Bezzecchi bate Viñales por 0s04 e comanda treino da MotoGP na Áustria. Bagnaia é 2º
Marco Bezzecchi nem sequer conseguiu terminar a sessão por causa de algum problema com a moto da VR46, mas fez o bastante para assegurar o topo da folha de tempos, 0s044 diante de Maverick Viñales. Francesco Bagnaia ficou com o terceiro posto
Marco Bezzecchi foi o mais rápido no treino da MotoGP na tarde desta sexta-feira (18) na Áustria. O italiano cravou 1min28s533 na melhor de 24 voltas e ficou com a liderança por só 0s044 de margem para Maverick Viñales, o segundo colocado. Francesco Bagnaia completa o top-3.
A sessão desta tarde no Red Bull Ring foi marcada pela pressão da chuva, que ameaçava cair. Algumas gotas até deram o ar da graça, mas nada que afetasse consideravelmente as condições de pista.
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Depois de muitas trocas na tabela, com as Aprilia passando o maior tempo no comando, foi Bezzecchi quem cravou o melhor tempo, superando em 0s239 o recorde estabelecido por Enea Bastianini no ano passado. O italiano, porém, teve pane seca e precisou encerrar a sessão um pouco mais cedo.
0s330 atrás do líder, Brad Binder ficou com a quarta colocação, diante de Johann Zarco, Jorge Martín e Aleix Espargaró. Álex Márquez foi o oitavo, com Fabio Quartararo e Miguel Oliveira completando a lista dos dez melhores.
O treino livre 2 da MotoGP para o GP da Áustria, no Red Bull Ring, está marcado para às 5h10 (de Brasília) de sábado. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores: Moto2, Moto3 e MotoE.
Saiba como foi o treino da MotoGP no Red Bull Ring:
Assim como aconteceu mais cedo, a MotoGP encontrou céu parcialmente encoberto e pista seca para o treino desta tarde. Quando os pilotos voltaram à pista, os termômetros mediam 27°C, com o asfalto chegando a 32°C. A umidade relativa do ar estava em 50%, com o vento soprando a 3 km/h.
Diferente do que aconteceu mais cedo, quando os médios traseiros foram a opção, a sessão da tarde começou com mais variedade, com alguns pilotos já optando pelos pneus macios.
Com 1min30s511, Francesco Bagnaia foi o primeiro a ocupar a liderança da sessão, mas logo deu lugar a Maverick Viñales, que chegou a 1min29s618. Brad Binder surgiu em segundo, seguido por Jorge Martín.
Binder foi a 1min29s599 na sequência, tomando a ponta por só 0s010 de margem para Marco Bezzecchi. Viñales era o terceiro, com Martín, Alex Márquez, Fabio Quartararo, Jack Miller, Franco Morbidelli, Aleix e Pol Espargaró formando o top-10.
Com previsão de chuva em breve, os pilotos não guardaram ritmo para o final. Bezzecchi logo cravou 1min29s450 e assumiu a liderança, 0s109 melhor do que Binder. Viñales era o terceiro, à frente de Nakagami e Martín.
Cumpridos os primeiros 20 minutos da sessão, Bezzecchi seguia no topo da tabela, 0s109 melhor do que Binder. Viñales era o terceiro, seguido por Bagnaia, Nakagami, Martín, Álex Márquez, Quartararo, Luca Marini e Jack Miller.
Já calçando um par de pneus macios, Viñales baixou para 1min29s075 e tomou a ponta, 0s375 melhor do que Bezzecchi.
Restando pouco menos de 25 minutos para o fim, as bandeiras de chuva começaram a ser agitadas na pista de Spielberg. No momento, o top-10 tinha Viñales, Bezzecchi, Binder, Bagnaia, Nakagami, Miller, Martín, Álex Márquez, Quartararo e Aleix Espargaró.
Antes de as condições sofrerem grandes alterações, Aleix foi a 1min29s356 e saltou para o segundo posto, 0s281 atrás de Viñales.
Com a mudança climática, a pista deu uma esvaziada, com os pilotos partindo para os boxes para colocarem pneus macios na traseira.
