoGP para o GP da Áustria, no Red Bull Ring, está marcado para às 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores: Moto2Moto3 e MotoE.

Saiba como foi o treino livre 1 da MotoGP no Red Bull Ring:

A sexta-feira amanheceu com céu parcialmente nublado em Spielberg. Quando a MotoGP entrou na pista, os termômetros marcavam 25°C, com o asfalto chegando a 26°C. A umidade relativa do ar estava na casa dos 72%, com o vento soprando a 6 km/h.

Tão logo o relógio passou a contar os 45 minutos da sessão, os pilotos foram todos para pista calçando um pneu traseiro médio. Na dianteira, a opção era mais variada, com macios e médios entrando em cena.

Maverick Viñales foi o primeiro a ocupar o topo da tabela, com 1mn31s751, 0s624 melhor do que Enea Bastianini. Fabio Quartararo vinha em terceiro.

Ainda no início da sessão, Álex Márquez precisou se retirar da pista após muita fumaça sair da Desmosedici da Gresini a partir da curva 9 do traçado austríaco.

Álex Márquez teve problemas ainda no início da sessão (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Enquanto isso, Bastianini foi a 1min30s852 e tomou a ponta, 0s136 melhor do que Viñales. Jorge Martín vinha agora em terceiro, com Quartararo e Francesco Bagnaia fechando o top-5.

Viñales reagiu prontamente e retomou o comando com uma volta em 1min30s270, só 0s018 melhor do que Quartararo. Takaaki Nakagami não vinha muito distante, parecendo em terceiro a apenas 0s068 do ponteiro.

Com mais de 15 minutos de treino, 17 pilotos estavam no mesmo segundo do líder: Viñales, Quartararo, Nakagami, Johann Zarco, Alex Espargaró, Jorge Martín, Enea Bastianini, Bagnaia, Luca Marini, Brad Binder, Marc Márquez, Franco Morbidelli, Marco Bezzecchi, Miguel Oliveira, Pol Espargaró, Joan Mir e Augusto Fernández.

Na nona volta nesta manhã, Quartararo cravou 1mn30s237 e pulou para a liderança, superando Viñales por 0s033.

Na Honda, uma novidade: os dois pilotos homologaram a carenagem testada por Takaaki Nakagami em Silverstone. Joan Mir tinha a novidade aerodinâmica nas duas motos, enquanto Márquez seguia na comparação, com uma versão em cada protótipo.

Fabio Quartararo também contava com um novo pacote aerodinâmico (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Restando pouco menos de 22 minutos para o fim da sessão, Augusto Fernández caiu na entrada da curva 2 a, mas não se feriu. O espanhol logo se levantou e subiu na moto para tentar retornar aos boxes da GasGas Tech3.

Um pouco depois, foi Marc Márquez quem teve problemas. O hexacampeão da MotoGP precisou salvar uma queda na curva 4 e acabou saindo da pista, mas controlou a moto e retomou o treino sem problemas. O #93 era o 14º na sessão.

Bezzecchi, por outro lado, cravou 1min30s305 e subiu para o terceiro posto, 0s068 mais lento que Quartararo, que seguia no topo da folha de tempos.

Superado o problema com a moto, Álex Márquez foi a 1min30s286 e se instalou na terceira posição, só 0s049 mais lento que Quartararo. Os quatro ponteiros, aliás, estavam afastados por 0s068.

Nos minutos finais da sessão, a dupla da Pramac decidiu testar o pneu dianteiro duro, assim como Enea Bastianini.

Faltando pouco mais de quatro minutos para o fim, Marc Márquez sofreu uma queda na curva 4, a mesma em que tinha evitado um tombo minutos antes, após escapar e não conseguir se manter de pé na brita. Foi a 16ª queda do espanhol no ano.

Na 16ª volta nesta sexta-feira, Fabio Di Giannantonio foi a 1min30s318 e saltou para a quinta colocação, 0s081 mais lento do que Quartararo. Agora, eram 20 os pilotos separados por 1s.

Com cronômetro zerado, Zarco foi a 1min29s838 e tomou a ponta de Quartararo por 0s399, a maior diferença exibida na liderança ao longo de todo o treino.

MotoGP 2023, GP da Áustria, Red Bull Ring, Treino Livre 1:

1J ZARCOPramac Ducati1:29.838 
2F QUARTARAROYamaha1:30.237+0.399
3M VIÑALESAprilia1:30.249+0.411
4Á MÁRQUEZGresini Ducati1:30.286+0.448
5M BEZZECCHIVR461:30.305+0.467
6F DI GIANNANTONIOGresini Ducati1:30.307+0.469
7T NAKAGAMILCR Honda1:30.338+0.500
8F BAGNAIADucati1:30.367+0.529
9A ESPARGARÓAprilia1:30.376+0.538
10J MARTÍNPramac Ducati1:30.429+0.591
11E BASTIANINIDucati1:30.459+0.621
12J MIRHonda1:30.460+0.622
13F MORBIDELLIYamaha1:30.642+0.804
14B BINDERKTM1:30.746+0.908
15L MARINIVR461:30.778+0.940
16P ESPARGARÓGasGas Tech31:30.797+0.959
17M OLIVEIRARNF Aprilia1:30.821+0.983
18M MÁRQUEZHonda1:30.856+1.018
19A FERNÁNDEZGasGas Tech31:31.020+1.182
20R FERNÁNDEZRNF Aprilia1:31.232+1.394
21L SAVADORIAprilia1:31.283+1.445
22J MILLERKTM1:31.366+1.528
23I LECUONALCR Honda1:31.885+2.047
KTM vive dilema na MotoGP 2024: pilotos demais e vagas de menos
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.