Marc Márquez confirma favoritismo e crava pole com folga em Aragão. Bagnaia é 3º
Marc Márquez controlou todo o pelotão da MotoGP mais uma vez e garantiu uma confortável pole-position em Aragão. Pedro Acosta e Francesco Bagnaia completam a primeira fila, com Jorge Martín apenas em quarto
Assim como nos outros treinos, Marc Márquez simplesmente ignorou a concorrência em Aragão e garantiu com sobras a pole-position para a etapa no circuito espanhol. Neste sábado (31), o hexacampeão da MotoGP dominou o pelotão e cravou 1min46s766 para ficar com a melhor volta da sessão, com 0s8 de vantagem para o rival mais próximo.
Pedro Acosta passou pelo Q1, mas achou uma grande sequência de voltas no fim da sessão e se garantiu na primeira fila do grid, na segunda posição, mas com larga desvantagem para Márquez. Líder do campeonato, Francesco Bagnaia larga apenas no terceiro posto, ficando apenas 0s002 atrás do novato.
Relacionadas
Jorge Martín chegou a cair nos minutos iniciais do Q2 e precisou voltar correndo com os próprios pés para a garagem. Logo depois, no entanto, fez uma volta decente e garantiu o quarto lugar no grid. Álex Márquez e Franco Morbidelli, respectivamente, também dividem a segunda fila em Aragão.
Brad Binder, Miguel Oliveira, Raúl Fernández e Johann Zarco fecham o top-10 no grid em Aragão. A dupla da Aprilia decepcionou, com Aleix Espargaró em 11º, seguido pelo companheiro Maverick Viñales.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A MotoGP volta a acelerar neste sábado (31), às 10h (de Brasília), com a corrida sprint do GP de Aragão, 12ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
TL2: Marc Márquez voa no fim e comanda TL2 com folga em Aragão
O tempo virou em Alcañiz neste sábado. Na hora do último treino livre do fim de semana, o céu estava bastante nublado, com a temperatura na casa dos 22°C e o asfalto chegando a 27°C. A umidade relativa do ar era de 84%, com o vento soprando a 1 km/h.
Quando o cronômetro passou a contar os 30 minutos de sessão, parte dos pilotos logo partiru para a pista para explorar as novas condições do asfalto. Se o recape já afetava as condições de aderência, a chuva, certamente, deixou as condições ainda piores.
Com 1min58s671, Jorge Martín foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, diante de Miguel Oliveira e Francesco Bagnaia. Líder da sexta-feira, Marc Márquez voltou aos boxes antes mesmo de marcar tempo.
Jack Miller logo pulou para a ponta, mas ficou pouquíssimo por lá, uma vez que Martín retomou a liderança com 1min54s498. 1s992 mais lento, Franco Morbidelli formou a dobradinha da Pramac.
Pouco depois, contudo, a marca de Martín foi cancelada. Oliveira virou 1min53s656 e subiu para a liderança, 0s893 melhor do que Morbidelli.
Martín deu outra boa volta e, agora, ficou com a liderança ao registrar 1min52s297, 0s526 melhor do que Raúl Fernández, que tinha avançado para a segunda colocação. Ao menos momentaneamente, já que Morbidelli virou 0s164 melhor para formar um 1-2 da Pramac.
Com 1min51s793, Oliveira voltou para a ponta da tabela, com Binder, Bagnaia, Raúl Fernández e Martín aparecendo para ocupar o top-5. Marc Márquez, que tinha voltado para pista depois de uma passagem pela garagem, vinha melhorando e saltou para quarto pouco depois.
Binder, então, foi a 1min51s579 para assumir o comando, 0s214 melhor que Oliveira. Os pilotos na sequência foram para mais uma rodada de pit-stops.
Usando pneus novos — médio na frente e macio atrás —, Pedro Acosta cravou 1min51s231 e assumiu a ponta, 0s348 melhor do que Brad Binder.
Na 11ª volta nesta manhã, Martín foi a 1min50s322 para ocupar a primeira posição, só 0s074 melhor que Acosta. Pouco depois, Miller foi 0s050 melhor que o piloto da GasGas Tech3 e ficou com o segundo lugar.
Atrapalhado por Takaaki Nakagami, que estava apenas no caminho, sem fazer nada impróprio, Marc Márquez perdeu um pouquinho de tempo, mas saltou para a quarta colocação, 0s152 mais lento que o líder.
Já com a bandeira quadriculada tremulando no MotorLand, Marc Márquez foi a 1min49s812 e assegurou a ponta, superando em 0s510 a marca de Martín. Miller, Acosta, Morbidelli, Binder, Álex Márquez, Oliveira, Raúl Fernández e Fabio Quartararo completavam o top-10. Bagnaia ficou em 11º, 1s344 distante do líder.
Q1: Binder e Acosta avançam ao Q2. Bastianini larga em 14º
A primeira fase da classificação no MotorLand contou com a participação de Luca Marini, Quartararo, Bastianini, Nakagami, Acosta, Binder, Joan Mir, Augusto Fernández, Álex Rins, Jack Miller, Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi.
Apesar do elenco de bons nomes, Bastianini era o mais cotado para passar. O italiano acabou prejudicado por uma bandeira amarela no final do treino de sexta-feira e não conseguiu avançar direto ao Q2.
Quando a primeira rodada de voltas rápidas foi completada, foi Acosta quem surgiu na ponta, com 1min48s679, 0s620 melhor do que Miller. Binder era o terceiro, a 0s235 de uma vaga na fase seguinte.