Pouco depois, Marc Márquez cometeu um erro na curva 4, mesmo lugar onde caiu mais cedo. Aparentemente distraído, o espanhol freou tarde demais e deu um passeio na brita, mas sem queda.
Com 1min29s769, Fabio Fi Giannantonio avançou para a sexta colocação, 0s694 atrás de Viñales. Assim, Quartararo foi empurrado para fora do top-10, só 0s005 abaixo da linha de corte.
Com pouco mais de 14 minutos para o fim, Enea Bastianini caiu na curva 2. O italiano não se feriu, mas escancarou a irritação assim que levantou. O italiano tinha o 14º tempo, 1s062 atrás do líder.
Usando um par de pneus macios, Luca Marini saltou para quarto, diante de Binder. Quartararo também conseguiu ser mais rápido e agora era o sexto.
Logo depois, Marc Márquez surpreendeu e saltou para segundo, empatado com Aleix em 1min29s356. O espanhol, porém, perdeu a posição em seguida, já que Oliveira passou melhor para se colocar a 0s085 de Viñales.
Com menos de nove minutos para o fim, Bagnaia foi a 1min28s821 — a primeira volta abaixo de 1min29s no dia — e tomou a ponta, 0s254 melhor do que Viñales. Brad Binder também seguiu o caminho a melhora e pulou para segundo, 0s042 atrás de Pecco.
Quartararo, que estava outra vez fora do top-10, respondeu co 1min29s155 e saltou para o quarto posto. Assim, foi Marini quem saiu da lista dos dez mais rápidos.
Bezzecchi, que tinha tido uma volta cancelada, insistiu e alcançou 1min28s533 para liderar, 0s288 melhor do que Bagnaia. Binder desceu para terceiro, diante de Zarco e Martín.
Viñales também foi mais rápido e agora era o segundo, cortando para 0s253 a vantagem de Bezzecchi na ponta. Mais atrás, Di Giannantonio foi a 1min29s310 para ocupar o nono posto, deixando Marc Márquez na corda bamba.
Sem muita demora, Aleix Espargaró avançou para a nona colocação, tirando Marc Márquez da lista dos dez mais rápidos no Red Bull Ring.
As melhoras, porém, seguiam. Viñales foi mais rápido, mas manteve o segundo posto. Álex Márquez subiu para sétimo, com Luca Marini ficando em décimo.
Aleix respondeu mais uma vez, saltando para sétimo, diante de Álex Márquez, Quartararo e Oliveira. Marini caiu para 11º.
Na reta final da sessão, Bezzecchi precisou parar a moto com algum problema. O italiano estacionou logo ao lado de Valentino Rossi, que logo pegou uma scooter e tratou de conduzir o pupilo de volta aos boxes da VR46.
MotoGP 2023, GP da Áustria, Red Bull Ring, Treino:
1 | M BEZZECCHI | VR46 | 1:28.533 | |
2 | M VIÑALES | Aprilia | 1:28.577 | +0.044 |
3 | F BAGNAIA | Ducati | 1:28.821 | +0.288 |
4 | B BINDER | KTM | 1:28.863 | +0.330 |
5 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:28.921 | +0.388 |
6 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:29.012 | +0.479 |
7 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:29.052 | +0.519 |
8 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:29.096 | +0.563 |
9 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:29.155 | +0.622 |
10 | M OLIVEIRA | RNF Aprilia | 1:29.160 | +0.627 |
11 | L MARINI | VR46 | 1:29.186 | +0.653 |
12 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:29.310 | +0.777 |
13 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:29.356 | +0.823 |
14 | J MILLER | KTM | 1:29.400 | +0.867 |
15 | P ESPARGARÓ | GasGas Tech3 | 1:29.486 | +0.953 |
16 | E BASTIANINI | Ducati | 1:29.515 | +0.982 |
17 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:29.621 | +1.088 |
18 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:29.730 | +1.197 |
19 | R FERNÁNDEZ | RNF Aprilia | 1:29.789 | +1.256 |
20 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:29.867 | +1.334 |
21 | L SAVADORI | Aprilia | 1:30.003 | +1.470 |
22 | I LECUONA | LCR Honda | 1:30.223 | +1.690 |
23 | J MIR | Honda | 1:30.352 | +1.819 |