Moto deixa Zarco na mão, e Folger herda vitória em Losail na Moto2. Debutante, Rins fica a 0s079 do pódio

O que parecia ser apenas um pesadelo de Sam Lowes, acabou se transformando em um sonho ruim coletivo. Com problemas na Kalex, Johann Zarco perdeu uma corrida ganha e viu Jonas Folger receber a bandeirada na ponta. Xavier Siméon e Tom Lüthi completam o pódio

A cobertura completa do GP do Catar no GRANDE PRÊMIO

Johann Zarco vai ter muita dificuldade para esquecer o GP do Catar. Depois de ver o até então dominante Sam Lowes cair e abandonar a disputa ainda no início da corrida deste domingo (29), e liderar com muita folga a maior parte da disputa, o titular da Ajo sentiu um problema com sua Kalex, virando presa fácil para a concorrência. 
 
Sem qualquer chance de lutar pela vitória até então, Jonas Folger acabou beneficiado pelo problema do francês e vai para casa com mais uma vitória no currículo — a primeira na Moto2. 5s051 atrás do piloto da Argiñano & Ginés, Xavier Siméon aparece em segundo, com Tom Lüthi fechando o pódio.
Jonas Folger chega à vitória na Moto2 (Foto: Getty Images)
A classificação da Moto2 após o GP do Catar

Se na maior parte da corrida a disputa não foi lá das mais intensas, Álex Rins garantiu a animação. Estreando na Moto2, o espanhol largou em nono, mas foi parar em 20º ainda no primeiro giro. Em uma ótima prova de recuperação, o piloto da Pons entrou na briga pelo pódio no giro final, mas ficou 0s079 atrás do top-3.

 
Franco Morbidelli também teve uma bela atuação neste domingo, especialmente na largada,e ficou com a quinta colocação, à frente de Mika Kallio e Sandro Cortese.
 
Mesmo com problemas na Kalex, Zarco conseguiu completar a prova, mas ficou apenas com o oitavo posto, recebendo a bandeirada com 2s373 de vantagem para Louis Rossi, o nono colocado. Lorenzo Baldassarri fecha o rol dos dez melhores.
Também estreando na Moto2, Álex Márquez teve uma boa atuação e ficou com a 11ª colocação, à frente de Hafizh Syahrin.
 
Primeiro piloto a defender o título na Moto2, Tito Rabat sofreu uma queda após um incidente com Simone Corsi e se despediu mais cedo. 
Saiba como foi o GP do Catar de Moto2:
 
A temporada 2015 começou de um jeito diferente para Sam Lowes. Dominante ao longo dos treinos livres em Losail, o britânico conquistou sua primeira pole no Mundial de Moto2. O resultado obtido pelo campeão de 2013 do Mundial de Supersport representa a primeira pole da Speed Up desde que Gabor Talmacsi largou na ponta no Estoril em 2010.
 
Johann Zarco fez o que pôde para evitar a pole de Lowes na estreia da Ajo na Moto2, mas, 0s332 mais lento, ficou com o segundo posto, à frente de Tito Rabat, campeão vigente da categoria. 
 
Com um histórico de três pódios em Losail, Sandro Cortese aparece para abrir a segunda fila, à frente de Jonas Folger e Xavier Siméon. Tom Lüthi garantiu o sétimo posto na grelha, com Franco Morbidelli em oitavo.
 
Estreante na classe intermediária, Álex Rins foi 1s056 mais lento que Lowes na classificação e conquistou o nono posto do grid. Simone Corsi completa a lista dos dez primeiros. Também debutando, Álex Márquez inicia o GP do Catar na 12ª colocação. 
 
Assim como aconteceu ao longo dos dias de testes, as temperaturas eram amenas na hora da largada. Quando os pilotos alinharam no grid, os termômetros marcavam 22°C, com o asfalto batendo a marca de 30°C.
 
