Martín espanta fantasmas da Indonésia e prova estar pronto para ser campeão da MotoGP
Jorge Martín se redimiu do erro que custou a vitória na sprint para brilhar na corrida principal da Indonésia. Para isso, porém, o espanhol precisou esquecer os traumas passados em Mandalika e teve uma atuação de campeão. Agora, joga a pressão toda no colo do rival Pecco Bagnaia
Correr pressionado nunca é uma situação fácil, ainda mais na MotoGP. Quando a pressão é causada por seus próprios erros, tudo fica ainda mais difícil. Foi assim que Jorge Martín entrou na pista neste domingo (29) antes de vencer o GP da Indonésia de formam impecável. Depois de fazer a pole, o espanhol liderou todas as voltas e venceu com margem confortável.
O problema é que o dia anterior tinha deixado marcas em Martín. Também saindo na frente, caiu logo no início da sprint e terminou fora da zona de pontuação, com o rival Francesco Bagnaia levando a melhor. Um cenário que também já tinha acontecido no ano passado e que gerou uma virada a favor do italiano na briga pelo título.
Dessa vez, no entanto, o cenário se mostrou positivo para o piloto da Pramac. Na busca do primeiro título da MotoGP, deu um importante passo rumo a uma conquista que parece madura e cada vez mais justa pelo desempenho mostrado ao longo do ano. Não há dúvidas de que Martín é merecedor dessa conquista, mas antes faltava espantar os fantasmas de Mandalika.
“Estou contente pelo que significa este resultado, mais do que a vitória em si. Me vinguei de Mandalika. Depois da queda da temporada passada e do incidente de ontem, foi uma corrida difícil, mas o importante é aprender. Se apareceu um fantasma na curva 13, apareceram outros na curva 16”, brincou o líder do campeonato.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Ontem foi muito otimista. Hoje andei com mais calma, principalmente nas três primeiras voltas. Quer dizer, tento sempre ser calma. Tentei ser minha melhor versão, é importante fazer as mesmas coisas. Não tentei mudar ou forçar, nem poupar. Estava no máximo, então era o Pedro [Acosta] me alcançando e cometendo erros”, destacou.
Martín chegou na Indonésia com 24 pontos de vantagem para Bagnaia, mas viu a margem cair pela metade no sábado. Agora, vai para a próxima etapa com 21 tentos à frente do rival. Ou seja, apesar do erro, a situação segue parecida e com uma prova a menos em jogo. Um cenário quase perfeito para quem quer se sagrar campeão.
Mas mesmo que essa diferença caia nas próximas corridas, Martín já mostrou mais de uma vez que está pronto para reagir e se manter concentrado na disputa pelo título da temporada 2024. Agora, Bagnaia é quem precisa se provar caso queira levar o terceiro título consecutivo.
E o italiano tem sofrido um bocado na situação de caçador. Diferente do ano passado, quando era presa de um desesperado Martín, agora o piloto da Ducati precisa reverter uma ingrata desvantagem nas cinco etapas que restam. E sem errar, algo que tem sido corriqueiro nos últimos finais de semana. A corrida principal da Indonésia não foi diferente, com uma falha logo na largada.
“No final, não foi tão ruim. Cometi mais erros na primeira volta, porque cheguei à curva 16 um pouco mais relaxado e dois pilotos me ultrapassaram. Depois de a moto ter caído, ela acelerou muito bem. Temos de analisar isso. Desde Aragão não consigo ter bom arranque. Nessa fase, perco sempre”, lamentou.
Mas, afinal, reduzimos três pontos [de diferença para Martín]. Esse era o objetivo. Tivemos sorte porque o Jorge caiu ontem. Nos ajudou a recuperar pontos. Faltam 10 corridas, por isso será importante continuar assim, me recuperando, tentando fazer melhor. Em Motegi espero ser um pouco melhor do que aqui. Veremos”, completou Pecco.
A MotoGP volta a acelerar no próximo fim de semana, entre 4 a 6 de outubro, com o GP do Japão, em Motegi, para a 16ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.