Miller revela que testa dispositivo de ajuste de altura da Ducati desde GP da Tailândia
Jack Miller explicou que ficou parado em Buriram no ano passado por ter se enrolado com o uso do chamado dispositivo ‘holeshot’. Peça permite que o piloto baixe a suspensão traseira do protótipo
Jack Miller revelou que não é de hoje que a Ducati está usando um dispositivo que ajusta a altura da moto na MotoGP. O australiano contou que começou a utilizar o recurso no GP da Tailândia de outubro passado.
No ano passado, a Ducati introduziu o chamado dispositivo ‘holeshot’, um recurso que baixa a suspensão traseira da moto. Inicialmente, era destinado às largadas ― algo que Miller já utilizava desde o GP do Japão de 2018 ―, mas agora a casa de Bolonha avalia sua utilização em outros momentos da corrida.
No sábado, as câmeras da MotoGP flagraram o dispositivo sendo usado pelos pilotos da Ducati e, mais tarde, Davide Tardozzi admitiu a existência da peça.
Jack Miller (Foto: Pramac)
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Antes, no GP da Malásia do ano passado, Álex Rins já tinha visto a traseira da Ducati #43 baixar na saída de uma curva.
Falando aos jornalistas ao fim do segundo dia de testes em Losail, Miller revelou que o dispositivo foi o que causou um problema na largada no GP da Tailândia do ano passado.
“Tudo que vou dizer é que tenho isso desde a Tailândia no ano passado ― está provado que funciona”, comentou.
Questionado se era difícil de usar, Miller retrucou: “O que aconteceu na Tailândia no ano passado? Lembra o que aconteceu?”.
“Não é simples, não é nada simples. É por isso que as pessoas me perguntam: ‘Por que você ficou parado lá?’”, contou. “Não posso dizer o motivo de ter ficado parado. Eu tinha umas 19 mil coisas para fazer, e tudo aconteceu na hora. Foi como: ‘Pô, para o que é esse botão mesmo?’”, seguiu.
“[Agora] nós o ajustamos bem. Muitas pessoas se deram conta disso. [Álex] Rins percebeu em Sepang, estava no meu pé por isso”, comentou.
O australiano explicou, ainda, que agora o dispositivo é “bem fácil”, mas não foi usado em Phillips Island, por conta da natureza do traçado de Victoria.
Por fim, Jack apontou que a principal vantagem do ‘holeshot’ é a “aceleração”. “É apenas um controle de saída, mas fora da curva”, completou.
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