Em termos de pneus, a Dunlop, fornecedora única da categoria, levou para Losail os compostos dianteiros macio 1, identificado pelo nome da fabricante escrito em preto em uma faixa amarela, e duro (amarelo escrito em preto), e os traseiros médio 2 (preto em prata) e duro 3 (amarelo em preto).
 
No grid, apenas Lowes, Simón, Warokorn e Alt optaram pela borracha média na traseira, com os demais largando com o composto duro. Na frente, todos saíram de médio.
 
Quando as luzes se apagaram, Lowes manteve a ponta, com Zarco em segundo e Rabat em terceiro. Morbidelli pulou para quarto, à frente de Folger. Franco atacou imediatamente, forçando Tito para fora da pista.
 
O italiano da Italtrans assumiu o terceiro posto, à frente de Folger, Siméon, Corsi, Cortese, Rabat, Cardús e Mika Kallio. Nono no grid, Álex Rins despencou para 20º ainda nos primeiros metros.
 
No final da primeira volta, Zarco atacou Lowes na reta, mas aproveitou um errinho de Sam na curva 2 para assumir a liderança da prova. Folger passou para a terceira colocação, seguido por Morbidelli, Siméon, Corsi e Cortese.
 
Enquanto Lowes caçava Zarco pela pista, Folger se defendia de Morbidelli, o que facilitava o afastamento dos ponteiros. Na abertura da volta seguinte, Sam colocou no francês, mas não conseguiu espaço para passar.
 
Pouco depois, Lowes errou a curva 16 de Losail e caiu, mas não se feriu. Sam conseguiu voltar para a prova, mas já era tarde demais.
 
Quem também não teve muito mais sorte foi Tito Rabat. O campeão mundial caiu na primeira curva após um toque com Corsi e abandonou a disputa.
 
Assim, Zarco ficou isolado na liderança, com mais de 3s de vantagem para Folger, o segundo colocado.
 
Pouco depois, Luis Salom caiu após ser atingido por Axel Pons. O abandono foi duplo.
 
Lowes, aliás, recolheu para os boxes e não voltou para a prova catari.
 
Sem os principais rivais na pista, Zarco vinha correndo sozinho, abrindo mais e mais na ponta. Caberia ao francês controlar o risco.
 
Folger vinha em segundo, 0s185 à frente de Siméon. Morbidelli tinha o quarto posto, seguido por Cortese, Kallio, Lüthi, Cardús, Rossi e Rins. 
 
Com o piloto da Ajo impondo um ritmo fortíssimo, o pelotão foi se dividindo mais e mais. Assim, Kallio e Lüthi eram os protagonistas da melhor disputa, com o suíço levando a melhor e ficando com o sexto posto. Mais atrás, Rins se defendia bem dos ataques de Rossi e Baldassarri.
 
Na abertura da nona volta, Cortese conseguiu atacar Morbidelli para tomar o quarto posto, mas levou o troco na sequência. O italiano tinha 3s700 de atraso para Siméon, que ocupava o terceiro posto.
 
Na nona volta, Anthony West levou um tombo, mas não se lesionou com gravidade. O australiano brigava com Álex Márquez pela zona de pontuação.
Franco Morbidelli teve um atuação de destaque neste domingo (Foto: Italtrans)
Pouco depois, Cortese passou Morbidelli mais uma vez, mas continuou pressionado por Franco. Após passar, Sandro sinalizou para que o italiano sossegasse atrás dele para que, juntos, pudessem descontar os mais de 5s de vantagem de Siméon e entrar na briga pelo pódio. 
 
Na ponta, Zarco seguia livre, leve e solto, virando na casa de 2min00s e com 4s071 de vantagem para Folger. O piloto da Argiñano & Ginés, por sua vez, tinha 2s223 de margem para Simón, o terceiro colocado. 
 
