MotoGP cancela sexta-feira e concentra treinos no sábado após problemas com frete

Por causa de problemas em dois voos diferentes que faziam o frete dos equipamentos do paddock da Indonésia para a Argentina, o Mundial de Motovelocidade precisou alterar a programação do GP da Argentina

BASTIANINI ESTÁ CERTO: LIDERANÇA DA MOTOGP AINDA NÃO IMPORTA

A MotoGP precisou modificar toda a programação do GP da Argentina por causa de um atraso no frete. Depois da quebra de dois aviões cargueiros que faziam o transporte dos equipamentos do paddock da Indonésia para Termas de Río Hondo, a organização do Mundial se viu forçada a cancelar toda a programação de sexta-feira.

Em um comunicado enviado à imprensa, a Dorna, promotora do campeonato, explicou a mudança e resultado de “dois problemas separados que afetaram dois voos diferentes”. Por causa disso, a última parte da carga vai chegar à Argentina apenas na sexta-feira, o que inviabilizaria a participação de alguns competidores nas atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Termas de Río Hondo recebe a MotoGP neste fim de semana após problemas com frete (Foto: LCR)

ANÁLISE
Darryn Binder surpreende com primeiros pontos e poucas quedas em início na MotoGP

O transporte da carga do paddock é feito por cinco aviões de carga, mas um deles quebrou durante uma escala em Mombaça, no Quênia, e permaneceu em terra para reparos. O Mundial, então, mandou buscar o frete, com a expectativa de que os equipamentos chegassem ao paddock até esta tarde, mas um novo problema afetou uma segunda aeronave. Entre os afetados estão a equipe de fábrica da Ducati, além de VR46, Gresini ― inclusive as estruturas da Moto2 ― e outras esquadras da Moto3.

“A viagem de Lombok a Termas consistia em cinco voos. Três dos cargueiros estavam planejados para rotas de frete de Lombok a Tucumán com paradas técnicas em Mombaça, Lagos e Brasil. As outras duas rotas de frete iam de Lombok para Doha, de Doha para Acra, em Gana, e aí para Tucumán”, explicou a promotora da MotoGP. “A cadeia de eventos começou na última quarta-feira, quando um destes cinco aviões sofreu problemas durante uma parada técnica em Mombaça, no Quênia. O primeiro avião, que já tinha chegado a Tucumán, voltou a Lombok para pegar mais frete, e, infelizmente, também sofreu um problema técnico durante uma escala na noite da última quarta-feira”, seguiu.

“Até a manhã de quinta-feira, no horário local da Argentina, um dos cargueiros permanece em solo em Mombaça, no Quênia. O avião está esperando por uma peça para voltar ao ar, com duas peças ― uma despachada da Europa e outra reserva, despachada do Oriente Médio ― que já estão a caminho”, frisou. “A expectativa é de que o avião decole esta noite e siga a rota via Lagos e Brasil, chegado a Tucumán na sexta-feira”, detalhou.

Com a decisão de cancelar as atividades de sexta-feira, todos os treinos serão concentrados no sábado. Assim, serão duas sessões livres para cada categoria, além da classificação.

“As sessões de treinos livres de todas as classes vão ser realizadas na manhã de sábado (2). Das sessões que normalmente acontecem na sexta-feira, apenas uma foi cancelada, com outra levada para o sábado. A classificação acontecerá na tarde de sábado, com um pequeno atraso no horário. O warm-up de domingo foi aumentado, com as corridas começando nos horários previamente marcados”, explicou a promotora.

Os treinos começam às 8h45 (de Brasília), com o TL1 da Moto3, que terá duração de 40 minutos. Depois, a Moto2 entra na pista às 9h40. A MotoGP faz o primeiro treino, de 45 minutos, entre 11h35 e 11h20. A classe menor volta à pista às 11h35 para mais uma sessão, seguida pela Moto2, que inicia o treino ao 12h30. O TL2 da MotoGP está marcado para 13h25.

O Q1 da Moto3 acontece entre 14h35 e 14h50, com o Q2 programado para 15h. A primeira fase da classificação da Moto2 acontece a partir dar 15h30, com a etapa decisiva iniciando às 15h55. Um terceiro treino livre está agendado para a MotoGP às 16h25, com duração de 30 minutos. O Q1 começa às 17h05, com o Q2 previsto para 17h30.

“A Dorna e a IRTA [Associação Internacional das Equipes de Corrida] gostariam de agradecer as equipes e ao pessoal do paddock pelo esforço e compreensão, assim como ao promotor do GP da Argentina pelo inestimável apoio e auxílio”, afirmou. “Também gostaríamos de agradecer aos fãs pela paciência, tanto aqueles na Argentina, como aqueles assistindo ao redor do mundo, e estamos ansiosos para curtir uma fantástica ação na pista no sábado e na sexta-feira”, completou.

O GP da Argentina volta ao calendário da MotoGP neste fim de semana pela primeira vez desde 2019, já que a corrida teve de ser cancelada nos últimos anos por causa da pandemia de Covid-19.

MÁRQUEZ VÊ SORTE VIRAR NA INDONÉSIA E COMEÇA 2022 DA MOTOGP NO CONTRAPÉ
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.