Viñales usa erro de Bagnaia, resiste e vence sprint em Portugal. Marc Márquez é 2º

Mesmo doente e com dificuldades para guiar, Maverick Viñales segurou a pressão dos favoritos e venceu a corrida sprint em Portimão. Francesco Bagnaia terminou fora do pódio após errar na liderança

A corrida sprint da MotoGP em Portimão não decepcionou, com emoções e ultrapassagens do início ao fim. Mesmo com uma gastroenterite que quase o tirou do GP de Portugal e o fez perder três quilos, Maverick Viñales brilhou neste sábado (23) e venceu a prova mais curta da classe rainha, o primeiro triunfo com a Aprilia desde que chegou ao time em 2022.

Marc Márquez travou um intenso duelo com Jorge Martín pela segunda colocação. Na última volta, o hexacampeão da MotoGP forçou uma manobra na reta oposta e conseguiu ficar em segundo, com o compatriota da Pramac completando o pódio da sprint.

Francesco Bagnaia liderou a maior parte da corrida, mas errou a poucas voltas para o fim e caiu para a quarta colocação, com Jack Miller completando os cinco melhores da prova no circuito português.

O sexto lugar ficou com Enea Bastianini, seguido pelo novato Pedro Acosta. Aleix Espargaró, Fabio Quartararo e Raúl Fernández completaram o top-10 na sprint em Portugal.

Maverick Viñales venceu pela primeira vez uma corrida sprint (Foto: Aprilia)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MotoGP volta à pista de Portimão neste domingo, às 11h (de Brasília), para o GP de Portugal, segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Saiba como foi a corrida sprint do GP de Portugal:

A MotoGP encontrou céu nublado e temperaturas baixas para a segunda corrida sprint da temporada 2024. Quando os pilotos partiram para o grid, os termômetros mediam 23°C, com o asfalto chegando a 36°C. A umidade relativa do ar estava em 49%, com o vento soprando a 3 km/h.

A caminho do grid, Joan Mir escapuliu da pista e precisou evitar uma queda. A vida não anda muito fácil no campo da Honda na MotoGP.

Joan Mir escapou da pista a caminho do grid (Vídeo: MotoGP)

Quando as luzes se apagaram para a largada das 12 voltas da corrida sprint, o pole-position Enea Bastianini saiu mal e foi engolido pelo pelotão. Viñales mergulhou primeiro na curva 1, mas foi superado por Miller pouco depois. Bagnaia também avançou e tomou a segunda colocação.

A emocionante largada da corrida sprint em Portimão (Vídeo: MotoGP)

Bastianini desceu para quarto, diante de Marc Márquez, Jorge Martín e Brad Binder. O #93 passou a pressionar Enea, mas também tendo de se preocupar com Jorge. O multicampeão, contudo, não esperou o fim da primeira volta para tomar o quarto posto.

Na ponta, Miller seguia pressionado por Bagnaia, que aparecia cada vez mais perto. Jack segurou a ponta e aproveitou a primeira metade da pista para abrir pouco mais de 0s2 de margem. A diferença, entretanto, não se sustentou.

Sem muita demora, Márquez passou Viñales e subiu para terceiro. Atrás, Martín tomou a posição de Bastianini.

Marc Márquez mergulhou no meio do circuito e passou Viñales para ser terceiro (Vídeo: MotoGP)

Na reta, Bagnaia tirou a liderança de Miller e logo abriu 0s3. Viñales, por sua vez, deu uma bela passada em Martín para ficar na quarta colocação. Ainda na terceira volta, Álex Rins caiu e abandonou a disputa.

Com dez voltas ainda pela frente, Márquez ultrapassou Miller e assumiu a segunda colocação, pouco menos de 0s5 atrás de Pecco. O italiano da Ducati, porém, ia forçando para fugir mais ainda.

Viñales também tentava reagir. O espanhol logo passou Miller, se instalando em terceiro. Martín era o quinto, seguido por Bastianini e Brad Binder.

Bagnaia superou Miller e tomou a liderança em Portugal (Vídeo: MotoGP)

Pouco depois, Johann Zarco caiu na curva 5, mas escapou de lesões. Em seguida, Binder e Fabio Di Giannantonio também abandonaram, o primeiro por queda na 13 e o segundo, na 12.

Na volta 5, Márquez errou e facilitou o caminho de Viñales em direção ao segundo posto. Martín era quem vinha em quarto, depois de também passar por Miller. Enquanto isso, Bagnaia já tinha mais de 1s de margem na ponta da corrida.

Restando sete voltas para a bandeirada, Martín foi por dentro para passar Marc Márquez e ocupar o terceiro posto. Lá na frente, Viñales tinha baixado de 1s o atraso em relação a Bagnaia.

Martín se recuperou na prova e subiu para terceiro (Vídeo: MotoGP)

Viñales, aliás, também aumentou o ritmo, reduzindo bem a vantagem de Bagnaia. Com cinco voltas para o fim, a diferença entre eles era de 0s6. Martín vinha não muito longe, já com um respiro maior em relação a Marc Márquez.

O líder do campeonato reagiu em seguida, ampliando a margem que o mantinha firme no comando para 0s9. Martín, por outro lado, não tinha aliviado a pressão em cima de Viñales.

Com quatro voltas para o fim, Bagnaia errou a freada da 1, saiu de traseira e escapou da pista, entregando a liderança para Viñales. Martín subiu para segundo, diante de Márquez. Bagnaia voltou em 4º, bem distante de Marc e com Miller colado atrás.

Bagnaia errou no final da reta e caiu da liderança para quarto (Vídeo: MotoGP)

Com a chance de tomar a liderança do Mundial, Jorge forçou mais e mais, grudando em Viñales e ficando cada vez mais distante de Marc. O titular da Aprilia, contudo, vinha bem na defesa, se afastando um tiquinho mais outra vez.

Quando abriram a penúltima volta, Martín colou na reta, mas o #12 abriu mais uma vez. Marc vinha um pouco mais perto, mas ainda não em posição de atacar.

Martín, então, deu uma bobeada e afastou muito de Viñales, permitindo a chegada de Márquez, que foi ao ataque.

Na volta final, Maverick aproveitou o respiro para escapar de vez, com Márquez metendo por dentro para dar um chega para lá em Martín e tomar o segundo posto. Do jeito que foi, o #93 abriu, consolidando o caminho para o primeiro pódio com a Ducati da Gresini.

MotoGP 2024, GP de Portugal, Portimão, Corrida sprint:

1M VIÑALESAprilia19:49.63612 voltas
2M MÁRQUEZGresini Ducati+1.039 
3J MARTÍNPramac Ducati+1.122 
4F BAGNAIADucati+4.155 
5J MILLERKTM+4.329 
6E BASTIANINIDucati+4.384 
7P ACOSTAGasGas Tech3+5.088 
8A ESPARGARÓAprilia+6.161 
9F QUARTARAROYamaha+7.501 
10R FERNÁNDEZTrackhouse Aprilia+8.484 
11M BEZZECCHIVR46 Ducati+9.529 
12M OLIVEIRATrackhouse Aprilia+10.519 
13Á MÁRQUEZGresini Ducati+11.458 
14J MIRHonda+14.035 
15A FERNÁNDEZGasGas Tech3+14.853 
16F MORBIDELLIPramac Ducati+16.049 
17T NAKAGAMILCR Honda+16.395 
18L MARINIHonda+24.907 
19J ZARCOLCR HondaNC 
20B BINDERKTMNC 
21F DI GIANNANTONIOVR46 DucatiNC 
22A RINSYamahaNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.