Cortese ocupava o quarto posto, aumentando o atraso em relação à Xavier. Morbidelli aparecia logo atrás, à frente de Lüthi, Kallio, Rins, Cardús e Baldassarri. Estreante, Márquez deu uma bela errada na curva 12, mas seguiu na prova.
 
Sem muita ação na ponta, o pelotão liderado por Cortese era o mais interessante da disputa. Lüthi pressionava Morbidelli pela quinta colocação, mas o italiano vinha se mantendo na frente.
 
O erro de Márquez, aliás, permitiu a aproximação de Syahrin, que passou para assumir a 12ª colocação. Álex reagiu de imediato e retomou a ponta. 
 
Depois de um tempo quietinho, Morbidelli voltou a atacar Cortese, que reagiu e passou, mas levou o troco a sequência. Lüthi vinha colado atrás, procurando espaço para passar. Kallio também esperava uma oportunidade. Oitavo, Rins vinha rápido, recortando o atraso de 1s7 para esse pelotão.
 
De tanto insistir, Tom passou Sandro, que tentou responder de imediato, mas não conseguiu. Mais atrás, Rins rodava 2min00s6 e vinha chegando mais e mais. 
Álex Rins fez uma prova excelente em sua estreia no Mundial (Foto: Pons)
Com quatro giros para o fim, Zarco sentiu um problema com a moto e, prestando atenção no que se passava, quase acertou o pit-wall. No momento em que teve problemas, Johann tinha 3s9 de vantagem para Folger, que acabou tomando a liderança.
 
Siméon também passou e assumiu o segundo posto, 3s809 atrás do líder. Zarco vinha se mantendo em terceiro, com 6s7 de vantagem para Lüthi, o quarto, mas ainda sentindo a moto falhar. Um problema de câmbio, provavelmente.
 
Rins, aliás, não só chegou no pelotão como se meteu na festa, subindo para quinto. 
 
Pouco depois, foi Lüthi quem passou Zarco, deixando o francês nas mãos famintas de Rins. Em seguida, o francês foi despencando mais e mais com a passagem pela reta, caindo para oitavo em um intervalo de segundos.
 
0s412 longe do pódio, Rins seguia forçando o ritmo, buscando uma vaga no top-3 de Losail. Seria um início e tanto.
 
Na reta da pista catari, Rins tentou usar o vácuo para passar Lüthi, mas o experiente suíço conseguiu se defender e manter a frente.
 

Moto2, GP do Catar, Losail, Final:

 
1
94
JONAS FOLGER
ALE
ARGIÑANO & GINÉS Kalex
40:18.532
20 voltas
2
19
XAVIER SIMÉON
BEL
GRESINI Kalex
+5.051
 
