MotoGP renova com equipes satélites até 2021, introduz teto para ‘aluguel’ e aumenta valores de repasse

A MotoGP anunciou nesta sexta-feira (15) que chegou a um novo acordo com as sete equipes satélites que compõem o grid do Mundial. Pelo novo contrato, que é válido até 2021, os times terão um aumento significativo no valor repassado pela organização do certame, além de terem o preço dos protótipos limitados a € 2,2 milhões

Depois de renovar o contrato com a IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida), a Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, deu mais um passo para garantir a estabilidade da MotoGP. A organização do certame anunciou nesta sexta-feira (15), em Sachsenring, que fechou um acordo de cinco anos com as equipes satélites atuais, garantindo a vaga delas no esporte até 2021.
 
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa que contou com a presença de Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, promotora do Mundial, Mike Trimby, diretor-executivo da IRTA, Lucio Cecchinello, Fausto Gresini, Paolo Campinotti, Hervé Poncharal, Raúl Romero, Michael Bartholemy e Jorge Martínez Aspar, representantes de LCR, Gresini, Pramac, Tech3, Avintia, Marc VDS e Aspar, respectivamente.
Lucio Cecchinello, Fausto Gresini, Paolo Campinotti, Mike Trimby, Carmelo Ezpeleta, Hervé Poncharal, Raúl Romero, Michael Bartholemy e Jorge Martínez Aspar (Foto: Divulgação/MotoG)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Além de garantirem vaga no grid, as sete equipes satélites também conseguiram um acordo financeiro mais vantajoso. De olho em garantir a sustentabilidade do Mundial, a Dorna definiu que o leasing dos protótipos das cinco — seis no ano que vem com a chegada da KTM — fábricas deve ter um custo máximo de € 2,2 milhões (cerca de R$ 7,9 milhões), montante que cobre as duas motos de cada piloto. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“Em Assen, nós renovamos com a IRTA pelos próximos cinco anos. Desde então, nós assinamos um acordo entre a IRTA e as sete equipes independentes da MotoGP”, disse Ezpeleta. “De agora até 2021, isso dá aos times o direito exclusivo de participarem como equipes independentes”, seguiu.
 
Ainda, Carmelo anunciou que a LCR, única equipe do grid atual com apenas uma moto, tem prioridade para ocupar a 24ª vaga em 2018.
 
“Lucio e a LCR terão a chance de expandir para colocar no grid uma segunda moto para totalizar 24, aí todos os times terão duas vagas”, explicou. “Nunca mais do que 24 motos, isso é importante”, defendeu.
 
Ainda de acordo com o dirigente, o valor pago às equipes a partir do próximo ano representa um aumento de quase 100% do que era repassado anteriormente.
 
“De 2016 para 2017, o pagamento aos times é quase 100% maior. Com esse dinheiro da IRTA, os times serão capazes de cobrir os custos das motos e melhorar a estabilidade do campeonato”, observou. “Obrigado aos times e a IRTA por nos ajudarem e fazerem desde um campeonato sustentável”, agradeceu.
 
Chefe da LCR, Cecchinello destacou que novo aporte financeiro vai facilitar a preparação do time para aumentar seu envolvimento no Mundial.
 
“Este apoio econômico vai nos dar uma situação melhor para termos uma equipe de dois pilotos em 2018”, declarou. “Claro, de qualquer forma, é uma operação com um grande orçamento. Vamos trabalhar duro nos próximos três meses e, tomara, conseguir essa oportunidade”, seguiu.
 
Questionado sobre a possibilidade de uma sétima fábrica se juntar ao Mundial, Ezpeleta mostrou que está satisfeito com a configuração e avisou que uma nova marca teria de entrar usando a vaga de um dos times independentes.
 
“Será exatamente o caso da Gresini. A Aprilia está usando a vaga da Gresini”, apontou. “Se qualquer fábrica quiser entrar, mas, para ser honesto, não estamos mirando nenhuma, seis é o bastante, eles precisam chegar a um acordo com algum desses times”, concluiu.
PADDOCK GP #37 ABORDA FIM DE SEMANA INTENSO NO ESPORTE A MOTOR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.