Martín controla clima instável da Austrália e dá novo passo rumo ao título na MotoGP

Jorge Martín foi soberano na corrida sprint da MotoGP na Austrália e venceu com autoridade, deixando cada vez mais claro que está pronto para o título da classe rainha em 2024. E que o rival Pecco Bagnaia vai precisar de muito esforço para buscar a diferença nas últimas etapas do campeonato

A corrida sprint da MotoGP na Austrália demorou um ano para finalmente acontecer, já que foi cancelada pelas condições adversas na temporada passada. Quando rolou, foi palco de um domínio de Jorge Martín. Um controle já desenhado desde a classificação, quando o espanhol sobrou e fez uma confortável pole.

Phillip Island costuma receber os pilotos da MotoGP com um clima ingrato e este ano não tem sido diferente. No primeiro dia, a chuva deu as caras e até cancelou o treino livre que abriria o cronograma. Neste sábado (19), o vento foi um fato determinante para o rendimento dos competidores da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, mas só Martín parece ter matado no peito a situação mais complicada.

Chegando em um momento delicado no campeonato, diante de uma acirrada disputa com o rival Francesco Bagnaia, Martín tinha tudo para tomar mais cuidados e garantir pontos na briga pelo título, ainda mais depois de ter perdido metade da vantagem na etapa passada, no Japão. O que se viu, porém, foi uma exibição de classe. Para ajudar, o italiano não passou da quarta posição no primeiro round.

Mais do que isso, o espanhol da Pramac deixa um recado bem claro para os rivais, especialmente Bagnaia: está pronto para ser campeão e as atuações recentes mostram isso. Ainda que não tenha vencido no Japão, fez boa prova de recuperação. Na Indonésia, foi soberano na corrida principal depois de vacilo na sprint. E na Emília-Romanha, perdeu por uma ousadia de Enea Bastianini na última volta, mas estava sob controle até aquele ponto.

Jorge Martín fez muita festa com a vitória no circuito australiano (Foto: AFP)

Hoje, parece cada vez mais claro que Martín é o grande favorito ao título. Mesmo que outros competidores tentem atrapalhar seu desempenho na Austrália, segue como o grande nome para a prova principal, ainda mais para vingar o erro do ano passado, quando liderou até o giro final e recebeu a bandeira quadriculada no quarto lugar por um erro na escolha de pneus.

“Por fim conseguimos uma vitória em corrida sprint, estou contente. Pensei que com o Marc [Márquez] perto seria muito difícil, mas não sei o que aconteceu e vi que já tinha um boa distância. Mantive o ritmo e quando vi que estava com boa vantagem, consegui controlar melhor. O vento era forte, mas não era constante, então não foi fácil. Estou feliz, mas preciso ficar concentrado para amanhã, será muito difícil”, apontou.

“Larguei bem e não sabia bem o que esperar do pneu traseiro nas primeiras voltas. Não andamos muito no piso seco durante o fim de semana e quis ser prudente. Logo comecei a aumentar o ritmo e abrir vantagem. O vento mudava muito e a cada volta era diferente”, acrescentou.

“Vi que o Pecco Bagnaia estava em segundo e pensei que poderia me alcançar, mas consegui aumentar a vantagem e quando o Marc tomou o segundo lugar tentei mantê-lo ali. Ele vinha muito rápido, então amanhã será outra história, será uma corrida para controlar. O importante é decidir o pneu de amanhã, temos trabalho porque é uma corrida longa e complicada. É complexa para entender, ano passado fizemos 18 voltas com o pneu macio, que parece o máximo para este ano”, finalizou.

MotoGP volta a acelerar neste domingo (20), a partir de 0h (de Brasília), com o GP da Austrália, em Phillip Island, 16ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!