3
12
THOMAS LÜTHI
SUI
INTERWETTEN Kalex
+12.123
 
4
40
ÁLEX RINS
ESP
PONS Kalex
+12.202
 
5
21
FRANCO MORBIDELLI
ITA
ITALTRANS Kalex
+14.385
 
6
36
MIKA KALLIO
FIN
ITALTRANS Kalex
+14.413
 
7
11
SANDRO CORTESE
ALE
INTACT Kalex
+14.471
 
8
5
JOHANN ZARCO
FRA
AJO Kalex
+18.541
 
9
96
LOUIS ROSSI
FRA
TASCA Tech3
+20.914
 
10
7
LORENZO BALDASSARRI
ITA
FORWARD Kalex
+21.336
 
11
73
ÁLEX MÁRQUEZ
ESP
MARC VDS Kalex
+21.847
 
12
55
HAFIZH SYAHRIN
MAS
RACELINE Kalex
+23.226
 
13
60
JULIÁN SIMÓN
ESP
QMMF Speed Up
+25.573
 
14
30
TAKAAKI NAKAGAMI
JAP
TEAM TADY Kalex
+29.784
 
15
77
DOMINIQUE AEGERTER
SUI
INTERWETTEN Kalex
+30.267
 
16
23
MARCEL SCHROTTER
ALE
TECH3 Mistral 610
+34.561
 
17
4
RANDY KRUMMENACHER
SUI
JIR KALEX
+36.850
 
18
25
AZLAN SHAH
MAS
TEAM TADY Kalex
+48.346
 
19
10
THITIPONG WAROKORN
TAI
SAG Kalex
+48.772
 
20
70
ROBIN MULHAUSER
SUI
INTERWETTEN Kalex
+49.670
 
21
66
FLORIAN ALT
ALE
IODA Suter
+1:15.596
 
22
2
JESKO RAFFIN
SUI
SAG Kalex
+1:15.641
 
23
51
ZAQHWAN ZAIDI
MAL
JPMOTO MALAYSIA Suter
+1:21.693
 
 
88
RICKY CARDÚS
ESP
TECH3 Mistral 610
NC
 
 
95
ANTHONY WEST
AUS
QMMF Speed Up
NC
 
 
3
SIMONE CORSI
ITA
FORWARD Kalex
NC
 
 
1
ESTEVE RABAT
ESP
MARC VDS Kalex
NC
 
 
39
LUIS SALOM
ESP
PONS Kalex
NC
 
 
49
AXEL PONS
ESP
ARGIÑANO & GINÉS Kalex
NC
 
 
22
SAM LOWES
ING
SPEED UP
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
SAM LOWES
ING
SPEED UP
1:59.423
162.1 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
JOHANN ZARCO
FRA
AJO Kalex
1:59.918
161.5 km/h
RECORDE
MAVERICK VIÑALES
ESP
PONS Kalex
2:00.168
161.1 km/h
MELHOR VOLTA
SAM LOWES
ING
SPEED UP
1:59.423
162.1 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
ar: 22ºC | pista: 29ºC

#GALERIA(5260,93038)

A PRIMEIRA DE DUAS

Sebastian Vettel e a Ferrari fizeram valer uma estratégia certeira neste domingo (29) para vencer a poderosa Mercedes na Malásia. Com um desempenho impecável, o alemão não deu chances e conquistou a primeira vitória como piloto da equipe italiana. Desta vez, os prateados tiveram de se contentar em completar o pódio, com Lewis Hamilton à frente de Nico Rosberg. Felipe Massa terminou a etapa malaia em sexto, enquanto Felipe Nasr ficou em 12º.

DEU RUIM

O sexto lugar de Felipe Massa no GP da Malásia não foi muito satisfatório para o brasileiro. Embora Massa tenha começado a prova muito bem, acabou brigando com Valtteri Bottas pelo quinto lugar após um problema na segunda parada nos boxes. Além do problema no pit, outra coisa que perturbou Massa foi a vitória de Sebastian Vettel e a quarta posição de Kimi Räikkönen, que se recuperou de forma impressionante. A equipe vermelha dá indícios claros de estar um passo à frente da Williams.

BORRÃO

A esta altura do campeonato, a FIA já está querendo lavar com pimenta e sabão a boca de Sebastian Vettel. O alemão não se preocupou em usar as palavras mais lindas e polidas depois de vencer o GP da Malásia em sua segunda aparição como piloto da Ferrari. Nas voltas finais, ao se ver dentro do carro vermelho na liderança em Sepang, a cabeça de Vettel foi tomada por pensamentos que o deixaram receoso. Ou melhor, com a sensação popularmente conhecida como 'cagaço',

DEIXOU CHEGAR

O segundo lugar não anda no vocabulário de Lewis Hamilton faz um tempo, mas ele teve de olhar no dicionário duante o GP da Malásia deste domingo (29). Sebastian Vettel comandou uma grande prova, bateu as duas Mercedes em condições normais e mostrou que se é uma briga que todos querem, briga terão. Hamilton largou na frente, não teve problemas, mas foi batido por uma exibição forte e uma estratégia acertada de Vettel e da Ferrari. Restou a Lewis o segundo lugar e parabenizar os rivais.

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