Marc Márquez domina sprint e alcança vitória inédita na MotoGP em Aragão
Marc Márquez liderou todas as voltas e dominou o pelotão da MotoGP em Aragão, vencendo a primeira sprint na carreira. Jorge Martín e Pedro Acosta fecharam o pódio no circuito espanhol, com Francesco Bagnaia só em nono
Marc Márquez voltou a amassar a concorrência da MotoGP em Aragão, neste sábado (31). Depois da pole-position dominante, o piloto da Gresini liderou todas as voltas da corrida sprint e conquistou a primeira vitória em provas curtas na classe rainha no Mundial de Motovelocidade.
A segunda posição ficou com Jorge Martín, que tomou o posto logo na largada e apenas administrou o resultado até o fim sem grandes sustos. De quebra, ainda reassumiu a liderança do campeonato. O pódio da sprint ficou completo com Pedro Acosta no terceiro lugar.
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Álex Márquez foi o quarto colocado, seguido por Miguel Oliveira, Brad Binder, Enea Bastianini e Fabio Quartararo fechando o top-8 da corrida sprint.
Francesco Bagnaia errou logo na largada e despencou durante o pelotão. Depois, sofreu com problemas na Ducati e acabou apenas na nona colocação, terminando o dia com um único ponto e sem a liderança da MotoGP 2024.
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A MotoGP volta a acelerar neste domingo (1), às 9h (de Brasília), com o GP de Aragão, 12ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi a corrida sprint do GP de Aragão de MotoGP:
Foi com o céu cheio de nuvens que a MotoGP alinhou no grid do MotorLand para a corrida sprint do GP de Aragão. A temperatura estava em 29°C, com o asfalto chegando a 45°C. A umidade relativa do ar estava em 44%, com o vento soprando a 12 km/h no sentido norte.
Para esta prova curta em Alcañiz, a escolha de pneus foi uniforme: todos os pilotos colocaram médio na frente e macio atrás.
Na hora da largada, o pole-position Marc Márquez saiu bem e manteve a ponta, com Bagnaia sofrendo e despencando para a sexta colocação. Ainda nos primeiros metros, Aleix Espargaró caiu na curva 1 e abandonou.
Quem também não foi muito longe na disputa foi Johann Zarco, que caiu ainda no primeiro giro e abandonou.
Enquanto isso, Marc foi tentando abrir vantagem em relação a Martín, que tinha passado Acosta para ser segundo. Bagnaia já tinha recuperado uma posição e era o quinto.
Ao fim do primeiro giro, a margem de Márquez já era de 0s4, com Martín já distante de Acosta. Bagnaia vinha escalando, aparecendo em quarto.
Na segunda volta, foi Morbidelli quem caiu, mas escapou de lesões. O ítalo-brasileiro logo levantou e voltou para a pista, assim como Zarco.
Virando em um ritmo forte, Marc Márquez fez a melhor volta da corrida em 1min47s315 e levou a vantagem em relação a Martín para a casa de 0s9.
Ainda no terceiro giro, Morbidelli e Zarco foram para os boxes para abandonar a corrida.
Jorge tentou responder e cortou a margem de Márquez para 0s7, mas o #93 melhorou o tempo de volta para 1min47s284 e voltou a abrir 0s9. Atrás, Acosta tampouco conseguia chegar, mas Pecco errou de novo na curva 5 e caiu para sexto, atrás de Álex Márquez e Oliveira. Para piorar, Binder vinha na pressão, colocando sob risco não apenas o sexto lugar, mas também a liderança do Mundial de Pilotos.
Sob intensa pressão, Bagnaia não só não conseguia se afastar do sul-africano, mas tampouco acompanhava o ritmo de quem vinha à frente. Mais atrás, Raúl Fernández ia tentando chegar, mas pressionado por Fabio Quartararo.
Com seis voltas ainda pela frente, Binder conseguiu passar, mas levou o troco de Pecco pouco depois. Atrás, Quartararo devorou Raúl e subiu para oitavo.
Brad fez mais uma tentativa e, por fora, conseguiu tomar a posição de Bagnaia, que agora ia se preocupar com Quartararo.
Enquanto isso, Marc Márquez ia imbatível na ponta. Com cinco voltas pela frente, o #93 sustentava 2s2 de vantagem para Martín. Acosta vinha isolado em terceiro, diante de Álex Márquez.
Pouco depois, Binder deu uma errada e permitiu a aproximação do pelotão, mas as posições seguiram inalteradas. Ou quase, já que Bastianini passou Raúl. Enea, todavia, errou e permitiu o troco, mas respondeu pouco depois para ficar com a nona colocação.
Faltando quatro voltas para o fim, Bastianini veio faminto e aproveitou uma errada de Pecco para jantar o companheiro de Ducati e Quartararo. Bagnaia, porém, reagiu para cima do francês para ficar em oitavo.
A duas voltas da bandeirada, Marc Márquez roçava os 4s de vantagem na liderança, com Martín e Acosta isolados atrás. Mais para baixo, Bagnaia seguia pressionado por Quartararo, que passou, mas levou o troco pouco depois.
Já no giro final, Quartararo passou Bagnaia mais uma vez, deixando o italiano para se defender de Marco Bezzecchi e Raúl Fernández, que vinham não tão longe.
O piloto da VR46, aliás, passou nos metros finais, mas levou o troco de Pecco.
MotoGP 2024, GP de Aragão, Espanha, Corrida sprint:
1 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 19:50.034 | 11 voltas |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +2.961 | |
3 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | +6.694 | |
4 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +9.950 | |
5 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | +11.749 | |
6 | B BINDER | KTM | +14.144 | |
7 | E BASTIANINI | Ducati | +14.291 | |
8 | F QUARTARARO | Yamaha | +18.836 | |
9 | F BAGNAIA | Ducati | +20.298 | |
10 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | +20.448 | |
11 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | +20.678 | |
12 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | +21.429 | |
13 | J MILLER | KTM | +22.110 | |
14 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +22.440 | |
15 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | +23.468 | |
16 | L MARINI | Honda | +26.822 | |
17 | A RINS | Yamaha | +26.910 | |
18 | J MIR | Honda | +31.147 | |
19 | M VIÑALES | Aprilia | +37.642 | |
20 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | NC | |
21 | J ZARCO | LCR Honda | NC | |
22 | A ESPARGARÓ | Aprilia | NC |