MotoGP fecha acordo de 5 anos e vai correr no Cazaquistão a partir da temporada 2023

A MotoGP anunciou nesta terça-feira (27) que vai correr no Cazaquistão a partir da temporada 2023. Este será o 74º circuito diferente que vai receber a classe rainha desde o início do Mundial, em 1949

O Mundial de Motovelocidade vai aterrissar no 30º país diferente desde a criação do campeonato, em 1949. A MotoGP anunciou nesta terça-feira (27) que fechou um contrato de cinco anos com o circuito de Sokol, no Cazaquistão, Ásia Central, e vai correr no novo local a partir da temporada 2023.

A pista de Sokol tem 4.495 km de extensão e está localizada próximo à maior cidade do país, Almaty. No comunicado oficial, a MotoGP falou que a região “será uma nova parada para a categoria, já que o esporte continua sua expansão por todo o mundo, envolvendo novos mercados e bases de fãs”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Circuito de Sokol, no Cazaquistão (Foto: Divulgação/MotoGP)

Este será o 74º circuito diferente a sediar uma etapa do Mundial de Motovelocidade. O site alemão Speedweek havia noticiado em agosto que os promotores do circuito cazaque entraram em contato com a Dorna interessados em substituir a Finlândia, que teve mais uma vez o GP de estreia marcado para este ano cancelado. No entanto, da mesma forma que o país europeu ficou de fora do calendário por conflitos geopolíticos — a Finlândia faz fronteira com a Rússia, que está em guerra contra a Ucrânia —, a promotora da classe rainha também havia descartado o Cazaquistão de início pelo mesmo motivo.

Ainda segundo a publicação alemã, os organizadores queriam levar o Mundial de Superbike para o Cazaquistão em 2019, mas o acordo não se concretizou porque a pista de Sokol não conseguiu o grau A da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) a tempo de ser homologada. Mesmo assim, os proprietários do circuito garantiram à Dorna que havia condições de realizar a corrida.

A MotoGP ainda vai confirmar o calendário completo de 2023, mas a corrida de abertura já foi definida: o GP de Portugal, em Portimão, com uma corrida europeia voltando a abrir a temporada desde 2006.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.