MotoGP traça alternativa para classificação em caso de cancelamento de treino

Desde o GP da Grã-Bretanha, apenas o treino da tarde de sexta-feira divide os pilotos para as duas fases da classificação. Assim, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) aprovou um plano de contingência para o caso de a sessão não ser realizada

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta quarta-feira (16) um plano de contingência para a classificação da MotoGP no caso de cancelamento do treino da tarde de sexta-feira. Se a atividade não puder ser realizada, a decisão é usar a manhã de sábado para dividir os pilotos entre Q1 e Q2.

Desde o GP da Grã-Bretanha, a MotoGP passou a usar apenas a tarde de sexta-feira para determinar quais os dez competidores que avançam direto para a fase final da classificação. A mudança foi uma demanda dos pilotos, que queriam mais tempo livre e menos pressão para buscar volta logo de imediato.

MotoGP estabeleceu planos alternativos para o caso do cancelamento dos treinos (Foto: Red Bull Content Pool)

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com a mudança, as manhãs de sexta e sábado passaram a ter o rótulo de livre, deixando apenas a segunda atividade de cada fim de semana como uma sessão efetivamente competitiva.

Às vésperas do GP da Áustria, a FIM anunciou o plano de contingência para o caso de o treino precisar ser cancelado. A mudança é resultado de uma reunião da Comissão de GP, formada por Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, a promotora do Mundial de Motovelocidade; Paul Duparc, da FIM; Hervé Poncharal, presidente da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida); e Biense Bierna, da MSMA (Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas); junto com Carlos Ezpeleta, também da Dorna; Mike Trimby, da IRTA; e Corrado Cecchinelli, diretor de tecnologia da MotoGP.

“O treino da MotoGP é agora a única sessão que determina a entrada de Q1 e Q2. Caso essa sessão de treino seja cancelada na tarde de sexta-feira, a sessão da MotoGP na manhã de sábado vai se transformar em Treino ao invés de Treino Livre, e vai determinar a entrada de Q1 e Q2”, anunciou a FIM. “Se não for possível realizar a sessão matutina no sábado, então os resultados do TL1 serão usados para determinar a entrada de Q1 e Q2”, seguiu.

“No raro caso de não poder acontecer nenhuma sessão de treino, o que é considerado um medida de força maior, e a Direção de Prova vai ajustar o cronograma e agir de acordo com as necessidades, considerando as condições vigentes”, encerrou.

MotoGP retoma suas atividades no fim de semana do dia 20 de agosto, com o GP da Áustria, a ser disputado no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das satélites Moto2Moto3 e MotoE.

KTM vive dilema na MotoGP para temporada 2024: pilotos demais e vagas de menos
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.