Viñales mostra preocupação com demora para renovar com Aprilia: “Não sei se vou ficar”

Maverick Viñales lamentou a aposentadoria do companheiro Aleix Espargaró e ainda pontuou que não tem futuro definido na Aprilia para a próxima temporada, por isso está perdido no mercado da MotoGP

O fim de semana de GP da Catalunha começou com o anúncio da aposentadoria de Aleix Espargaró, que vai deixar a MotoGP no fim da temporada 2024. Com isso, uma vaga fica disponível na Aprilia para o próximo ano, mas nem tudo está definido no outro assento, atualmente ocupado por Maverick Viñales.

Às vésperas da corrida em Barcelona, Viñales comentou a decisão do companheiro se aposentar e ainda analisou as opções que possui para o futuro, já que ainda não tem contrato renovado com a montadora italiana.

“Honestamente, não esperava, achei que ele [Aleix Espargaró] continuaria. Ele tomou essa decisão porque sentia isso e quero apenas dizer que foi um prazer ser companheiro dele. Foi um dos companheiros mais duros que vi e olha que corri ao lado de grandes nomes”, declarou.

“Não sei o que vai acontecer quando o Aleix sair porque, no momento, não tenho um contrato e não sei se vou ficar. Em todo caso, ele vai deixar um espaço que dificilmente será preenchido porque nos últimos sete anos comandou o desenvolvimento da Aprilia, algo muito difícil de fazer”, pontuou Maverick.

Aleix Espargaró e Maverick Viñales fizeram 1-2 no GP da Catalunha de 2023 (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O anúncio da aposentadoria chega em um momento importante no mercado de pilotos da MotoGP. Atualmente, a Ducati guarda a chave das negociações, já que se deu até o GP da Itália para definir quem será o companheiro de equipe de Francesco Bagnaia a partir de 2025

Jorge MartínMarc Márquez Enea Bastianini estão no páreo e, aquele que for preterido, aparece como opção para Noale, especialmente no caso do #89, que já avisou que deixa Borgo Panigale se tiver de seguir em equipe satélite, e do #23, que é alvo do interesse da marca italiana.

A retirada de Aleix deixa o caminho aberto para a Aprilia ir em busca de um dos futuros preteridos da Ducati. A expectativa é de que, com Aleix no posto de reserva, Maverick Viñales tenha o contrato renovado para seguir na MotoGP.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 24 e 26 de maio, para o GP da Catalunha, em Barcelona, com a 6ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.