Marc Márquez se impõe e lidera treino da MotoGP na Tailândia. Martín é 2º e Bagnaia, 4º
Marc Márquez cravou 1min29s165 na melhor de 26 voltas na tarde desta sexta-feira (25) e assegurou o melhor tempo do dia na Tailândia. 0s110 mais lento, Jorge Martín ficou em segundo, com Francesco Bagnaia superado por Enea Bastianini no finalzinho para ser quarto
Piloto mais bem sucedido na pista de Chang, Marc Márquez se impôs na Tailândia na tarde desta sexta-feira (25). Aproveitando um final de treino quente, o espanhol cravou 1min29s165 e assegurou o topo da folha de tempos com 0s110 de margem para Jorge Martín.
O piloto da Gresini passou a maior parte do treino na cabeça, mas, com a chegada da fase final da decisiva sessão, os pilotos passaram a se revezar na ponta. O #93, porém, respondeu na hora certa e, na 24ª de 26 voltas, ficou com o comando da atividade.
Relacionadas
0s162 mais lento que o líder, Enea Bastianini garantiu o terceiro tempo na última hora, superando Francesco Bagnaia por só 0s033. Maverick Viñales quebrou a série da Ducati e ficou em quinto.
Franco Morbidelli anotou 1min29s549 e garantiu o sexto melhor tempo, seguido por Pedro Acosta, Álex Márquez e Marco Bezzecchi. Johann Zarco fecha a lista dos dez melhores.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Fabio Quartararo bem que flertou com o top-10, mas acabou apenas em 12º, 0s591 mais lento do que o titular da Gresini.
A MotoGP retorna ao circuito de Chang neste sábado, 0h10 (de Brasília), para o treino livre 2, que antecede a classificação para o GP da Tailândia, em Buriram, 18ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi o treino da MotoGP em Chang:
Tal qual aconteceu mais cedo, a MotoGP encontrou uma tarde de sol entre nuvens para o treino que separa os pilotos entre quem avança direto ao Q2 e quem tem de passar pelo Q1. Antes do início da sessão de 1h, os termômetros mediam 31°C no ambiente, com o asfalto chegando a 52°C. A velocidade do vento estava em 5 km/h, com a umidade relativa do ar chegando a 54%.
Quando os pilotos partiram para a pista, as escolhas de pneu foram bastante mais variadas do que mais cedo. Alguns pilotos ainda insistiram no duro traseiro, como foi o caso, por exemplo, de Johann Zarco, Luca Marini e Marco Bezzecchi. Outros, optaram pelo médio, como Brad Binder, Jorge Martín, Francesco Bagnaia e Marc Márquez. Na dianteira, o duro era maioria.
Com 1min31s045, Martín começou os trabalhos na ponta, de cara 0s595 à frente de Bagnaia. Luca Marini era o terceiro, com Joan Mir e Enea Bastianini aparecendo atrás.
No giro seguinte, Marc Márquez foi a 1min30s537 e assumiu o comando, 0s092 mais rápido que Pedro Acosta, que tinha sido liberado pelos médicos para seguir correndo e não tinha feito uso de analgésicos ao longo do dia. Franco Morbidelli tinha o terceiro tempo, à frente de Johann Zarco.
Com 1min30s230, Acosta colocou a KTM no topo da tabela, abrindo 0s163 de margem para Martín. Bagnaia voltou ao terceiro posto, agora seguido de perto por Jack Miller, Marc Márquez e Fabio Quartararo. Brad Binder melhorou em seguida e avançou para quinto.
Na quinta volta nesta tarde em Chang, Marc Márquez virou em 1min30s105 e tomou a ponta, superando Acosta por 0s104. Martín, Bagnaia e Quartararo fechavam o top-5.
Com pouco menos de dez minutos de treino, Lorenzo Savadori, que substitui o lesionado Miguel Oliveira na Trackhouse, caiu na curva 12, mas escapou de lesões maiores.
Quem também se acidentou nesse início de sessão foi Bastianini. O italiano vinha olhando para outro lado quando perdeu a frente da moto na curva 3. Enea, porém, não se feriu.
Depois de uma passagem pelos boxes, Franco Morbidelli conseguiu saltar de 11º para nono, 0s465 mais lento que Marc Márquez, que seguia no topo da tabela. O ítalo-brasileiro melhorou mais um pouco e avançou para sexto, 0s353 mais lento que o líder.
Atrás, Raúl Fernández pulou para oitavo, à frente de Jack Miller e Brad Binder. Augusto Fernández vinha em 11º.
Perto do meridiano da sessão, Quartararo conseguiu melhorar o tempo de volta para 1min30s355, mas manteve o quinto posto, agora a 0s250 de Marc Márquez. O francês era o melhor entre os representantes das fábricas japonesas na sessão.
