MotoGP tem seis fábricas diferentes no top-6 pela primeira vez em 49 anos

Desde o GP da Iugoslávia de 1972 que a classe rainha do Mundial de Motovelocidade não via seis fábricas diferentes nas seis primeiras posições de uma corrida

A Aprilia era a única construtora do grid atual que ainda não tinha ido ao pódio na MotoGP (Vídeo: MotoGP)

O Mundial de Motovelocidade viveu um dia histórico neste domingo (29). Depois de 17.969 dias, a classe rainha voltou a ver seis fábricas diferentes nas primeiras seis colocações de uma corrida, como aconteceu no GP da Grã-Bretanha, 12ª etapa da temporada 2021.

Em Silverstone, Fabio Quartararo venceu a corrida diante de Álex Rins, Aleix Espargaró, Jack Miller, Pol Espargaró e Brad Binder. Assim, pela ordem, Yamaha, Suzuki, Aprilia, Ducati, Honda e KTM ocuparam as seis primeiras colocações.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Álex Rins, Fabio Quartararo e Aleix Espargaró representaram três das seis marcas da MotoGP no pódio inglês (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A última vez que seis fábricas diferentes foram representadas no top-6 da divisão principal foi há pouco mais de 49 anos, no GP da Iugoslávia de 1972. Naquele 18 de junho, em Optija, Alberto Pagiani venceu a prova das 500cc, seguido por Chas Mortimer, Paul Eickelberg, Guido Mandracci, Bo Granath e Charlie Dobson. Assim, MV Agusta, Yamaha, Koenig, Suzuki, Husqvarna e Kawasaki foram representadas entre os seis melhores.

Além disso, o pódio do GP inglês deste domingo marcou, também, a estreia da Aprilia no pódio da MotoGP, que nasceu em 2002, como substituta das 500cc. A última visita da casa de Noale ao top-3 tinha acontecido também em um GP da Grã-Bretanha, em 2000, quando Jeremy McWilliams conseguiu a terceira colocação em Donington Park.

A MotoGP volta a acelerar no próximo dia 12 de setembro, com o GP de Aragão, no MotorLand. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

VEJA TAMBÉM
O calendário da temporada 2021 da MotoGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.