Marc Márquez descarta cirurgia no olho, mas diz: “Um dos piores momentos da carreira”

Marc Márquez finalmente falou com a imprensa pela primeira vez após o acidente que sofreu em um treino, no fim do ano passado, que o fez perder as duas etapas finais da MotoGP

A F1 ALÉM DAS CORRIDAS: O MELHOR E PIOR FORA DAS PISTAS EM 2021

Na última quinta-feira (13), a Honda divulgou as primeiras imagens de Marc Márquez andando de moto após o grave acidente sofrido em um treino no fim do ano passado. Agora, o hexacampeão mundial da MotoGP apareceu e conversou com jornalistas em uma transmissão ao vivo para explicar o estado de saúde atual e sobre o período complicado que viveu nos últimos meses.

No início de novembro, às vésperas do GP do Algarve, Marc Márquez sofreu uma queda enquanto treinava motocross. Os médicos apontaram uma concussão do espanhol, que posteriormente o levou a ter problemas na vista e o afastou das duas últimas etapas do Mundial de Motovelocidade. O piloto da Honda explicou o acidente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Marc Márquez ainda tenta recuperar a velha forma na MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)

“Foi um dia normal. Levantei e fui andar de motocross em um pequeno circuito na minha cidade. Estava com o Josep García, campeão mundial da categoria. Andei por 20 minutos e aí pensei em dar mais duas voltas antes de partir. Nete momento, caí e bati minha cabeça no chão. Subi na moto e continuei, fui para casa tomar um banho”, disse o espanhol.

“Depois de umas três voltas, senti algo estranho na cabeça e nos olhos. Chamei o doutor e ele disse: ‘Sem pânico, espere uma semana, é normal’. Depois de uma semana, ainda estava lá, foi quando contamos para a imprensa. O médico afirmou que se não passasse em uma semana, seria uma longa recuperação. E foi”, completou.

A fase de Márquez não tem sido das mais fáceis. Em 2020, um acidente na abertura da temporada, em Jerez, o fez perder todo o campeonato e ficar nove meses afastado das pistas, até o GP de Portugal de 2021. Desde então, venceu três vezes — Alemanha, Austin e Misano —, mas teve a boa fase interrompida por um novo problema de saúde.

Marc Márquez conquistou três vitórias ao longo da última temporada (Foto: Yamaha)

“Desde o primeiro momento, tomamos muito cuidado. Passo a passo, o tempo vai curar tudo. Se não curar, aí vamos operar. No momento, não é preciso cirurgia, espero não passar por outra”, comentou relembrando a operação na vista sofrida em 2011 após um pedaço de brita acertá-lo no olho na Malásia.

“Da parte mental, talvez seja um dos piores momentos da minha carreira. É o quarto inverno me recuperando de lesão”, seguiu.

A pré-temporada da MotoGP começa em 5 de fevereiro, com uma bateria de testes em Sepang, na Malásia. A abertura do campeonato está prevista para 6 de março, no Catar.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.