O piloto de Nice, aliás, não desistiu. Com 1min30s193, Quartararo saltou para o segundo posto, cortando para 0s088 a margem de Marc Márquez no topo da tabela.
Alguns minutos mais tarde, Acosta foi a 1min30s168 e assumiu a segunda colocação, só 0s063 atrás de Marc Márquez. Quartararo, Bagnaia e Martín vinham em seguida.
Com 1min30s377, Takaaki Nakagami saltou para a sexta colocação, 0s272 atrás do líder. O japonês tinha um pneu duro usado na dianteira, mas um médio novo atrás. Com a mesma tática de pneus, Johann Zarco avançou pra a quinta posição, 0s133 mais lento que o líder.
Jack Miller, então, apostou em um macio novo na frente e um médio fresquinho atrás para subir para a quinta posição, 0s116 mais lento que Marc Márquez.
Ainda rodando em quarto, Bagnaia estava claramente incomodado. Além de voltar constantemente aos boxes, o italiano estava cercado na garagem, explicando as sensações à Ducati. Rival pelo título, Martín vinha atrás, em sétimo.
Faltando menos de 15 minutos para o fim da sessão, Binder apareceu calçando a RC16 com pneus novos — macio na dianteira e médio atrás — e cravou 1min30s023 para tomar a ponta de Marc Márquez por 0s082. No giro seguinte, o sul-africano foi a 1min29s949 para ampliar a margem para 0s156.
Também de sapatos recém saídos da caixa — mas com duro na frente e médio atrás —, Quartararo pulou para segundo, mas foi de imediato substituído por Raúl Fernández.
Acosta, então, aproveitou os pneus zerados — duro na frente e médio atrás — para registrar 1mnin29s840 e tomar a liderança, 0s109 melhor que Binder. Raúl Fernández caiu para terceiro, diante de Quartararo e Marc Márquez.
‘El Diablo’, então, cravou 1min29s822 e botou a Yamaha na liderança, só 0s018 melhor do que Acosta. Raúl era o terceiro, com Bagnaia avançando para ocupar o segundo lugar.
0s279 melhor do que Fabio, Martín saltou para a primeira posição, mas logo viu Bagnaia cortar a margem para 0s103. Os dois, porém, desceram um degrau, com Maverick Viñales virando em 1min29s506.
Martín reagiu de cara e recuperou o comando, afastando o Top Gun por 0s231. Bastianini se colocou em terceiro, seguido por Bagnaia e Johann Zarco, que também tinha conseguido melhorar. Bezzecchi tinha acabado de pular para sétimo.
Depois de alguns minutos bastante intensos, as coisas acalmaram com os pilotos de volta aos boxes. Martín ainda liderava, graças a um novo recorde para a pista de Chang.
No retorno ao traçado, Bagnaia anotou 1min29s360 e avançou para a segunda colocação, só 0s085 mais lento do que Martín. Marc Márquez não deixou por menos, foi a 1min29s165 e tomou a ponta, 0s110 melhor do que Jorge.
Atrás, Morbidelli também melhorou e assumiu o quinto posto, diante de Bezzecchi e Bastianini. Zarco, Binder e Acosta também vinham entre os dez melhores.
Com poucos segundos ainda no cronômetro, Bagnaia subiu para a quarta colocação, com Pedro Acosta se colocando em sétimo.
Já com a bandeira quadriculada tremulando em Chang, Bastianini melhorou mais um pouco, tomando o terceiro posto de Bagnaia por 0s033.
MotoGP 2024, GP da Tailândia, Chang, Treino:
1 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:29.165 | |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:29.275 | +0.110 |
3 | E BASTIANINI | Ducati | 1:29.327 | +0.162 |
4 | F BAGNAIA | Ducati | 1:29.360 | +0.195 |
5 | M VIÑALES | Aprilia | 1:29.506 | +0.341 |
6 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:29.549 | +0.384 |
7 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1:29.602 | +0.437 |
8 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:29.613 | +0.448 |
9 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:29.620 | +0.455 |
10 | J ZARCO | LCR Honda | 1:29.682 | +0.517 |
11 | B BINDER | KTM | 1:29.683 | +0.518 |
12 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:29.756 | +0.591 |
13 | J MILLER | KTM | 1:29.837 | +0.672 |
14 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:29.857 | +0.692 |
15 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:29.996 | +0.831 |
16 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:29.999 | +0.834 |
17 | L MARINI | Honda | 1:30.138 | +0.973 |
18 | A RINS | Yamaha | 1:30.198 | +1.033 |
19 | J MIR | Honda | 1:30.217 | +1.052 |
20 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:30.429 | +1.264 |
21 | L SAVADORI | Trackhouse Aprilia | 1:31.012 | +1.847 |
22 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:31.383 | +2.218 |

