Martín minimiza impacto de peso no desgaste dos pneus da MotoGP: “Não faz diferença”

Discussão do fim de semana no Catar, Martín, Bagnaia e Bezzecchi deram suas impressões sobre se a perda de peso traz, de fato, algum impacto no seu desempenho na MotoGP

Jorge Martín é um dos pilotos que acredita que perder peso não faz diferença na performance na MotoGP. O tema rondou o início do fim de semana do GP do Catar, estreia da temporada 2024. Para se ter uma ideia, Maverick Viñales garante que sua dieta rendeu quatro quilos a menos em relação a 2023, na tentativa de ter um desempenho melhor com a Aprilia.

Aleix Espargaró, por sua vez, seguiu ‘Top Gun” e afirmou que nota a diferença no consumo dos pneus quando engorda alguns poucos quilos. Ao contrário do que acontece em algumas categorias, a MotoGP não tem um peso mínimo para o conjunto moto e piloto.

Assim, em casos de motos mais pesadas, os competidores se sacrificam para compensar. Perguntados sobre o tema, os três primeiros colocados do ano passado partilharam suas opiniões sobre o tema. Francesco Bagnaia não acredita que isso possa fazer a diferença.

“Para mim, é a mesma coisa. Acho que você te de estar na melhor forma possível para ter o potencial de rodar no mesmo nível ao longo de toda a corrida”, analisou.

Aleix Espargaró abriu discussão sobre o peso dos pilotos na MotoGP (Foto: Aprilia)

Martín acrescentou que tem propensão a ganhar peso, por isso, preocupa-se em manter a mesma forma sempre. “Pode ver pelo meu corpo, consigo crescer com muita facilidade. Acho importante ser consistente, por isso, não creio que perder um ou dois quilos mude algo”.

A categoria nunca esteve tão perto como em 2024 e, portanto, os pilotos farão de tudo para obter até as menores vantagens. Marco Bezzecchi pesa 61 quilos e aponta que precisa manter sempre o mesmo peso. “Se eu perder, vou voar para longe da moto”, brincou.

MotoGP volta a acelerar ainda nesta sexta-feira (8), em Lusail, no Catar, com o treino que define quem avança diretamente para o Q2 da classificação, a partir de 8h (de Brasília). A definição do grid de largada acontece 9h. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.