Martín usa termo homofóbico em participação em programa de TV na Espanha

Em uma participação no programa ‘El Hormiguero’, Jorge Martín usou o termos ‘maricas’. Declaração do piloto da Pramac foi alvo de repúdio da principal organização LGBT da Espanha

Jorge Martín usou gíria homofóbica em programa de TV na Espanha (Vídeo: Reprodução)

Dias após o fim da temporada 2023 da MotoGP, Jorge Martín está de volta ao centro do noticiário. Desta vez, porém, a atenção não tem nada a ver com a performance esportiva. O espanhol de 25 anos tem sido alvo de críticas por usar um termo homofóbico durante um programa de TV na Espanha.

Na noite de segunda-feira (4), Martín participou do talk show ‘El Hormiguero’, da emissora Antena 3, e usou o termo ‘maricas’ ao se referir ao último colocado nas corridas.

Questionado se tem um bom relacionamento com os outros pilotos, Jorge respondeu: “Só me dou bem com um piloto, que é Aleix Espargaró, mas, com os outros, não pretendo ter amizade”.

“Não pretendo ser amigo dos outros. Eles são meus rivais. Não é a mesma coisa ultrapassar Aleix ou ultrapassar os outros. Eu vou com tudo, você sai do caminho ou eu te tiro do caminho”, falou. “Temos muito respeito, estamos arriscando a vida e pode ser muito perigoso… mas aqui, aqui o último é maricas”, disparou, sendo aplaudido pela plateia na sequência e arrancando risos do apresentador Pablo Motos.

Jorge Martín usou termo homofóbico em programa de TV (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A principal organização LGBT da Espanha, a FELGTBI+ (Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e bissexuais) repudiou as declarações de Martín em um post no Twitter.

“Divertidíssimas as piadas de ‘maricas’ em horário nobre, não? O ‘último é maricas’ de Jorge Martín é horrível. A naturalização de Pablo Motos e o aplauso do público, também. Muitos menores ouvem isso todo dia no recreio, e ‘El Hormiguero’ legitima esse tipo de bullying”, disse a FELTGBI+.

O ‘El Hormiguero’ é líder de audiência no horário, mas as polêmicas também têm sido frequentes. No último dia 22, o programa recebeu o político Alfonso Guerra, que lamentou que os comediantes não possam mais fazer piadas preconceituosas.

As redes sociais de Martín foram tomadas por comentários se referindo ao episódio. Enquanto muitos apontavam a homofobia da declaração, outros tantos defendiam a liberdade de ele se expressar.

Até aqui, o piloto, que viajou de férias com a namorada, não se manifestou em relação às críticas. A Pramac e a Ducati tampouco deram declarações públicas.

MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de fevereiro de 2024, com os testes de pré-temporada na Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Marc Márquez bem encaixado na Ducati é dor de cabeça para todos os demais
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.