Martín perde fôlego na sprint, mas soma 23% mais pontos aos domingos do que em 2023

Se na campanha passada foram as sprint que fizeram a diferença na performance de Jorge Martín, desta vez a atuação nos GPs que merece destaque. Mesmo com uma vitória a menos do que no ano passado, o piloto da Pramac fez 23,4% mais pontos aos domingos em 2024 em comparação com o ano anterior

Jorge Martín está a um passo de fazer história. Aos 26 anos, o espanhol natural de Madri pode fechar o GP Solidário de Barcelona como o primeiro piloto de equipe satélite a conquistar o Mundial de Pilotos na era da MotoGP — desde 2002 —, mas, para isso, terá de conter a tentativa de reação de Francesco Bagnaia, que ainda tem chances matemáticas de chegar ao tricampeonato.

O confronto Martín x Bagnaia não é novidade. Os dois foram rivais pelo título no ano passado, mas em posições diferentes. Naquela ocasião, foi Pecco quem chegou à corrida final na liderança do Mundial e conseguiu fazer frente ao ataque de Jorge para defender o #1.

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Desta vez, contudo, é o italiano que se vê ante uma tarefa das mais árduas. Martín tem 24 pontos de frente, com 37 em jogo no fim de semana. Assim, o #89 pode assegurar um lugar na Torre dos Campeões já no sábado, dependendo do resultado da corrida sprint. Se somar dois pontos a mais do que o rival da Ducati, Jorge será declarado campeão com um dia de antecedência.

Ao longo do campeonato, a boa forma de Martín foi evidente, mas também foi perceptível que o espanhol apresentou uma nova maneira de competir. Saiu de cena o piloto que buscava a vitória a todo custo — mesmo arriscando um abandono — e entrou um que entende que a consistência é vital em uma briga pelo título.

LADO A LADO
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 Jorge Martín x Francesco Bagnaia

Jorge Martín melhorou a performance aos domingo em comparação com 2023 (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)

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No comparativo dos números de 2023 e 2024, é possível perceber uma ligeira perda de fôlego nas sprint. Não que a performance tenha sido ruim, longe disso. Mas ele venceu um pouco menos — cerca de 2,3% menos. No entanto, o piloto da Pramac conseguiu quatro pódios mais. Com dois abandonos em provas curtas, Jorge fica com um saldo de quatro pontos a menos do que em 2023 no que diz respeito apenas às corridas curtas.

A grande diferença na performance de Martín, entretanto, reside nos GPs. Em comparação com o ano passado — e faltando ainda o GP Solidário de Barcelona —, o líder do Mundial conseguiu um triunfo a menos — 4 a 3 —, mas conseguiu muito mais pódios. Descontando as vitórias, Jorge fez outros 11 top-3 em 2024, contra apenas quatro no ano anterior. Além disso, ele abandonou menos corridas: foram quatro abandonos no ano passado e dois neste.

Assim, Martín somou 23,4% pontos a mais em GPs do que no ano passado, o que o coloca em uma posição mais forte para a decisão do campeonato.

No total da temporada, Martín somou 13,3% pontos mais do que em 2023, resultado de uma campanha mais consistente, ainda que menos vitoriosa.

SprintGP
2023202420232024
Vitórias9743
Pódios (exceto vitórias)59411
Abandonos0242
Pontos168164260321
Total de pontos428  485

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