Bezzecchi lidera treino 2 da MotoGP marcado por acidente entre Zarco e Marc Márquez
Uma sessão tumultuada, para dizer o mínimo. Marco Bezzecchi liderou o treino 2 do GP da Alemanha da MotoGP, marcado por acidente feio entre Marc Márquez e Johann Zarco
Uma sessão tumultuada, para dizer o mínimo. O treino 2 do GP da Alemanha da MotoGP viu um acidente feio entre Marc Márquez e Johann Zarco acontecer nos últimos três minutos — que até partiu a Ducati #5 ao meio. Ainda assim, foi tempo suficiente para Marco Bezzecchi aparecer com cronômetro já zerado e anotar o melhor tempo do dia com 1min20s271.
Jorge Martín e Aleix Espargaró fecham o top-3. O campeão vigente e líder do campeonato, Francesco Bagnaia, terminou em quarto, à frente de Jack Miller.
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Fabio Quartararo, Luca Marini, Enea Bastianini, Álex Márquez aparecem em seguida. Mesmo após uma queda feia, Zarco conseguiu finalizar em 10º e cravar vaga direta ao Q2 na classificação de amanhã.
Já Marc não teve tanta sorte: finalizou em 14º lugar e disputa o Q1 com Brad Binder e Miguel Oliveira, por exemplo.
A classificação da MotoGP está marcada para amanhã, às 5h50 (de Brasília). A largada da prova sprint acontece às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP em Sachsenring:
A MotoGP foi para a segunda sessão com tempo ainda nublado, mas pista seca — a classe rainha se livrou da chuva que atrapalhou o treino 2 da Moto3. Os termômetros marcavam 16ºC, e a temperatura do asfalto estava apenas em 22ºC. A umidade do ar era de 77% e os ventos não passavam de 6 km/h.
Os pilotos tinham 60 minutos na regressiva para melhorar seus tempos. E a primeira tentativa foi de Miguel Oliveira com 1min22s771, ainda longe da marca a ser batida — que era de Johann Zarco: 1min20s702.
A primeira queda aconteceu em oito minutos e foi de Takaaki Nakagami. O japonês perdeu o controle da curva 11 e escorreu para a brita. Levantou-se aparentemente bem, mas com sua Honda destruída. E, por isso, a direção de prova decidiu acionar a bandeira vermelha para recolher os detritos no traçado.
Prova reiniciada, pilotos de volta à pista. Oliveira ainda estava na ponta, à frente de Jorge Martín, Zarco, Enea Bastianini e Franco Morbidelli. Francesco Bagnaia era sexto colocado. O #89 da Pramac tentava se aproximar e, com 20 minutos de sessão, estava 0s045 atrás do português.
Com 30 minutos, os pilotos preferiam deixar para tirar seus tempos no final. É por isso que as primeiras posições da sessão permaneciam praticamente as mesmas até então.
A segunda queda foi de Rául Fernández, também na curva 11. Ele conseguiu se levantar, mas parecia sentir muita dor na mão direita. A MotoGP logo informou que o espanhol foi levado ao centro médico. Nakagami também fora fazer um check-up.
Luca Marini fez bom giro para saltar para a vice-liderança com 1min21s332. Isso porque Oliveira já havia baixado para 1min20s862 e se colocava com o terceiro melhor tempo do dia. Nos combinados, Zarco, Mac Márquez, Oliveira, Aleix Espargaró, Álex Márquez, Martín, Fabio Quartararo Brad Binder, Bagnaia e Fabio Di Giannantonio garantiam vagas diretas ao Q2.
E o #49 da Gresini assumiu a ponta nos últimos 20 minutos de sessão com 1min20s799 — estava só 0s097 atrás de Zarco na tabela de combinados.
A terceira queda do treino foi de Oliveira, que vinha bem. A curva 11 parecia ser grande problema para os pilotos: Marc Márquez quase foi ao chão, mas conseguiu ‘salvar’.
Lá na frente, Di Giannantonio seguiu na ponta, e Aleix Espargaró tentava se aproximar e cortar a pequena vantagem de 0s053 do italiano.
As coisas mudaram completamente nos últimos minutos. Bagnaia girou em 1min20s371 e fez o melhor tempo dia dia com Miller e Martín atrás. Quartararo e Bastianini vinham em seguida. Viñales, na curva 1, foi o quarto a ir ao chão.
A três minutos para o fim, um acidente assustador. Marc Márquez escorregou na curva 1, caiu e sua Honda atingiu a Ducati de Zarco, que acabou destruída. Ambos os pilotos se levantaram aparentemente sem problemas mas, obviamente, a bandeira vermelha foi acionada.
Quando o treino recomeçou, o tempo era pouco para muita coisa mudar. Marc Márquez, inclusive, não conseguiu melhorar e terminou em 14º. Zarco ficou na décima posição, na risca. Espargaró foi quem derrubou o tempo de Bagnaia para quase terminar na ponta — isso porque Marco Bezzecchi apareceu com cronômetro zerado e finalizou na liderança.
MotoGP 2023, GP da Alemanha, Sachsenring, Treino 2:
1 | M BEZZECCHI | VR46 | 1:20.271 | |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:20.311 | +0.040 |
3 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:20.352 | +0.081 |
4 | F BAGNAIA | Ducati | 1:20.371 | +0.100 |
5 | J MILLER | KTM | 1:20.420 | +0.149 |
6 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:20.623 | +0.352 |
7 | L MARINI | VR46 | 1:20.639 | +0.368 |
8 | E BASTIANINI | Ducati | 1:20.657 | +0.386 |
9 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:20.671 | +0.400 |
10 | B BINDER | KTM | 1:20.765 | +0.494 |
11 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:20.799 | +0.528 |
12 | A FERNÁNDEZ | GasGas | 1:20.818 | +0.547 |
13 | M OLIVEIRA | RNF APRILIA | 1:20.862 | +0.591 |
14 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:20.875 | +0.604 |
15 | M VIÑALES | Aprilia | 1:20.885 | +0.614 |
16 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:21.122 | +0.851 |
17 | R FERNÁNDEZ | RNF APRILIA | 1:21.857 | +1.586 |
18 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:22.141 | +1.870 |
19 | J FOLGER | GasGas | 1:22.905 | +2.634 |
20 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:23.950 | +3.679 |