KTM questiona deficiências de Honda e Yamaha e põe barreira a concessões

Chefe da divisão esportiva da KTM, Pit Beirer se posicionou contra uma mudança no regulamento da MotoGP para que Honda e Yamaha sejam beneficiadas com concessões. Dirigente lembrou sucesso recentes das duas montadoras

A KTM promete ser uma barreira ao plano da Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, de beneficiar Honda e Yamaha com concessões. Chefe da divisão esportiva da casa de Mattighofen, Pit Beirer lembrou que as duas montadoras têm sucessos recentes na MotoGP e questionou as deficiências de RC213V e YZR-M1, respectivamente.

No fim de junho, a promotora espanhola já tinha falado em tratativas para poder alterar o regulamento atual da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e permitir que as gigantes japonesas fossem agraciadas com benesses regulamentares para poderem reagir e acompanhar o crescimento das casas europeias.

Pit Beirer é contra concessões para Honda e Yamaha (Foto: KTM)

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Cerca de um mês depois, Stefan Pierer, diretor-executivo do Grupo Pierer, dono de KTM, GasGas e Husqvarna, se manifestou avaliando que a medida “fere o orgulho dos japoneses” e classificando a situação como “humilhação”.

O tema, contudo, não foi encerrado. Mas a MotoGP precisa da unanimidade da MSMA (Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas) para alterar a regra que foi introduzida em 2014 e beneficiou Ducati, Aprilia, KTM e Suzuki.

“Tenho uma opinião muito clara e dura em relação às concessões e não gostaríamos de mudar essa opinião”, disse Beirer ao site alemão Motorsport. “O regulamento diz: se você é um novato, tem concessões. Mas Honda e Yamaha, pelo amor de Deus, não são novatas. E não faz tanto tempo assim que elas tiveram sucesso”, seguiu.

Beirer apontou a vitória de Álex Rins no GP das Américas, os dois pódios em 2023 e o título de Fabio Quartararo em 2021 para questionar a extensão das dificuldades de Honda e Yamaha. E lembrou, também, que a KTM ainda não venceu um GP neste ano.

“A Honda venceu um GP neste ano, nós não. A moto é assim tão ruim? Eles venceram o GP das Américas neste ano. A Yamaha conseguiu dois pódios, foi campeã com Quartararo”, encerrou.

A própria KTM, aliás, trava uma batalha própria com a Dorna, já que tenta conseguir mais vagas para poder acomodar os cinco pilotos com quem tem contrato para 2024: Brad Binder, Jack Miller, Pol Espargaró, Augusto Fernández e Pedro Acosta. A promotora, porém, já manifestou publicamente que não deseja ter mais equipes no grid.

O treino da MotoGP para o GP da Áustria, no Red Bull Ring, está marcado para às 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores: Moto2Moto3 e MotoE.

KTM vive dilema na MotoGP 2024: pilotos demais e vagas de menos
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