MotoGP anuncia retorno à Hungria em 2025 com corrida em Balaton Park
A MotoGP anunciou nesta quinta-feira (19) que vai retornar à Hungria na temporada 2025. O circuito de Balaton Park, que também será incluído no calendário do Mundial de Superbike, vai passar por reformas para poder sediar o campeonato
A MotoGP deu mais um spoiler do calendário de 2025. Enquanto não divulga a programação completa, o Mundial anunciou nesta quinta-feira (19) que vai retornar à Hungria na temporada 2025. O circuito de Balaton Park, que também entra no Mundial de Superbike, precisa de obras de atualização.
A Hungria recebeu o Mundial de Motovelocidade pela primeira vez em 1990, com a segunda corrida acontecendo em 1992. Na época, porém, era Hungaroring que recebia as disputas.
Relacionadas
Agora, o campeonato vai para o oeste da Hungria, próximo ao lago Balaton, o maior da Europa Central e Ocidental, e um importante ponto turístico da região. A disputa está provisoriamente marcada para acontecer entre os dias 22 e 24 de agosto.
Presidente da cúpula de diretores da HUMDA Zrt, a Agência de Desenvolvimento da Mobilidade na Hungria, Balázs Weingartner destacou que o trabalho de muitos anos começa a dar frutos.
LEIA TAMBÉM
🏁 MotoGP 2023 x MotoGP 2024
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Gostaria de agradecer Carmelo Ezpeleta pela confiança que depositou em nós ao longo dos anos e, claro, o apoio do governo da Hungria”, disse Weingartner. “O trabalho duro de muitos anos está, finalmente, dando frutose, graças a isso, fomos finalmente incluídos no calendário dos esportes mais assistidos do mundo”, seguiu.
“É uma mostra da força do nosso país. Apesar das dificuldades, estamos aqui hoje e podemos embarcar nesse caminho de compartilhado sucesso. O esporte a motor é sobre emoção e paixão, mas tem ainda mais. Acreditamos que esses esportes vão promover o conhecimento e a experiência em engenharia do nosso país, a excelência dos nossos pilotos, a complexidade turística do nosso país e, claro, a fantástica hospitalidade e apoio”, destacou. “E, falando em torcer, o coração húngaro está batendo mais forte pelo sucesso húngaro, então vamos garantir que nossos talentos possam mostrar suas habilidades nas corridas de casa no próximo ano e torcer por eles juntos”, completou.
A realização da prova ainda depende, porém, de obras no circuito. A reforma será feita na parte de infraestrutura e serviços aos espectadores.
“Quando você está a caminho da linha de chegada, cada marco do caminho é uma confirmação importante de que é a direção certa”, disse Henrik Hermann, presidente da Associação Húngara de Esporte a Motor. “Lá em 2004, como presidente da Associação Húngara de Esporte a Motor, tive a oportunidade de conhecer a Dorna e sonhar com o retorno do Mundial de Motovelocidade à Hungria, que depois se tornou a MotoGP, o mais empolgante evento de esporte a motor do mundo”, continuou.
“Esta meta esteve no horizonte várias vezes. Infelizmente, tivemos mais e mais obstáculos no horizonte, mas uma coisa é cerca: nunca estivemos tão perto e debaixo de céu claro”, garantiu. “Nossos olhos estão sorrindo debaixo do capacete na última curva antes da linha de chegada e estamos concentrando toda nossa energia em agitar a bandeira quadriculada diante de uma entusiasmada multidão para que os húngaros possam curtir essa sensação na nossa corrida de casa também”, encerrou.
Diretor-executivo da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta celebrou a inclusão de Balaton Park no calendário de 2025 e destacou que o trabalho no circuito já está em andamento.
“Estamos muito felizes em anunciar que Balaton Park estará no calendário de 2025 da MotoGP e do Mundial de Superbike”, falou Carmelo. “O circuito está em uma localização espetacular e será um destino fantástico para os fãs virem assistir ao mais empolgante esporte do mundo em ação”, garantiu.
“O trabalho já está em andamento para que a praça esteja pronta para estrear no calendário, adicionando outro capítulo para a Hungria na história do Mundial de Motovelocidade. Estamos muito ansiosos por retornarmos a um mercado chave na Europa Central”, encerrou.
A prova do Mundial de Superbike está provisoriamente agendada para acontecer entre os dias 25 e 27 de julho.
A MotoGP volta a acelerar entre 20 a 22 de setembro, com o GP da Emília-Romanha, novamente em Misano, para a 14ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.