Marc Márquez passa por procedimento para tratar síndrome compartimental no braço
Logo após os testes de pós-temporada da MotoGP e da estreia pela Gresini em Valência, Marc Márquez passou por procedimento no braço direito na Espanha para tratar da síndrome compartimental
Marc Márquez viveu mais um problema sério na reta final da MotoGP 2023. Nesta quarta-feira (29), o multicampeão da categoria revelou, no dia seguinte ao teste que marcou a estreia do espanhol pela Gresini, em Valência, que passou por procedimento para tratar uma síndrome compartimental que o acompanhou nos últimos meses.
A síndrome compartimental do esforço crônico é uma condição muscular e nervosa que pode causar dor, inchaço e, em alguns casos, incapacidade nos músculos afetados das pernas ou dos braços. Qualquer pessoa pode desenvolver essa condição, porém é mais comum em atletas que desempenham atividades que envolvem impacto repetitivo — como é o caso dos pilotos da MotoGP, que têm apresentado esse tipo de lesão com frequência.
Geralmente, o tratamento é feito de forma cirúrgica. Apesar de não ter confirmado, Márquez contou que esteve, na manhã desta quarta-feira, com um médico que é especialista justamente em pequenos procedimentos cirúrgicos.
“Na segunda parte da temporada, sofri da síndrome compartimental no meu braço direito. Solucionamos o problema hoje de manhã, com a equipe do Dr. Ignácio Roger de Oña, com o objetivo de estarmos prontos para 2024”, afirmou.
Aos 30 anos, Márquez vive um período muito duro da carreira, de luta contra o próprio corpo. Depois de passar várias temporadas praticamente imune a lesões, o espanhol teve uma série de problemas consecutivos, tendo início logo na primeira corrida de 2020.
De lá para cá, já tinha passado por quatro operações só no braço direito e, em todos os campeonatos, esteve ausente em, pelo menos, quatro etapas por contusões. Marc não vence desde 2021, tendo somado dois pódios entre 2022 e 2023, na pior das fases da Honda em muito tempo.
Para 2024, o piloto da moto #93 tenta ficar longe das lesões e aposta em um rumo totalmente novo para a carreira: assinou com a Gresini, equipe-satélite da dominante Ducati, para formar dupla com o irmão, Álex.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!