MotoGP inova e confirma inclusão de ex-dirigente Mike Trimby no rol das Lendas

Morto em setembro de 2023, Mike Trimby será homenageado com a introdução no rol das Lendas da MotoGP no fim de semana do GP da Grã-Bretanha. O britânico foi fundador da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida) e importante figura na luta por mais segurança no esporte

O Mundial de Motovelocidade decidiu inovar e oficializou a inclusão de Mike Trimby no rol das Lendas da MotoGP. Fundador e diretor-executivo da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida), o britânico será o primeiro a ser introduzido no grupo das lendas pelo trabalho feito fora das pistas. O anúncio não chega como surpresa, já que tinha sido antecipado ainda no ano passado por Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, Hervé Poncharal e Jorge Viegas, presidente da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Trimby morreu em setembro do ano passado, aos 74 anos, quando já estava em Misano para trabalhar no GP de San Marino e da Riviera de Rimini.

Mike chegou a atuar como piloto nos anos 1970, no TT da Ilha de Man, além de ter trabalhado como mecânico. A partir de 1982, a pedido dos pilotos, passou a ser figura carimbada no Mundial de Motovelocidade para defender os direitos dos competidores por melhores condições nos circuitos.

Anos mais tarde, em 1986, criou formalmente da IRTA e passou a ser uma figura central no paddock. Desde então, foi responsável por trabalhar em diversas mudanças no Mundial de Motovelocidade para moldar da maneira que é atualmente, especialmente em cobertura de televisão, segurança e na organização de equipes e corridas.

Mike Trimby chegou a correr no TT da Ilha de Man (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“A contribuição de Mike às corridas de moto é verdadeiramente monumental, e estamos orgulhosos de nomeá-lo uma Lenda da MotoGP”, disse Ezpeleta. “Desde que o conceito de Lendas da MotoGP nasceu, ele sempre foi mais do que apenas números. Não existe um critério baseado apenas no número de vitórias ou campeonatos, diz respeito à contribuição com o esporte — seja fora da pista, dentro da pista ou a combinação dos dois”, seguiu.

“Então é justo que Mike seja a primeira pessoa a ser honrada puramente pelo impacto que teve fora da pista, já que o trabalho dele no esporte foi verdadeiramente incomparável”, exaltou. “Será uma honra para nós, e para mim, introduzir Mike no Rol da Fama. Sentimos a falta dele enormemente e corremos em memória dele”, completou.

Viúva de Trimby, Irene afirmou que o marido ficaria “muito honrado” por ter o nome incluído no seleto grupo.

“Mike ficaria muito honrado em receber esse prestigiado prêmio, e todos que o conheciam sabem que ele jamais esperaria por isso”, falou Irene. “É maravilhoso que o trabalho e o legado dele sejam reconhecidos desta forma, embora tenha certeza de que ele também ficaria muito envergonhado com uma cerimônia e um troféu!”, brincou.

“É também muito especial para mim, para todos que trabalharam próximo a ele, e todos que continuam sentindo muito a falta dele. Muito obrigada!”, completou.

A cerimônia que vai introduzir Trimby oficialmente no rol das Lendas da MotoGP será realizada no fim de semana do GP da Grã-Bretanha, que acontece entre os dias 2 e 4 de agosto em Silverstone.

Com a homenagem, Trimby vai passar a integrar um seleto grupo de pilotos reconhecidos pelo que fizeram competindo. Mike estará ao lado de Giacomo Agostini, Hugh Anderson, Kork Ballington, Max Biaggi, Alex Crivillé, Mick Doohan, Stefan Dörflinger, Andrea Dovizioso, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Nicky Hayden, Jorge Lorenzo, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Marco Lucchinelli, Randy Mamola, Anton Mang, Jorge ‘Aspar’ Martinez, Angel Nieto, Dani Pedrosa, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Kenny Roberts Jr, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Luigi Taveri, Carlo Ubbiali, Franco Uncini, Valentino Rossi e Hans-Georg Anscheidt na lista de lendas da MotoGP.

MotoGP volta à pista entre os dias 12 e 14 de abril, para o GP das Américas, em Austin, terceira etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.