Masià dá bote nos metros finais e vence agitado GP de Teruel de Moto3. Arenas é 4º
Em um final alucinante, Masià aproveitou para dar o ataque certeiro para garantir o segundo triunfo em 2020. Ayumu Sasaki estreia no pódio em segundo, com Kaito Toba completando o top-3
A Moto3 não decepcionou com o disputado GP de Teruel deste domingo (25). Com várias trocas de posições e o top-20 separado por apenas 5s, quem levou a melhor foi Jaume Masià, que tratou de aumentar o ritmo na reta final da disputa para garantir a vitória.
O espanhol mostrou ter se adaptado bem ao MotorLand, pois venceu ambas as provas no circuito do nordeste da Espanha. Não bastasse o segundo triunfo seguido, o competidor da Leopard garantiu a vitória de número 800 para a Honda no Mundial de Motovelocidade.
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Apertando o ritmo nos metros finais, Ayumu Sasaki deu o bote certeiro para assumir a segunda colocação e ficar pela primeira vez no top-3. Kaito Toba acompanhou o piloto e terminou em terceiro, com o Japão subindo em dois degraus do pódio.
Albert Arenas acabou levando a pior. Após liderar grande parte da corrida espanhola, o atual líder da classificação perdeu terreno e cruzou a linha de chegada na quarta colocação, ficando fora do pódio. Celestino Vietti completou o top-5 do dia.
Com o resultado da corrida, Arenas segue na primeira colocação da classificação agora com 157 pontos.Com 19 tentos de desvantagem aparece Ai Ogura, enquanto Celestino Vietti, Masià e Tony Arbolino completam os cinco primeiros da tabela.
Saiba como foi o GP de Teruel de Moto3:
Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o domingo também amanheceu com sol em Teruel, mas com temperaturas baixas. Quando a Moto3 alinhou no grid para a corrida deste domingo, os termômetros marcavam apenas 18°C, com o asfalto chegando a 22°C.
Quando as luzes se apagaram no MotorLand de Aragão, Tony Arbolino tomou a ponta, mas se viu pressionado ainda nos primeiros metros, com Raúl Fernández retomando o comando na curva 3, seguido por Arenas. Pouco depois, Vietti também passou o piloto da Snipers.
Ainda na primeira volta, Arenas aproveitou a reta oposta para grudar em Fernández e assumir a ponta. Mas o troco veio pouco depois. Gabriel Rodrigo também avançou neste início de corrida e vinha agora em terceiro.
Como sempre acontece na Moto3, o pelotão se manteve bastante agrupado, resultando em uma mudança constante de posições. Fernández conseguiu se manter na ponta e abrir um ligeiro respiro, mas Ayumu Sasaki assumiu o segundo posto, à frente de Rodrigo, Vietti e Arenas.
Na volta 4, Rodrigo usou o vácuo na reta oposta para colar em Fernández e tomar a liderança. Vietti era agora o terceiro, à frente de Arenas e Sasaki. A liderança de Gabriel, contudo, também foi breve, já que Vietti assumiu o comando na aproximação da curva 1. Albert logo passou Ayumu, com Darryn Binder e Toba também deixando o piloto da Tech3 para trás.
Arenas logo encontrou uma brecha para assumir o comando e conseguiu abrir 0s203 de margem para Binder. Vietti, Toba, Masià, Sasaki, Fernández, Arbolino, Rodrigo e Filip Salac formavam o top-10.
Vietti e Toba passaram Binder, com o piloto da Red Bull KTM Ajo aproveitando para subir para a segunda colocação logo depois. Kaito, então, tomou a liderança de Arenas, mas o troco veio apenas metros mais tarde.
Na volta 8, Toba retomou a ponta na reta oposta, mas, assim como tinha acontecido antes, não conseguiu conter o avanço de Arenas por muito tempo. Enquanto isso, Masià se instalou na terceira colocação, com Binder e Sasaki formando o top-5. Com 11 giros para o fim, o primeiro pelotão ainda tinha 24 pilotos.
Na abertura da volta 10, Toba fez uma nova tentativa, mas Arenas conseguiu conter o avanço do japonês. Em meados da corrida, os cinco primeiros colocados eram equipados pela KTM, enquanto os quatro pilotos seguintes corriam com motos Honda.
