Martín resiste à pressão de Bagnaia e vence corrida sprint da MotoGP em San Marino

Jorge Martín reagiu depois de ficar escondido nos treinos, assumiu a liderança logo na largada da corrida sprint e partiu para mais uma vitória na temporada 2024 da MotoGP. Pecco Bagnaia e Franco Morbidelli completaram o pódio em Misano

A corrida sprint da MotoGP em San Marino, neste sábado (7), viu uma grande reviravolta no fim de semana. Depois de ficar discreto nos treinos, Jorge Martín deu um duro golpe no rival Francesco Bagnaia, com vitória de ponta a ponta mesmo largando na quarta posição no grid.

Para levar a melhor em Misano, Martín contou com uma largada perfeita, saindo de quarto para primeiro em poucos metros. Depois, no entanto, precisou segurar a pressão do piloto da Ducati antes de abrir vantagem na volta final. Bagnaia ainda terminou em segundo, apesar das dores no corpo, com Franco Morbidelli fechando o pódio.

Enea Bastianini ficou com o quarto lugar. Em prova de recuperação depois de cair na classificação e largar no meio do pelotão, Marc Márquez fez diversas ultrapassagens e terminou na quinta colocação. Pedro Acosta foi o sexto em Misano, seguido por Brad Binder, Jack Miller, Fabio Quartararo e Álex Márquez.

O desfalque do fim de semana é Joan Mir. O espanhol da Honda não se recuperou de uma gastroenterite e está fora da etapa de San Marino. A montadora japonesa acredita que o campeão de 2020 deve retornar à pista apenas para o teste coletivo, na segunda-feira (9).

Jorge Martín voltou a vencer na temporada 2024 da MotoGP (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com a vitória na sprint, Martín chegou a 311 pontos no campeonato e abriu 26 de vantagem para Bagnaia. Marc Márquez e Bastianini aparecem empatados com 234 pontos, mas o espanhol leva a melhor nos critérios de desempate.

MotoGP volta a acelerar neste domingo (8), a partir de 9h (de Brasília), com o GP de San Marino e Riviera de Rimini, em Misano, 13ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira como foi a corrida sprint da MotoGP em San Marino:

O sol forte com temperaturas altas seguiu como padrão Misano. Os termômetros marcavam 29ºC no ar e 42ºC no asfalto, além de ventos de 9 km/h e 63% umidade relativa. Todos os pilotos do grid optaram por pneu médio na dianteira e macio na traseira das respectivas motos.

Na largada, Jorge Martín partiu muito bem e saiu do quarto lugar para a primeira posição, superando Francesco Bagnaia na frenagem da curva 1. Franco Morbidelli aparecia em terceiro, seguido por Brad Binder e Enea Bastianini. Quem largou mal foi Marco Bezzecchi, caindo para oitavo.

A primeira vítima da corrida foi Fabio Di Giannantonio, que caiu no início da terceira volta e voltou na última colocação.

A bela largada de Martín na corrida sprint em Misano (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na frente, Martín rapidamente abriu 0s4 de vantagem para Bagnaia, que começava a se defender dos ataques de Morbidelli. Mais atrás, Binder era pressionava por Bastianini na briga pelo quarto lugar.

No início do quarto giro, Bastianini aproveitou o vácuo na reta oposta, colocou por dentro e superou Binder para assumir o quarto posto. Na frente, Bagnaia encostava em Martín, mas não encontrava espaço para manobra.

Para aumentar o drama, na quinta volta diversos pilotos receberam avisos por excederem os limites de pista, como Martín, Morbidelli, Pedro Acosta, Jack Miller, Maverick Viñales e Fabio Quartararo.

Ainda na volta 5, Marco Bezzecchi errou, perdeu o controle, caiu e abandonou a disputa, encerrando de maneira precoce um dia promissor em Misano.

Marco Bezzecchi completou a corrida decepcionante da VR46 (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na metade da prova, a disputa pela liderança ficou limitada a Martín e Bagnaia, com Morbidelli já aparecendo mais de 1s4 atrás da dupla. Bastianini também foi advertido por exceder os limites de pista enquanto Marc Márquez subia para o sétimo posto.

Na volta 9, Bagnaia também foi comunicado por exceder os limites de pista. O piloto da Ducati seguia em torno de 0s4 atrás de Martín, mas sem conseguir uma chance para ultrapassar. Mais atrás, Marc Márquez superou Brad Binder e foi para o sexto posto.

Na reta final, Martín apertou o ritmo e abriu um segundo de vantagem para Bagnaia, praticamente encerrando a disputa. Na última volta, Bastianini tentou ultrapassar Morbidelli no fim da reta oposta, mas espalhou e levou o troco imediatamente.

MotoGP 2024, GP de San Marino, Misano, Corrida sprint:

1J MARTÍNPramac Ducati13 voltas
2F BAGNAIADucati+1.495
3F MORBIDELLIPramac Ducati+1.832
4E BASTIANINIDucati+2.041
5M MÁRQUEZGresini Ducati+6.469
6P ACOSTAGasGas Tech3+6.796
7B BINDERKTM+9.979
8J MILLERKTM+10.726
9F QUARTARAROYamaha+11.015
10Á MÁRQUEZGresini Ducati+11.352
11M VIÑALESAprilia+11.658
12A ESPARGARÓAprilia+12.083
13J ZARCOLCR Honda+21.119
14P ESPARGARÓKTM+21.452
15M OLIVEIRATrackhouse Aprilia+21.995
16A FERNÁNDEZGasGas Tech3+23.442
17R FERNÁNDEZTrackhouse Aprilia+24.280
18L MARINIHonda+24.747
19A RINSYamaha+24.873
20T NAKAGAMILCR Honda+25.154
21F DI GIANNANTONIOVR46 DucatiNC
22M BEZZECCHIVR46 DucatiNC
23S BRADLHondaNC
24J MIRHondaNL
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.