Viñales é advertido por descumprir regra de pressão mínima de pneus na Catalunha
Como se trata da primeira infração, o piloto da Aprilia recebeu apenas uma advertência
Maverick Viñales recebeu uma advertência da direção de prova por descumprir a regra de pressão de pneus, implementada, de fato, no GP da Inglaterra. Uma pressão mínima deve ser mantida durante 50% das provas aos domingos e 30% nas sprint, mas os comissários atestaram que a moto #12 da Aprilia descumpriu a regra.
“No dia 3 de setembro de 2023, durante a corrida de MotoGP na Catalunha, Maverick Viñales correu com pressões de pneus inferiores aos parâmetros recomendados pelo fornecedor oficial [Michelin]. Isso contraria o artigo 2.4.4.9 dos regulamentos do Campeonato Mundial de MotoGP da FIM”, diz o comunicado.

Relacionadas
“Pela razão acima, o Painel de Comissários de MotoGP da FIM impôs uma advertência oficial de acordo com o artigo 3.2.1 do código disciplinar e de arbitragem dos regulamentos do Campeonato Mundial de MotoGP”, acrescenta.
Viñales foi apenas advertido por ser a primeira infração nesse quesito. Até a etapa em Barcelona, a direção de prova escolhia aleatoriamente as equipes para a análise, já que era uma regra nova. No entanto, agora todos os times passam por verificações e, por isso, a Aprilia foi pega.
A MotoGP retoma as atividades no fim de semana do dia 10 de setembro, com o GP de San Marino e Riviera de Rimini, a ser disputado em Misano. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores Moto2, Moto3 e MotoE.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!