Toba, então, adiou a freada e foi por dentro na curva 1 para atacar Arenas, mas Kaito pagou caro pelo movimento caindo para a sexta colocação, atrás não só de Albert, mas também de Binder, Vietti, Masià e Sasaki. Pouco depois, Sergio García e Tony Arbolino também deixaram o japonês da Ajo para trás.
Na 12ª das 19 voltas, o primeiro pelotão seguia com 24 pilotos, ainda com a liderança de Arenas, que agora era pressionado por Masià. Binder ocupava o terceiro posto, seguido por García e Vietti.
Já na parte final da volta 13, Masià usou a reta oposta para armar o bote contra Arenas e tomou a ponta, mas ficou apenas brevemente por lá, já que, assim como fez outras tantas vezes neste domingo, Albert recuperou o comando.
Jaume, contudo, não se deixou derrotar e voltou a tomar a primeira posição, exatamente no mesmo ponto. E, assim como na volta anterior, Albert deu o troco logo na curva 1. Binder era o terceiro, à frente de John McPhee, Toba, Vietti e García.
Com cinco voltas para o fim, Binder passou Masià e assumiu o segundo posto, mas levou o ‘X’ na abertura da volta seguinte, na freada da curva 1. Pouco depois, Darryn caiu para terceiro, superado por McPhee.
No fim da volta 17, Masià recuperou a ponta e, desta vez, conseguiu impedir a reação do rival da Aspar por mais alguns metros, mas voltou para o segundo lugar mesmo assim. McPhee era o terceiro, à frente de Toba e Vietti.
No giro seguinte, Masià reassumiu a ponta com uma bela manobra no miolo da pista, mas Arenas, de novo, deu o troco. Logo depois, McPhee passou Jaume por dentro, assumindo o segundo lugar. O avanço britânico, porém, foi breve, já que o piloto da Leopard não só recuperou o lugar, como também atacou Albert para abrir a volta final na liderança.
Metros mais para frente, Arenas conseguiu voltar para a ponta da tabela. Mais atrás, Suzuki caiu e acabou levando García junto, já que o piloto da Estrella Galicia 0,0 não teve como desviar.
Masià atacou Albert mais uma vez, com Sasaki e Toba aproveitando para mergulhar por dentro de Arenas e derrubar o líder do Mundial para a quarta colocação. As posições, então, foram conservadas até a bandeirada, com Jaume saindo com o orgulho de empunhar uma bandeira em comemoração à vitória 800 da Honda no Mundial.
Moto3 2020, GP de Teruel, MotorLand, corrida
1 | J MASIÀ | Leopard Honda | 37:44.602 |
2 | A SASAKI | PETRONAS Honda | +0.051 |
3 | K TOBA | Asia Honda | +0.152 |
4 | A ARENAS | Ángel Nieto KTM | +0.296 |
5 | C VIETTI | VR46 KTM | +0.331 |
6 | J MCPHEE | SIC HONDA | +0.372 |
7 | D ÖNCÜ | Red Bull KTM Ajo | +0.583 |
8 | D BINDER | CIP KTM | +0.772 |
9 | A OGURA | Asia Honda | +0.955 |
10 | T ARBOLINO | Snipers Honda | +2.259 |
11 | A LÓPEZ | Estrella Galicia 0,0 Honda | +2.489 |
12 | R FERNÁNDEZ | Ángel Nieto KTM | +2.493 |
13 | F SALAC | Prüstel KTM | +2.520 |
14 | G RODRIGO | Gresini Honda | +2.686 |
15 | J ALCOBA | RBA KTM | +2.745 |
16 | D FOGGIA | Leopard Honda | +2.895 |
17 | C TATAY | Andreas Perez 77 KTM | +3.019 |
18 | A MIGNO | Worldwide KTM | +3.622 |
19 | R FENATI | Snipers Honda | +5.448 |
20 | S NEPA | Avintia KTM | +5.620 |
21 | B BALTUS | Prüstel KTM | +5.680 |
22 | N ANTONELLI | SIC58 Honda | +6.103 |
23 | R YAMANAKA | Estrella Galicia 0,0 Honda | +16.543 |
24 | J DUPASQUIER | Prüstel KTM | +21.606 |
25 | Y KUNII | Asia Honda | +21.716 |
26 | D PIZZOLI | Facile Energy KTM | +21.812 |
27 | K PAWI | SIC HONDA | +32.799 |
28 | M KOFLER | CIP KTM | +33.600 |
29 | T SUZUKI | SIC58 Honda | NC |
30 | S GARCIA | Estrella Galicia 0,0 Honda | NC |