Aleix Espargaró bate martelo e anuncia aposentadoria da MotoGP no fim de 2024

Aleix Espargaró aproveitou a passagem da MotoGP pela Catalunha para anunciar que vai se aposentar no final da temporada 2024. Expectativa é de que o #41 assuma uma posição como piloto de testes da Aprilia

Aleix Espargaró aproveitou a corrida de casa para anunciar os planos para o futuro na MotoGP. Aos 34 anos, o #41 confirmou nesta quinta-feira (23), primeiro dia de atividades oficiais do GP da Catalunha, que vai se aposentar no final da temporada 2024.

Atual oitavo colocado no Mundial de Pilotos, o irmão mais velho de Pol já tinha admitido abertamente que a aposentadoria era uma opção. No último ano de contrato com a Aprilia, o pai dos gêmeos Max e Mia analisava as opções, mas entendeu que era o momento de parar.

“Como todos imaginam, vou me aposentar da MotoGP no fim da temporada 2024. Este é um circuito que cresci, então é o local perfeito para anunciar essa saída. Como piloto da MotoGP, tive uma trajetória estranha. Como na vida de todos, nada foi fácil, mas a minha foi estranha e nenhum roteirista de Hollywood imaginaria que aos 30 anos estaria vencendo com uma marca que nunca tinha ganhado”

“O corpo me diz que ainda sou competitivo, que consigo brigar com meus colegas de grid, mas o coração diz que preciso ficar mais tempo com a família e parar”, afirmou na breve coletiva em Barcelona.

Aleix Espargaró vai se aposentar da MotoGP no fim da temporada 2024 (Foto: AFP)

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“Agradeço muito a Aprilia porque esses últimos dois, três anos, um sonho ver o que conseguimos e fizemos história. Fico eternamente agradecido pelo que me deram. Agradeço meus filhos, família, meu irmão [Pol Espargaró, piloto de testes da KTM]… ele sempre foi minha referência”, completou com lágrimas nos olhos.

Nascido em Granollers, Aleix estreou na classe rainha do Mundial de Motovelocidade em 2009, ano em que disputou quatro corridas com a Pramac. No ano seguinte, o mais velho dos Espargaró fez o campeonato completo, mas somou só 65 pontos e, com o 14º lugar no Mundial, desceu para a Moto2.

Com a Pons, o #41 fechou a temporada na classe do meio na 12ª colocação e voltou a subir de divisão, agora com a Aspar. Após dois anos com a equipe de Jorge Martínez, Aleix mudou para a Forward em 2014, onde conquistou a primeira pole — no GP da Holanda — e o primeiro pódio — foi segundo colocado no GP de Aragão — da carreira na MotoGP.

A performance que rendeu o sétimo lugar no campeonato rendeu um importante salto: uma vaga na equipe oficial da Suzuki, que voltava ao campeonato. O catalão ficou dois anos com a marca japonesa e, depois, migrou para a Aprilia. Na condução do desenvolvimento da RS-GP, Aleix viveu os momentos mais importantes da carreira, com poles, vitórias e até briga por título.

A melhor temporada da carreira do ‘capitão’, como é chamado na Aprilia, aconteceu em 2022, quando o irmão de Pol chegou a sonhar com o título mundial. Com uma vitória, seis pódios e duas poles, Espargaró sofreu com a queda de performance do protótipo de Noale na reta final da temporada e amargou o quarto posto na classificação, mas mudando de patamar na MotoGP.

Apesar da melhora da moto italiana, Aleix não repetiu o desafio pelo campeonato, mas, em 2023, venceu duas vezes, somou mais uma pole e três pódios para fechar o ano na sexta colocação.

Diretor-executivo da Aprilia, Massimo Rivola exaltou a contribuição de Aleix com o time e destacou que o catalão será sempre um piloto da marca.

“Obrigado, Aleix, pois nós construímos uma história incrível”, disse Rivola. “Obrigado por não ter desistido em momentos difíceis e por ser um grande exemplo para todos nós. Você ganhou a braçadeira de capitão por mérito”, seguiu.

“Você nos deu o primeiro pódio, a primeira pole, a vitória aqui em Barcelona e o primeiro 1-2 com Maverick. Se espírito, seus altos e baixos, com sua personalidade, refletem a energia dessa equipe e de toda a fábrica de Noale”, destacou. “Não sei o que você vai fazer no future, mas será sempre um piloto Aprilia”, garantiu.

O anúncio da aposentadoria chega em um momento importante no mercado de pilotos da MotoGP. Atualmente, a Ducati guarda a chave das negociações, já que se deu até o GP da Itália para definir quem será o companheiro de equipe de Francesco Bagnaia a partir de 2025. Jorge Martín, Marc Márquez e Enea Bastianini estão no páreo e, aquele que for preterido, aparece como opção para Noale, especialmente no caso do #89, que já avisou que deixa Borgo Panigale se tiver de seguir em equipe satélite, e do #23, que é alvo do interesse da marca italiana.

A retirada de Aleix deixa o caminho aberto para a Aprilia ir em busca de um dos futuros preteridos da Ducati. A expectativa é de que, com Aleix no posto de reserva, Maverick Viñales tenha o contrato renovado para seguir na MotoGP.

“A partir de agora, uma nova página se abre no mercado de pilotos, e a Aprilia Racing certamente não ficará de braços cruzados. Com nosso estilo, vamos garantir um ótimo futuro para essa equipe, que você ajudou a transformar em uma equipe verdadeiramente de ponta”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 24 e 26 de maio, para o GP da Catalunha, em Barcelona, com a 6ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

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