Quartararo foge e vence na Grã-Bretanha. Aleix Espargaró dá à Aprilia 1º pódio
Fabio Quartararo não conseguiu a pole, mas foi brilhante no domingo, superou os rivais e sumiu na frente para vencer o GP da Grã-Bretanha, ampliando a liderança do campeonato. Álex Rins e Aleix Espargaró fecharam o pódio em Silverstone
Fabio Quartararo avisou depois da classificação: bom mesmo é o ritmo de corrida na Grã-Bretanha. Neste domingo (29), o piloto da Yamaha provou porque é o líder do campeonato e venceu com autoridade em Silverstone. Largando em terceiro, o francês precisou superar os irmãos Espargaró para levar mais uma prova em 2021.
Quando assumiu a liderança, Quartararo sumiu na frente e ficou tranquilo na primeira posição. Depois de ficar longe do degrau mais alto do pódio na rodada dupla na Áustria, recuperou-se em Silverstone e mostrou estar cada vez mais próximo do título.
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Vencedor na Grã-Bretanha em 2019, Álex Rins fez boa prova de recuperação, conseguiu ultrapassagens ousadas e terminou na segunda posição. O espaço final no pódio ficou com Aleix Espargaró, que colocou a Aprilia no top-3 pela primeira vez na Era MotoGP.
Jack Miller ficou em quarto, seguido por Pol Espargaró. Brad Binder, Iker Lecuona, Álex Márquez, Joan Mir e Danilo Petrucci fecharam o top-10. Johann Zarco foi apagado e terminou apenas em 11º, enquanto Francesco Bagnaia perdeu rendimento ao longo da prova e ficou em 14º.
Com o resultado, Quartararo chegou aos 206 pontos e abriu 65 de margem para Mir, que assumiu o segundo posto na classificação. Zarco agora é o terceiro, seguido por Bagnaia e Miller.
A MotoGP volta a acelerar no próximo dia 12 de setembro, com o GP de Aragão, no MotorLand. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.
CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
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A MotoGP encontrou o céu nublado neste domingo em Northamptonshire. Às vésperas da largada no traçado inglês, a temperatura era de 16°C, com o asfalto chegando a 23°C. A umidade relativa do ar estava em 69%, com o vento soprando a 16 km/h.
Para este fim de semana, a Michelin levou para a tradicional pista inglesa os pneus macios, médios e duros, com os traseiros todos em perfil assimétrico. Todos os pilotos partiram para a pista com o médio na dianteira, mesma opção da maioria para a traseira. Johann Zarco colocou pneu duro atrás, enquanto Enea Bastianini, Takaaki Nakagami e Pol Espargaró optaram pelo macio.
Esta lista provisória, porém, sofreu modificações, já que alguns pilotos trocaram os calçados. Fabio Quartararo, Joan Mir, Francesco Bagnaia e Jake Dixon mudaram para os macios na dianteira. Pecco e Marc Márquez também trocaram para a borracha mais suave na traseira.
Encerrando um jejum de 14 corridas seguidas sem poles da Honda ― a maior seca da montadora japonesa desde o retorno ao Mundial de Motovelocidade, em 1982 ―, Pol Espargaró alinhou na ponta do grid pela primeira vez com a RC213V e, no apagar das luzes, conseguiu manter a dianteira, seguido por Fabio Quartararo e Aleix Espargaró no GP da Grã-Bretanha.
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Ainda nos metros iniciais, Aleix passou Quartararo, mas Pecco logo aproveitou para mergulhar e tomar o segundo posto. Pouco depois, na esteira de um toque anterior, Marc Márquez caiu na Club, a curva 9, ao tentar ultrapassar e acabou coletando Jorge Martín. Os dois, porém, não se machucaram, mas só o titular da Aspar conseguiu fazer a moto funcionar, ainda que tenha voltado para os boxes pouco depois.
Aleix, então, passou Bagnaia para formar um 1-2 familiar, 0s3 atrás do irmão caçula. Quartararo era o quarto, seguido por Miller, Rossi, Mir e Rins. Joan, aliás, atacou e tomou o sexto lugar de Valentino.
No melhor fim de semana com a Honda, Pol seguia firme e forte na ponta, já 0s4 à frente do irmão mais velho. Quartararo, por outro lado, tinha acabado de subir para terceiro na Grã-Bretanha, passando Bagnaia. Mais atrás, Rins passou Rossi para ser sétimo.
Sem muita demora, Quartararo passou Aleix e assumiu o segundo posto. O piloto da Aprilia chegou a cair para a quarta colocação após ser superado por Bagnaia, mas conseguiu reagir para ser terceiro.
