Marc Márquez reitera cuidados, mas elogia ritmo em “testes importantes” de Misano

Com o 18º lugar e 39 giros, Marc Márquez viu com bons olhos seu retorno à moto no primeiro dia de testes da MotoGP em Misano

Retorno de Marc Márquez nos testes da MotoGP em Misano (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

O grande destaque da última terça-feira foi a volta de Marc Márquez às pistas. O hexacampeão da MotoGP terminou o dia com o 18º tempo na tabela e completou 39 giros. É um grande passo após 96 dias de sua quarta cirurgia no braço direito e seu longo tempo de recuperação. Mas ele não escondeu que teve dificuldades no início da manhã.

“Os testes nunca são fáceis, mesmo que você faça uma pré-temporada normal, quando você chega na Malásia você se sente cansado e sente a velocidade da MotoGP. Aqui não foi diferente, foi ainda mais difícil. Na primeira volta, foi impressionante sentir o torque da moto, mas aos poucos fui ficando mais rápido e principalmente mais confortável”, disse ele.

“É verdade que já percebi que para fazer uma corrida ainda preciso trabalhar muito e trabalhar nos músculos do ombro, mas ok. Já na segunda volta estava fazendo bons tempos e começamos a experimentar novos itens para a Honda no futuro. É um teste importante para mim, mas também importante para a Honda”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O sorriso de Marc Márquez olhando para o braço operado diz tudo: ele está confiante sobre a moto após a cirurgia (Foto: Honda)

Marc se afastou da MotoGP depois do GP da Itália para passar por uma nova cirurgia no que classificou como última tentativa de salvar a carreira. O procedimento ainda é uma consequência da fratura que sofreu na abertura da temporada 2020, quando caiu em Jerez de la Frontera e teve o braço direito atingido pela RC213V.

No procedimento feito na Clinica Mayo, em Rochester, os médicos precisaram novamente separar o osso e rotacioná-lo cerca de 30° para conseguir restaurar a mobilidade que Marc havia perdido. Desde então, o hexacampeão da MotoGP está em processo de recuperação.

“Claro que antes da operação eu andava de uma maneira diferente. Ainda assim, agora sinto que é mais natural, o movimento do braço é mais natural. Hoje nosso objetivo era fazer essas 40 voltas, tentar entender primeiro como estava minha condição, que não era tão ruim, e é por isso que eu tentei os novos itens aerodinâmicos, amanhã vamos tentar fazer mais voltas”, completou.

O teste de Misano é uma oportunidade para testar a moto fora de um fim de semana de corrida e também uma oportunidade para a Honda começar a avaliar componentes da RC213V de 2023, talvez até um primeiro protótipo da moto. A equipe japonesa já havia sinalizado que tinha esperanças de contar com seu principal nome nem que fosse “para completar apenas quatro voltas”, nas palavras do chefe do time, Alberto Puig.

“A Honda está trabalhando muito, eles sabem e percebem que estamos num momento difícil. As condições no teste são muito diferentes de um fim de semana de corrida, aqui agora temos muita aderência e borracha e precisamos ter cuidado com o que tentamos. Mas eles estão trabalhando, estão fazendo um grande esforço e sabem que precisam fazer uma grande mudança para 2023”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.