Márquez é liberado pelos médicos após nove meses e volta à MotoGP no GP de Portugal

Após ausência em praticamente toda a temporada 2020 e nas duas primeiras corridas de 2021, Marc Márquez está de volta ao grid

Assista aos melhores momentos do GP de Doha de MotoGP (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Marc Márquez está de volta! Após uma série de liberações médicas, o hexacampeão da MotoGP recebeu o sinal verde oficial, na manhã deste sábado (10), para retornar às pistas após cerca de nove meses de ausência. Assim, o piloto sobe novamente na RC213V da Honda para o GP de Portugal, marcado para o fim de semana dos dias 16-18 de abril.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Apesar de inscrito para as corridas que abriram o ano, no Catar, Márquez respeitou a indicação dos médicos para que evitasse a retomada. Na última sexta-feira, entretanto, o foi escalado para o exame médico prévio do GP de Portugal – assim como Jack Miller e Iker Lecuona, que passaram por cirurgias de síndrome compartimental nos últimos dias. Antes disso, foi aprovado nos exames do hospital em que fez a terceira cirurgia de 2020, em dezembro, em Madri. Deu certo.

“Na revisão realizada em Marc Márquez no Hospital Ruber Internacional, quatro meses após a cirurgia, liderada pelos doutores Samuel Antuña e Ignácio Roger de Oña e realizada pelos doutores De Miguel, Ibarzabal e García Villanueva para uma pseudoartrose do húmero direito, uma condição clínica muito satisfatória foi encontrada, com progresso evidente no processo de consolidação do osso”, divulgou a Honda.

“Na situação atual, Márquez pode voltar à competição, assumindo os riscos razoáveis que estão implícitos em sua atividade esportiva”, encerrou o comunicado.

Por meio de sua conta no Twitter, o piloto também se manifestou. “Estou muito feliz! Visitei os médicos, e eles me deram luz verde para retornar à competição. Foram nove meses difíceis, com momentos de incertezas e altos e baixos, mas, agora, vou poder desfrutar da minha paixão novamente. Vejo vocês semana que vem em Portimão”, disse.

Marc Márquez se prepara para voltar à MotoGP (Foto: Reprodução/Honda)

Menos de uma semana após a operação, Marc voltou a subir na RC213V para tentar correr, mas acabou desistindo por causa das dores. O piloto da moto #93 seguiu insistindo na preparação física e, antes do GP da Tchéquia, precisou de uma segunda cirurgia para substituir a placa original, danificada por estresse.

Após o segundo procedimento, porém, o osso não consolidou como deveria. O mais velho dos Márquez perdeu o campeonato todo e precisou de uma terceira cirurgia, desta vez feita por outro médico, em Madri. Neste derradeiro procedimento, Marc foi submetido a um enxerto ósseo, mas os médicos diagnosticaram uma infecção, o que retardou ainda mais o processo de recuperação.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Foi só no dia 12 de março que o espanhol recebeu autorização para voltar a treinar com moto. Desde então, o jovem de Cervera já rodou em Barcelona e Portimão com uma RC213V-S, uma moto de rua desenvolvida com base na RC213V, do Mundial.

Inicialmente, a expectativa era por um retorno ainda no Catar, mesmo que só para o GP de Doha, mas o espanhol seguiu a recomendação dos médicos e não correu em Losail.

https://open.spotify.com/episode/56EWZtjjXZerTSc5mEGdpr?si=dXJwGloaQQ6ZEGdY1gUInQ&nd=1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube