Malásia pode coroar títulos de Bagnaia e Ogura. Confira Mundiais decididos em Sepang

Até o momento, 14 pilotos ergueram títulos mundiais na motovelocidade na pista de Sepang, que recebe o GP da Malásia neste fim de semana. Francesco Bagnaia fez isso em 2018, na Moto2, e pode repetir o feito na classe rainha no domingo (23)

O Mundial 2022 de Motovelocidade chega à sua penúltima etapa com o título podendo mais uma vez ser decidido no GP da Malásia, o penúltimo da temporada, a favor de Francesco Bagnaia na MotoGP e Ai Ogura na Moto2. E se as duas situações se confirmarem, Sepang terá a honra de coroar um campeão das motos pela 18ª vez na história.

A primeira edição da etapa malaia aconteceu em 1991, mas a história de títulos começou a ser escrita dez anos depois, em 2001, quando a prova já era disputada em Sepang. Naquele ano, o GP da Malásia foi o penúltimo da temporada e coroou a performance impressionante de Daijiro Kato nas 250cc, que até então havia vencido nove de 15 corridas realizadas, além de ter ido ao pódio em outras duas ocasiões.

Relacionadas

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
🧮 Bagnaia toma liderança e pode ser campeão da MotoGP na Malásia

No GP da Malásia de 2009, Valentino Rossi terminou em terceiro para ficar com o título daquele ano (Foto: Yamaha)

O japonês manteve o alto nível e saiu de Sepang com mais uma vitória na conta, além do primeiro título no último degrau antes das 500cc, como a classe rainha se chamava na época.

Em 2003, Sepang foi a antepenúltima etapa e viu não um, mas dois pilotos saírem campeões. Na MotoGP, Valentino Rossi reinava contra os adversários, tendo ido ao pódio em todas as corridas disputadas até então. Em Sepang, o #46 venceu a corrida e alcançou o tricampeonato na classe rainha.

Já nas 125cc, outro nome despontava: Dani Pedrosa, que chegava ao seu primeiro título na classe com a vitória em Sepang — e o resultado acabou sendo determinante para assegurar o campeonato, já que na etapa seguinte, na Austrália, um acidente deixou o espanhol fora da última corrida.

No ano seguinte, outro título das 125cc era decidido em Sepang, a favor de Andrea Dovizioso. Na corrida, o italiano chegou atrás de outro futuro ícone da MotoGP, Casey Stoner, mas garantiu o campeonato com o segundo lugar.

2005 viu mais um título de Rossi ser coroado em Sepang. O mesmo aconteceria quatro anos depois, em 2009. Mesmo terminando o GP da Malásia em terceiro, o Doutor alcançou o heptacampeonato na classe rainha e escreveu de vez o seu nome na história da MotoGP.

Antes desse marco de Valentino, a pista malaia testemunhou o nascimento de outra estrela: Marco Simoncelli, campeão das 250cc em 2008 com uma corrida de antecedência. Quis o destino, no entanto, que Sepang também fosse o lugar da morte do campeão: em 2011, Simoncelli se envolveu num acidente grave durante a corrida malaia, sendo atropelado por Collin Edwards e Rossi, e não resistiu aos ferimentos.

2010 teve outros dois campeonatos encerrados na Malásia após fortes domínios. Na MotoGP, com ainda três corridas a serem disputadas, Jorge Lorenzo precisou apenas de um terceiro lugar para chegar ao primeiro de seus três títulos na categoria principal. Já Toni Elías sequer foi ao pódio em Sepang, porém já contava com outras sete vitórias na temporada e garantiu o título da agora Moto2 ao terminar a corrida malaia em quarto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Álex Márquez foi o último campeão coroado em Sepang, em 2019 (Foto: Reprodução/Instagram)

Em 2012, a Malásia recebeu a antepenúltima etapa do Mundial de Motovelocidade. Sandro Cortese conquistou em Sepang a sua terceira vitória naquele ano, mas a regularidade das etapas anteriores fez com que ele saísse de Sepang campeão da Moto3.

Em 2014 foi a vez de Tito Rabat, da Moto2, experimentar a sensação de erguer um título na Malásia. Dois anos depois, Johann Zarco chegou ao bicampeonato na classe ao vencer em Sepang.

Nos dois anos seguintes, 2017 e 2018, mais títulos da Moto2 foram decididos na penúltima etapa do calendário. O primeiro ficou com Franco Morbidelli, que precisou apenas de um terceiro lugar em Sepang para celebrar a conquista. Já o de 2018 foi de Pecco Bagnaia, que pode repetir o feito neste fim de semana na classe principal.

2018 também marcou o título de Jorge Martín na Moto3. A última vez que Sepang coroou um campeão da motovelocidade foi em 2019: Álex Márquez terminou a corrida em segundo, mas o resultado foi o suficiente para dar ao irmão de Marc Márquez o título da Moto2 pela primeira vez após o bicampeonato na Moto3.

Em 2020 e 2021, a etapa malaia foi cancelada por causa da pandemia da covid-19, retornando ao calendário da MotoGP neste fim de semana.

Os primeiros match-points de Ogura e Bagnaia serão jogados a partir das 2h20 e das 4h (de Brasília, GMT-3) de domingo (23), respectivamente. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

MATEMÁTICA DO TÍTULO
🖩 Bagnaia tem primeiro match-point da MotoGP na Malásia
🖩 Ogura tem primeira chance de vencer Moto2 na Malásia

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.