Yamaha fecha contrato de dois anos e anuncia Oliveira na Pramac a partir de 2025

A Yamaha aproveitou a quinta-feira (5) para encaixar a penúltima peça no quebra-cabeças da temporada 2025: Miguel Oliveira. O português assinou um contrato de dois anos, diretamente com a casa de Iwata, e vai vestir as cores da Pramac a partir de 2025

A penúltima peça encaixou no quebra-cabeças da MotoGP. Depois de semanas de espera, a Yamaha confirmou a contratação de Miguel Oliveira, que vai vestir as cores da Pramac pelos próximos dois anos. O contrato é direto com a marca dos três diapasões.

O anúncio não chega como surpresa. Nas últimas semanas, Miguel já havia manifestado publicamente o interesse em assumir a posição na Pramac e dito, inclusive, que a vaga para 2025 estava “assegurada”. A própria Pramac, por sua vez, também tinha falado em usar Misano para anunciar os pilotos, que já estão definidos.

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No sexto ano na MotoGP, o atual piloto da Trackhouse acumula cinco vitórias na classe rainha do Mundial de Motovelocidade e um total de 41 pódios, sete deles na divisão de elite. No GP da Alemanha de 2024, o português de 29 anos conquistou a primeira medalha, com um pódio na sprint de Sachsenring.

Com a Yamaha, Oliveira terá apoio total da fábrica e, portanto, uma versão atualizada da YZR-M1. É a nova filosofia da montadora nipônica para tentar acelerar o desenvolvimento da moto.

Miguel Oliveira assinou direto com a Yamaha (Foto: Yamaha)

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“Estamos satisfeitos em anunciar que um piloto profissional e experiente como Miguel Oliveira está se juntando ao line-up da Yamaha para 2025 e 26, e damos a ele uma calorosa acolhida ao projeto da Yamaha na MotoGP”, comemorou Lin Jarvis, diretor da Yamaha Motor Racing. “Miguel é um piloto que tem o know-how técnico, a experiência, a velocidade e a precisão necessários para melhorar a performance da Yamaha YZR-M1. Estamos realmente ansiosos em trabalhar com ele como um membro chave do projeto da Yamaha na MotoGP, e ele pode contar com nosso total apoio”, seguiu.

Oliveira celebrou o acerto, contou que sempre viu as motos dos três diapasões com encanto e avaliou que pode contribuir com a evolução do projeto japonês.

“É um grande privilégio representar uma marca icônica em nosso esporte como a Yamaha. Durante meus anos de carreira e chegando na MotoGP, sempre olhei para as motos azuis com encanto”, contou Oliveira. “Agora é uma realidade e quero agradecer a Yamaha Motor Company pelo comprometimento comigo em uma fase de transição tão importante do projeto. Lin Jarvis foi uma peça-chave no início das conversas para fazer isso tudo acontecer. Acredito que posso ser útil nesse período de mudança para levar a moto novamente ao topo”, acrescentou.

“Quero agradecer o [Paolo] Campinoti, Gino Borsoi e todo pessoal da Pramac por embarcar nessa jornada juntos. Não posso estar mais feliz e empolgado para o início desse novo capítulo”, encerrou.

Hoje satélite da Ducati, a Pramac vai encerrar uma relação de 20 anos com a casa de Bolonha para embarcar em uma nova aventura com a Yamaha. O contrato entre as duas marcas é válido por 7 anos e promete uma colaboração estreita.

Agora, resta uma única vaga no grid de 2025, mas a expectativa é que ela fique com Jack Miller. Dispensado pela KTM, o australiano ganhou uma nova oportunidade justamente para correr em uma equipe onde esteve entre 2018 e 2020.

MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de setembro, com o GP de San Marino e Riviera de Rimini, em Misano, 13ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

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