Marc Márquez corre com macacão aberto no Catar, mas escapa de punição dos comissários

Marc Márquez enfrentou um problema com o macacão durante o GP do Catar, prova que abriu a temporada 2024 da MotoGP, e não ajeitou até o fim. O #93, porém, escapou de qualquer punição dos comissários

Marc Márquez correu com parte do macacão aberto no Catar (Vídeo: Reprodução/DAZN)

A estreia de Marc Márquez na Gresini foi positiva. O espanhol andou em alto nível durante todo o fim de semana e terminou a prova principal da MotoGP no Catar na quarta colocação. Um problema com o macacão durante a corrida, porém, quase atrapalhou todo o trabalho feito ao longo dos três dias.

Imagens divulgadas pela emissora DAZN España mostram que Márquez ficou com o macacão aberto durante parte da etapa em Lusail. De acordo com o canal, foi o próprio octacampeão mundial que abriu a peça importante na segurança ao longo da corrida principal, mas não por inteiro, o que acabou evitando uma punição.

Para solucionar o problema, o #93 poderia ter diminuído a velocidade e arrumado o macacão ou seguir correndo com ele totalmente aberto e sofrer uma desclassificação por falta de segurança. Os comissários, porém, não divulgaram qualquer tipo de punição para o piloto da Gresini.

Curiosamente, Márquez é o terceiro piloto da Alpinestars que sofre com esse problema. O primeiro foi Fabio Quartararo, no GP da Catalunha de 2021, quando o macacão do piloto da Yamaha se abriu por inteiro nas voltas finais da prova. Na ocasião, o peito do francês ficou exposto e as câmeras flagraram ao vivo. Os comissários aplicaram apenas uma punição de três segundos no tempo final.

Marc Márquez, ainda com o macacão ajustado, antes da corrida no Catar (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na ocasião, a Alpinestars prometeu mudanças e lançou um novo macacão, mais seguro e com menos falhas. Em 2023, no GP da Índia, foi a vez de Jorge Martín encarar o problema também nas voltas finais. O espanhol da Pramac, porém, arrumou rapidamente em um trecho de reta e chegou a perder posição. Apesar disso, se recuperou e terminou a prova na segunda colocação.

Marc Márquez não comentou sobre o incidente após a corrida em Lusail. O espanhol ainda usa a versão antiga do macacão da Alpinestars. De acordo com o jornalista David Emmett, a empresa pede para que pilotos em motos da Ducati, como o espanhol usem a nova versão porque possui um fechamento mais resistente.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 22 e 24 de março, em Portimão, em Portugal, com a segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.