Na passagem seguinte, Acosta não conseguiu melhorar, mas Binder baixou o tempo para se colocar a 0s073 da liderança. Miller caiu para terceiro, a 0s547 do Q2. Bastianini era só nono.
Miller respondeu de imediato. O australiano anotou 1min48s649 e saltou para a ponta, 0s030 melhor do que Acosta. Binder ficou abaixo da linha de corte por 0s073. Bezzecchi era o quarto, com Quartararo fechando o top-5.
Após uma rodada de paradas, Di Giannantonio foi o primeiro a se movimentar, mas apenas para saltar para a quinta colocação, 0s507 atrás de uma vaga no Q2.
Mais atrás, Bastianini também conseguiu ser melhor, mas sem sair da nona colocação na tabela. O italiano vinha à frente apenas das três Honda de Nakagami, Mir e Marini.
Na ponta, Di Giannantonio conseguiu uma nova melhora e avançou para terceiro, a 0s008 de uma posição na fase seguinte. O piloto da VR46, porém, abriu mão do giro final e, assim, não passaria de fase.
Já com o cronômetro zerado, Acosta foi a 1min48s018 e tomou a ponta, com Bastianini se colocando em segundo, a 0s524 do piloto da Tech3. No entanto, Binder veio ainda melhor e assumiu o comando por 0s060.
Bezzecchi ainda conseguiu anotar 1min48s086, mas acabou em terceiro, fora da fase final da classificação por 0s068. Assim, o #72 larga em 13º, diante de Bastianini, Miller, Di Giannantonio, Quartararo, Nakagami, Augusto Fernández, Marini, Rins e Mir.
Q2: Marc Márquez afugenta concorrência e crava pole do GP de Aragão. Martín cai
Aprovados via Q1, Brad Binder e Pedro Acosta se juntaram a Bagnaia, Zarco, Viñales, Morbidelli, Raúl Fernández, Aleix Espargaró, Álex Márquez, Oliveira, Martín e Marc Márquez.
A fase final da classificação começou com o céu mais ensolarado, o que elevou as temperaturas. Quando os pilotos entraram na pista, os termômetros marcavam 24°C, com o asfalto subindo para 31°C.
Ainda nos primeiros minutos da sessão e antes mesmo de marcar tempo, Martín caiu na curva 5. O espanhol não se feriu, levantou e saiu correndo em direção aos boxes para buscar a moto reserva e dar sequência ao treino.
Primeiro a marcar tempo, Marc Márquez começou com 1min47s966 e se garantiu no topo da tabela com 0s559 de margem para Acosta. Álex Márquez e Viñales era os outros únicos com tempo.
O #93 engatou outro bom giro e foi a 1min47s478 para abrir 0s630 de margem para Acosta, que também tinha melhorado. Morbidelli passou para ocupar a quarta colocação, diante de Aleix.
Na primeira volta efetivamente rápida, Bagnaia chegou a 1min48s508 e assumiu o terceiro posto, mais de 1s atrás de Marc Márquez.
Foi só com pouco mais de 8 minutos para o fim da sessão que Martín chegou aos boxes da Pramac. Inicialmente, o espanhol engatou uma jornada a pé, mas, depois, conseguiu carona na scooter de um fiscal.
Quando a rodada de pits chegou, Marc Márquez tinha a pole provisória, com Acosta, Bagnaia, Morbidelli, Álex Márquez, Raúl Fernández, Zarco, Oliveira, Aleix Espargaró e Maverick Viñales fechando o top-10. Assim como Martín, Binder também não tinha tempo marcado.
O #89, aliás, já estava na pista e vinha tentando marcar tempo. Com 1min48s335, o espanhol saltou para terceiro, 0s857 mais lento do que Marc Márquez.
O seis vezes campeão da MotoGP, então, foi a 1min46s766, mesmo precisando desviar de Acosta e ficou com a liderança, agora com 0s884 de vantagem para Martín, que tinha subido para segundo. Pouco depois, Bagnaia virou 0s042 melhor e tomou a segunda colocação do rival pelo título de 2024.
Já com a bandeira quadriculada tremulando em Aragão, Acosta foi a 1min47s606 e assumiu o segundo posto, ainda 0s840 mais lento que Márquez. Álex Márquez pulou para quinto, diante de Morbidelli.
MotoGP 2024, GP de Aragão, MotorLand, Grid de largada:
1 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:46.766 | |
2 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1:47.606 | +0.840 |
3 | F BAGNAIA | Ducati | 1:47.608 | +0.842 |
4 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:47.642 | +0.876 |
5 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:47.807 | +1.041 |
6 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:48.114 | +1.348 |
7 | B BINDER | KTM | 1:48.492 | +1.726 |
8 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | 1:48.550 | +1.784 |
9 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:48.923 | +2.157 |
10 | J ZARCO | LCR Honda | 1:49.080 | +2.314 |
11 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:49.707 | +2.941 |
12 | M VIÑALES | Aprilia | 1:50.526 | +3.760 |
13 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:48.086 | +1.320 |
14 | E BASTIANINI | Ducati | 1:48.542 | +1.776 |
15 | J MILLER | KTM | 1:48.649 | +1.883 |
16 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:48.687 | +1.921 |
17 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:48.775 | +2.009 |
18 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:49.081 | +2.315 |
19 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:49.238 | +2.472 |
20 | L MARINI | Honda | 1:49.802 | +3.036 |
21 | A RINS | Yamaha | 1:49.872 | +3.106 |
22 | J MIR | Honda | 1:50.120 | +3.354 |