Oliveira acerta com Pramac e deixa apenas uma vaga livre no grid da MotoGP para 2025
Miguel Oliveira fechou acordo com a Yamaha e foi colocado para correr na satélite Pramac a partir da próxima temporada da MotoGP. Agora, o português precisa saber quem será o novo companheiro de equipe e, assim, fechar de vez o grid da classe rainha do Mundial de Motovelocidade
A penúltima peça encaixou no quebra-cabeças da MotoGP. Depois de semanas de espera, a Yamaha confirmou a contratação de Miguel Oliveira, que vai vestir as cores da Pramac pelos próximos dois anos. O contrato é direto com a marca dos três diapasões.
No sexto ano na MotoGP, o atual piloto da Trackhouse acumula cinco vitórias na classe rainha do Mundial de Motovelocidade e um total de 41 pódios, sete deles na divisão de elite. No GP da Alemanha de 2024, o português de 29 anos conquistou a primeira medalha, com um pódio na sprint de Sachsenring.
Relacionadas
Com a Yamaha, Oliveira terá apoio total da fábrica e, portanto, uma versão atualizada da YZR-M1. É a nova filosofia da montadora nipônica para tentar acelerar o desenvolvimento da moto.
O português, no entanto, ainda não sabe quem será o companheiro de equipe. O nome de Jack Miller, atualmente na KTM, é o mais forte nos bastidores. Esta é, até o momento, a única vaga disponível no grid da MotoGP para o próximo ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A maioria dos contratos assinados até são válidos até 2026, mas Luca Marini e Zarco são exceções, já que assinaram com a HRC por dois anos na temporada passada e, assim, estão garantidos apenas até 2025. O contrato de Morbidelli com a VR46 também é apenas para o próximo campeonato.
A MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de setembro, com o GP de San Marino e Riviera de Rimini, em Misano, 13ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
MotoGP 2025, Line-up provisório:
EQUIPE | PILOTO | SITUAÇÃO |
HONDA | L MARINI | Contrato até o fim de 2025 |
HONDA | J MIR | Contrato até o fim de 2026 |
YAMAHA | F QUARTARARO | Contrato até o fim de 2026 |
YAMAHA | Á RINS | Contrato até o fim de 2026 |
DUCATI | F BAGNAIA | Contrato até o fim de 2026 |
DUCATI | M MÁRQUEZ | Contrato até o fim de 2026 |
APRILIA | J MARTÍN | Contrato até o fim de 2026 |
APRILIA | M BEZZECCHI | Contrato até o fim de 2026 |
KTM | B BINDER | Contrato até o fim de 2026 |
KTM | P ACOSTA | Contrato multianual |
LCR Honda | J ZARCO | Contrato até o fim de 2025 – HONDA |
LCR Honda | S CHANTRA | Contrato até o fim de 2025 |
PRAMAC Yamaha | M OLIVEIRA | Contrato até o fim de 2026 – YAMAHA |
PRAMAC Yamaha | ||
GRESINI Ducati | Á MÁRQUEZ | Contrato até o fim de 2026 |
GRESINI Ducati | F ALDEGUER | Contrato até o fim de 2026 – DUCATI |
VR46 Ducati | F DI GIANNANTONIO | Contrato até o fim de 2026 – DUCATI |
VR46 Ducati | F MORBIDELLI | Contrato até 2025 |
KTM TECH3 | E BASTIANINI | Contrato multianual |
KTM TECH3 | M VIÑALES | Contrato multianual |
TRACKHOUSE Aprilia | R FERNÁNDEZ | Contrato até 2026 |
TRACKHOUSE Aprilia | A OGURA | Contrato até 2026 |