Na volta cinco, Fabio não só colou em Pol, mas fez uma bela ultrapassagem por dentro para assumir o comando da disputa, de cara abrindo mais de 0s5 de frente.
Mais atrás, as Suzuki peitaram Jack Miller, que caiu para sétimo após ser superado por Mir e Rins numa bobeada na curva 1. Rossi era o oitavo, com Álex Márquez coladinho atrás.
Em meados da volta 6, Aleix passou Pol para assumir o segundo posto, já com mais de 1s de atraso para Quartararo.
As Suzuki, por sinal, seguiram incendiando a corrida. Os dois passaram Bagnaia em um erro do italiano na Stowe, a curva 7, e Rins ainda tomou a frente do companheiro de equipe para ocupar a quarta colocação.
Na volta 8, Rins conseguiu passar Pol para subir para o terceiro posto, já 0s6 atrás de Aleix. O piloto da Aprilia, por sua vez, tinha 2s279 de atraso para Quartararo.
Mais atrás, Valentino vinha se defendendo da pressão de Takaaki Nakagami, que tentava tomar a nona colocação. 11º, Brad Binder ia tentando chegar por ali.
Dono de um bom ritmo ao longo de todo o fim de semana na Grã-Bretanha, Quartararo foi escapando mais e mais. Na 11ª das 20 voltas previstas, o francês de Nice já sustentava 3s de frente na ponta da corrida.
Mais atrás, Aleix seguia sonhando com o pódio, mas Rins ia chegando mais e mais perto. Na volta 12, o piloto da Suzuki passou, aproveitando uma escapadela de Aleix na curva. Pol também chegou mais pertinho, mas ainda sem ameaçar mais fortemente.
Miller tinha recuperado a quinta colocação em relação a Mir, mas já tinha 1s5 de atraso para pol. Álex Márquez agora era o sétimo, diante de Bagnaia. Nakagami vinha em nono, diante de Binder, Zarco e Rossi.
Sem conseguir atacar Aleix, Pol errou e perdeu a quarta colocação para Miller. O mais velho dos Espargaró ainda ia tentando acompanhar Rins, mas sem conseguir se colocar como uma grande ameaça.
Com só quatro voltas para o fim do GP da Grã-Bretanha, Quartararo ia beirando os 4s de frente, com Aleix ainda empenhado em manter contato com Rins e, ao mesmo tempo, fugir das garras de Miller.
No giro seguinte, porém, a coisa complicou para o piloto da Aprilia, já que Rins escapou um pouco mais e Jack encostou um tiquinho. A RS-GP, contudo, respondeu à ação de Aleix, que conseguiu afastar um pouco mais do australiano.
Mais atrás, Mir não dei conta de segurar Binder, que subiu para sexto. Logo em seguida, Álex Márquez também passou o espanhol de Palma de Maiorca. Pouco depois, Iker Lecuona também deixou o campeão vigente para trás.
Na abertura da última vota, Miller tinha 0s3 de atraso para Aleix, que ia segurando muito bem o titular da Ducati. Em meados do derradeiro giro, Jack colou muito, chegou a passar, mas levou o troco, com Aleix assegurando o último posto do top-3 com 0s149 de margem.
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# O calendário da temporada 2021 da MotoGP
MotoGP 2021, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Corrida:
1 | F QUARTARARO | Yamaha | 40:20.579 | 20 voltas |
2 | A RINS | Suzuki | +2.663 | |
3 | A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | +4.105 | |
4 | J MILLER | Ducati | +4.254 | |
5 | P ESPARGARÓ | Honda | +8.462 | |
6 | B BINDER | KTM | +12.189 | |
7 | I LECUONA | Tech3 KTM | +13.560 | |
8 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | +14.044 | |
9 | J MIR | Suzuki | +16.226 | |
10 | D PETRUCCI | Tech3 KTM | +16.287 | |
11 | J ZARCO | Pramac Ducati | +16.339 | |
12 | E BASTIANINI | Avintia Ducati | +17.696 | |
13 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +18.285 | |
14 | F BAGNAIA | Ducati | +20.913 | |
15 | L MARINI | Avintia VR46 Ducati | +21.018 | |
16 | M OLIVEIRA | KTM | +22.022 | |
17 | C CRUTCHLOW | Yamaha | +23.232 | |
18 | V ROSSI | SRT Yamaha | +29.758 | |
19 | J DIXON | SRT Yamaha | +50.845 | |
20 | J MARTÍN | Pramac Ducati | Abandonou | |
21 | M MÁRQUEZ | Honda | Abandonou |