MotoGP cita tensão geopolítica e cancela GP da Finlândia na temporada 2022

A estreia da pista de KymiRing foi mais uma vez adiada, com a corrida prevista para este ano empurrada para 2023. A Mundial apontou em comunicado que a programação deste ano “deverá, portanto, incluir 20 rodadas”

HOMENAGEM JUSTA OU DESNECESSÁRIA? MOTOGP APOSENTA #46 DE ROSSI EM MUGELLO

Ainda não será desta vez que KymiRing estreará no Mundial de Motovelocidade. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida) e a Dorna, promotora do Mundial, anunciaram na manhã desta quarta-feira (25) o cancelamento do GP da Finlândia, que estava previsto para o dia 10 de julho. A prova foi adiada para 2023.

Em um comunicado enviado à imprensa, as três entidades citam não só o trabalho de homologação da pista, mas também a situação geopolítica local. A Finlândia faz fronteira com a Rússia, que vive uma guerra com a Ucrânia há mais de três meses.

KymiRing aguarda há anos a chance de estrear no calendário da MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
▶️ Aleix Espargaró diminui vantagem de Quartararo

“A FIM, a IRTA e a Dorna Sports são obrigadas a anunciar mudanças no calendário do Mundial de MotoGP de 2022”, começou o comunicado. “O trabalho de homologação no KymiRing, junto com os riscos causados pela atual situação geopolítica na região, lamentavelmente obrigaram o cancelamento do GP da Finlândia de 2022. A atual situação criou atrasos e colocou em risco o atual trabalho no circuito. Todas as artes concordaram, portanto, que a estreia da pista deve ser adiada para 2023, quando a MotoGP espera voltar à Finlândia pela primeira vez após quatro décadas”, seguiu.

“A versão final do calendário 2022 do Mundial de MotoGP deverá, portanto, conter 20 rodadas”, completou.

Durante a passagem do Mundial pela França, Álex Rins revelou que o KymiRing tinha sido tema de discussão da Comissão de Segurança, uma reunião onde os pilotos falam livremente sobre assuntos que lhes causam preocupação.

“Falamos um pouco sobre a Finlândia… Na teoria, iremos. A pista está completa. Alguns pilotos estão preocupados, pois a pista é muito pequena”, contou. “Alguns caras dizem que é só primeira, segunda e terceira marcha, mas é a mesma coisa para todo mundo”, completou.

Em agosto de 2019, pilotos de testes de todas as seis fábricas da MotoGP completaram uma bateria de testes na nova pista da Finlândia. Na época, o grupo formado por Bradley Smith, Jonas Folger, Sylvain Guintoli, Mika Kallio, Stefan Bradl e Michele Pirro definiu o KymiRing como “muito diferente”.

Esta, aliás, não é a primeira vez que a volta da MotoGP à Finlândia é a adiada. A corrida no KymiRing foi retirada do calendário do Mundial outras duas vezes por causa da pandemia de Covid-19.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 29 de maio para o GP da Itália, em Mugello, oitava etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MotoGP 2022, Calendário:

DATAETAPACIRCUITO
6/3GP DO CATAR¹LOSAIL
20/3GP DA INDONÉSIAMANDALIKA
3/4GP DA ARGENTINATERMAS DE RÍO HONDO
10/4GP DAS AMÉRICASCIRCUITO DAS AMÉRICAS
24/4GP DE PORTUGALPORTIMÃO
1/5GP DA ESPANHAJEREZ DE LA FRONTERA
15/5GP DA FRANÇALE MANS
29/5GP DA ITÁLIAMUGELLO
5/6GP DA CATALUNHABARCELONA
19/6GP DA ALEMANHASACHSENRING
26/6GP DA HOLANDAASSEN
7/8GP DA GRÃ-BRETANHASILVERSTONE
21/8GP DA ÁUSTRIARED BULL RING
4/9GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINIMISANO
18/9GP DE ARAGÃOMOTORLAND
25/9GP DO JAPÃOMOTEGI
2/10GP DA TAILÂNDIACHANG
16/10GP DA AUSTRÁLIAPHILLIP ISLAND
23/10GP DA MALÁSIASEPANG
6/11GP DA COMUNIDADE VALENCIANARICARDO TORMO
¹ Corrida noturna

LEIA TAMBÉM
Suzuki quebra silêncio e diz que “discute com Dorna possibilidade” de deixar MotoGP em 22
Leopard assume interesse em ocupar vaga da Suzuki na MotoGP: “Ficaríamos muito felizes”
MotoGP modifica regra e permite motor extra após aumento de calendário para 21 corridas
# Lusail passa por reformas e deixa de sediar abertura da MotoGP pela 1ª vez desde 2007
# Honda admite conversas com Mir e Rins, mas diz que “vai analisar com calma” situação
# MotoGP anuncia aposentadoria do lendário #46 de Rossi em evento em Mugello
# Bastianini vence de novo e desenha para Ducati que merece vaga na equipe de fábrica

MOTOGP CUMPRE 1/3 DA TEMPORADA 2022 COM BASTIANINI E GRESINI EM EVIDÊNCIA
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar